Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Húdson da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31819
Resumo: Dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista a diversidade de teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos estudados. É neste contexto que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática orientada ao estudo de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionadas à tabela periódica. As estratégias didáticas para elaboração dessa sequência consistiram de atividades diversificadas (jogos, vídeos, brincadeiras e aulas práticas), planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, compostas por atividades avariadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coleta de dados sobre a experiência, utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e respostas em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. No tratamento dessas informações buscaram-se indícios de contribuições da proposta que despertassem curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Pelos resultados obtidos conclui-se que a sequência didática desenvolvida neste trabalho tem potencial pedagógico para melhorar o aprendizado dos alunos sobre a conceituação do que sejam os elementos químicos, suas propriedades e suas distribuições na tabela periódica.
id UFRN_3c0b1f914332bd615f57c3c040daa6c4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31819
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Húdson dahttp://lattes.cnpq.br/7903084274135177Freire, Melquesedeque da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Pontes, Ana Cristina Facundo de Britohttp://lattes.cnpq.br/0435570420479356Santos, José Carlos Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/1930225459216232Oliveira, Otom Anselmo de2021-03-11T22:45:06Z2021-03-11T22:45:06Z2020-12-21SILVA, Húdson da. Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31819Dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista a diversidade de teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos estudados. É neste contexto que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática orientada ao estudo de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionadas à tabela periódica. As estratégias didáticas para elaboração dessa sequência consistiram de atividades diversificadas (jogos, vídeos, brincadeiras e aulas práticas), planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, compostas por atividades avariadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coleta de dados sobre a experiência, utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e respostas em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. No tratamento dessas informações buscaram-se indícios de contribuições da proposta que despertassem curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Pelos resultados obtidos conclui-se que a sequência didática desenvolvida neste trabalho tem potencial pedagógico para melhorar o aprendizado dos alunos sobre a conceituação do que sejam os elementos químicos, suas propriedades e suas distribuições na tabela periódica.The difficulties in the learning of Natural Sciences by many students is a common and justifiable fact, in view of the diverse approached theories, concepts and nomenclatures in the study of many areas of these sciences, that are not part of their daily life. In chemistry field, for example, it is necessary to search for didactic resources that contribute to energize the teaching, making possible a better learning of the approached subjects. This work was accomplished in this context, having as objective to elaborate, apply and evaluate an oriented didactic sequence application to the contents about the elements and chemical proprieties related to the periodic table. The didactic strategies to the elaboration of that sequence were consisted by diversified activities (games, videos, playing, and practical classes), planned to explore theoretical and practical aspects. The work was developed with 35 students of the high school 1st grade “A”, of the morning shift, from the Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. The application of the didactic sequences were organized in six blocks with two conjugated classes, consisting in twelve classes. Each block was divided by three parts, composed by various activities, articulated to conventional expositive classes. As for the data collecting on the experience, we used an initial questionnaire with open questions, besides the produced records by the students throughout the stages of the didactic sequence, which included the use of a video on YouTube, a questions and answers game on a phone app and the “Periodic Cards” game. The processing of those information, it was searched for contributions clues on the propose that could awake curiosity and engagement of the students in the approached learning contents in the didactic sequence. In the end of the process, the students answered another questionnaire to evaluate the stages and to manifest their perceptions about the applied methodological development. From the obtained results, it is concluded that the developed didactic sequence in this work has the pedagogical potential to upgrade the learning of the students about the conceptualisation of what the chemical elements are, their proprieties and distribution in the peridic table.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilSequência didáticaElementos QuímicosTabela periódicaJogo didáticoProposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostasequenciadidatica_Silva_2020.pdfapplication/pdf2978263https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/1/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdfe0972623e44ce2cc0b9b64a1d8a960d9MD51TEXTPropostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.txtPropostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain260260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/2/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.txtc37a6856dcd2fb8decf909b512ac8e41MD52THUMBNAILPropostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.jpgPropostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/3/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.jpgc5cafa3a76dd1011afc64593e9a1a67aMD53123456789/318192021-03-14 05:48:56.758oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31819Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
title Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
spellingShingle Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
Silva, Húdson da
Sequência didática
Elementos Químicos
Tabela periódica
Jogo didático
title_short Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
title_full Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
title_fullStr Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
title_sort Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos
author Silva, Húdson da
author_facet Silva, Húdson da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7903084274135177
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0435570420479356
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, José Carlos Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1930225459216232
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Húdson da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0358064729580858
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Otom Anselmo de
contributor_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
Oliveira, Otom Anselmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Elementos Químicos
Tabela periódica
Jogo didático
topic Sequência didática
Elementos Químicos
Tabela periódica
Jogo didático
description Dificuldades no aprendizado das Ciências Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista a diversidade de teorias, conceitos e nomenclaturas abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, que não fazem parte de suas vivências diárias. No campo da química, por exemplo, é necessário que se busque recursos didáticos que contribuam para dinamizar o ensino, possibilitando uma melhor aprendizagem dos assuntos estudados. É neste contexto que este trabalho foi realizado, tendo como objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática orientada ao estudo de conteúdos sobre elementos e propriedades químicas relacionadas à tabela periódica. As estratégias didáticas para elaboração dessa sequência consistiram de atividades diversificadas (jogos, vídeos, brincadeiras e aulas práticas), planejadas para explorar aspectos teóricos e práticos. O trabalho foi desenvolvido com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, Caicó-RN. A aplicação da sequência didática foi organizada em seis blocos com duas aulas conjugadas, constituindo um total de doze aulas. Cada bloco foi dividido em três partes, compostas por atividades avariadas, articuladas a aulas expositivas convencionais. Para a coleta de dados sobre a experiência, utilizamos um questionário inicial com perguntas abertas, além dos registros produzidos pelos estudantes ao longo de todas as etapas da sequência didática, que incluiu o uso de um vídeo da plataforma “Youtube”, um jogo de perguntas e respostas em um aplicativo para celular e as cartas do jogo “Periodic Cards”. No tratamento dessas informações buscaram-se indícios de contribuições da proposta que despertassem curiosidade e engajamento dos estudantes na aprendizagem dos conteúdos abordados na sequência didática. Ao final do processo, os alunos responderam outro questionário para avaliar as etapas e manifestarem suas percepções sobre o desenvolvimento metodológico aplicado. Pelos resultados obtidos conclui-se que a sequência didática desenvolvida neste trabalho tem potencial pedagógico para melhorar o aprendizado dos alunos sobre a conceituação do que sejam os elementos químicos, suas propriedades e suas distribuições na tabela periódica.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T22:45:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-11T22:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Húdson da. Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31819
identifier_str_mv SILVA, Húdson da. Proposta de uma sequência didática sobre propriedades dos elementos químicos. 2020. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/1/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/2/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31819/3/Propostasequenciadidatica_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e0972623e44ce2cc0b9b64a1d8a960d9
c37a6856dcd2fb8decf909b512ac8e41
c5cafa3a76dd1011afc64593e9a1a67a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832900799987712