Serviço Social no âmbito da educação: perspectivas de atuação do(a) assistente social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Miriam Torres
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36102
Resumo: Ao longo da história do Brasil a Educação tem se consagrado enquanto direito social e política social pública, que deve ser garantida gratuitamente pelo Estado à toda a sociedade. Reconhece, em seu meio, expressões da questão social, e a disputa de projetos societários distintos (capitalista e emancipação de classe), e que também, passa a ser reconhecida, desde a primeira metade do século XX, enquanto espaço sócio-ocupacional do Serviço Social. Com base nessa premissa, o presente trabalho problematiza as perspectiva de atuação do (a) assistente social no âmbito da Educação. Teve como objetivos norteadores a apreensão dos aspectos que permeiam a política educacional brasileira; a análise da importância acerca da inserção do (a) profissional de Serviço Social na Educação, e das leis e projetos de lei que garantem essa inserção; e a compreensão das possibilidades de atuação do (a) assistente social e de sua perspectiva voltada para emancipação. A metodologia utilizada, de pesquisa bibliográfica, funda-se numa abordagem qualitativa a partir de referenciais teóricos que abordam os aspectos concernentes a inserção do (a) assistente social na Educação. Assim, este trabalho reflete sobre a importância da inserção do (a) assistente social no âmbito educacional, retomo a compreensão de que não é a educação sozinha que alcançará as mudanças sociais, porém seu papel é fundamental, uma vez que, com a elaboração de estratégias apropriadas, ela pode promover a automudança dos indivíduos, fazendo com que estes possam participar da construção de uma cultura contra-hegemônica com fins emancipatórios. Para isso, é necessário articular a educação a outras áreas de política social. Portanto, é de fundamental importância que se ampliem as discussões em torno da inserção e atuação do (a) profissional de Serviço Social no âmbito da Educação, que sejam definidas estratégias para a sua atuação voltada para o fortalecimento e construção do senso crítico dos sujeitos; que saiba articular a política educacional as demais políticas sociais; e que se fortaleça a Educação no seu sentido emancipatório.
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