O programa de iniciação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Natal – Zona Norte: contradições da Política de Assistência Estudantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rakellyne Odnumiar Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36227
Resumo: Este trabalho decorre de uma construção acadêmica, sendo culminante a experiência de estágio e, assim, apresenta uma discussão sobre as contradições do Programa de Bolsa de Iniciação Profissional do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRN) – Campus Natal – Zona Norte. O Programa tem por finalidade garantir a permanência do estudante na Instituição e, ao mesmo tempo, o inserir em atividades institucionais. O estudo tem como objetivo geral analisar o caráter do Programa de Iniciação Profissional dentro da Política de Assistência Estudantil e, como objetivos específicos avaliar a relação entre este Programa e o contexto de precarização do trabalho e discutir o perfil socioeconômico dos seus participantes. Para tanto, a metodologia da pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com seis bolsistas do Programa citado, além de pesquisa documental no campo de estágio e bibliográfica acerca do tema. A partir da análise de dados, estes foram categorizados resultando em dois eixos que ordenam a organização dos capítulos deste trabalho. A pesquisa identificou e revelou o distanciamento do objetivo educacional ao qual o Programa propõe, sobretudo, contradições na operacionalização deste enquanto um Programa da Assistência Estudantil. Além de apresentar o não reconhecimento como sujeito de direitos dos participantes desta Política. Assim, demonstra-se a importância de se repensar acerca da materialização dos programas que visam a garantia da permanência do estudante na instituição.
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