Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28179 |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação. |
id |
UFRN_7d07ec4da86ded82a8c5b8b5d56825be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28179 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rubenigue de SouzaSilva Júnior, Carlos Neco daSousa Júnior, Francisco Souto deSimões Neto, José EusébioSantos, Luciene da Silva2019-12-09T18:09:59Z2019-12-09T18:09:59Z2019-09-27SILVA, Rubenigue de Souza. Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28179O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação.The teaching and learning process in Chemistry is still considered a great challenge for many teachers who live with the difficulties faced by the student, since its content is characterized by the high degree of complexity and difficulties of comprehension. For these reasons, it is essential to seek didactic resources that enable the improvement of the understanding of the concepts of this discipline. In this sense, this work aimed to develop a didactic sequence on the reaction rate content, from different strategies, such as textbooks, videos, newspaper and magazine news, Phet simulator, experimentation and space for dialogue, which address food, environment, fuel chemistry and catalysis issues. In addition to encompassing expository strategies, this proposal also developed an educational game as a tool to aid the process of teaching and learning in chemistry. The research was characterized as qualitative and the choice of the theme, reaction rate, was due to the difficulties of understanding regarding the contents already existing in the literature due to the use of traditional methodology. The work was applied in two classes of the second grade of high school, and starting with a didactic sequence of four blocks, two classes in each block, making a total of eight classes. At the end of the blocks the didactic game was applied, which allows the student to acquire knowledge through alternative methods to the traditional teaching models, incorporating playful characteristics of the games to the concepts and contents and allowed the teacher to evaluate the content worked. Data were collected through recordings (audio and video) made in the classroom, field diary and forms. For data analysis and treatment, the data triangulation technique was used, which aims to cover the maximum amplitude in the description, explanation and understanding of the focus in study, in qualitative research. It was possible to identify the previous knowledge of the students and, thus, use strategies, tools and educational objects allied to the themes (food, environment, fuel chemistry and catalysis) used in the didactic sequence, which enabled motivation both in the game and in class to discuss the four themes. The interaction between student-students and student-teacher provided by the game was intense, as well as in the problem situations created in class. The playful stood out, especially in the game, which presented a lot of fun and pleasure. During the application of the game it was possible to observe the great relationship that the game had with the content worked in the classroom. This work allowed the students, during the application of the didactic sequence and the game, to establish and relate the concepts of the reaction rate content, based on the problems and questions about the themes involved. An educational product, which is the didactic sequence, was designed for the reaction rate content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICASequência didáticaJogo didáticoCaminhos da reaçãoTaxa de reaçãoCaminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTCaminhosreaçãosequência_Silva_2019.pdf.txtCaminhosreaçãosequência_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain247853https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/2/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf.txt812c3a053e371dd598ae9f0fcd860612MD52THUMBNAILCaminhosreaçãosequência_Silva_2019.pdf.jpgCaminhosreaçãosequência_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/3/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf.jpgebffc079bc00095c63cb351c15b7fd37MD53ORIGINALCaminhosreaçãosequência_Silva_2019.pdfapplication/pdf5904231https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/1/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf5052ce3078c3bf10b685f127adac364dMD51123456789/281792019-12-15 02:18:49.326oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28179Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-15T05:18:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
title |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
spellingShingle |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação Silva, Rubenigue de Souza CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Sequência didática Jogo didático Caminhos da reação Taxa de reação |
title_short |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
title_full |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
title_fullStr |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
title_full_unstemmed |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
title_sort |
Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação |
author |
Silva, Rubenigue de Souza |
author_facet |
Silva, Rubenigue de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa Júnior, Francisco Souto de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Simões Neto, José Eusébio |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rubenigue de Souza |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silva Júnior, Carlos Neco da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Luciene da Silva |
contributor_str_mv |
Silva Júnior, Carlos Neco da Santos, Luciene da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Sequência didática Jogo didático Caminhos da reação Taxa de reação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Jogo didático Caminhos da reação Taxa de reação |
description |
O processo de ensino e aprendizagem em Química é considerado ainda um grande desafio para muitos docentes que convivem com as dificuldades enfrentadas pelo educando, uma vez que o seu conteúdo da é caracterizado pelo elevado grau de complexidade e dificuldades de compreensão. Por estas razões, é essencial buscar recursos didáticos que possibilite a melhoria do entendimento dos conceitos dessa disciplina. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre o conteúdo taxa de reação, a partir de diferentes estratégias, tais como, livros didáticos, vídeos, notícias de jornais e revista, simulador Phet, experimentação e espaço para diálogo, que abordam questões sobre alimentos, meio ambiente, química dos combustíveis e catálise. Além de abarcar estratégias expositivas, nessa proposta também foi elaborado um jogo didático como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem em química. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e a escolha do tema, taxa de reação, foi devido às dificuldades de entendimento referentes aos conteúdos já existentes na literatura devido a utilização de metodologia tradicional. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do ensino médio, e iniciando-se com uma sequência didática de quatro blocos, duas aulas em cada bloco, perfazendo um total de oito aulas. Ao final dos blocos foi aplicado o jogo, que permite ao discente adquirir conhecimentos por meio de métodos alternativos aos modelos tradicionais de ensino, incorporando características lúdicas dos jogos aos conceitos e conteúdos e permitiu o docente avaliar o conteúdo trabalhado. Os dados foram coletados por meio de gravações (áudio e vídeo), feitas em sala de aula, diário de campo e formulários. Para a análise e tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de triangulação dos dados, que tem o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo, nas pesquisas de cunho qualitativo. Foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos e, com isso, utilizar estratégias, ferramentas e objetos educacionais aliados aos temas (alimentos, meio-ambiente, química dos combustíveis e catálise) utilizados na sequência didática, o que possibilitou a motivação tanto no jogo quanto nas aulas para a discussão dos quatro temas. A interação entre alunos-alunos e alunos-professor proporcionada pelo jogo foi intensa, assim como, nas situações-problema criadas nas aulas. O lúdico se destacou, principalmente no jogo, que apresentou muita diversão e prazer. Durante a aplicação do jogo foi possível observar a ótima relação que o jogo teve com o conteúdo trabalhado em sala de aula. Esse trabalho possibilitou aos alunos durante a aplicação da sequência didática e do jogo, estabelecer e relacionar os conceitos do conteúdo taxa de reação, a partir das problemáticas e questionamentos sobre os temas envolvidos. Um produto educacional, que é a sequência didática, foi elaborado para o conteúdo taxa de reação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-09T18:09:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-09T18:09:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rubenigue de Souza. Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28179 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rubenigue de Souza. Caminhos da reação: uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de taxa de desenvolvimento da reação. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/2/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/3/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28179/1/Caminhosrea%c3%a7%c3%a3osequ%c3%aancia_Silva_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
812c3a053e371dd598ae9f0fcd860612 ebffc079bc00095c63cb351c15b7fd37 5052ce3078c3bf10b685f127adac364d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117675002888192 |