Gestão por processos: mapeamento e análise dos processos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48880 |
Resumo: | O atual contexto da Administração Pública apresenta um ambiente de procura constante pelo aumento da eficiência e eficácia de seus procedimentos, de modo a atender integralmente o interesse público. Esta pesquisa busca avaliar os fluxos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte sob a perspectiva da gestão por processos, com o intuito de otimizar as rotinas de trabalho da instituição. Consiste em um estudo de caso aplicado, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o ciclo PDCA como metodologia norteadora e aplicou-se os conceitos e ferramentas de BPM à metodologia de análise. Os resultados apontaram o pregão eletrônico como modelo licitatório mais utilizado pela organização, a partir do qual realizou-se o mapeamento e análise do fluxo de trabalho atual e a identificação dos gargalos do processo, para os quais foi elaborada uma proposta de melhoria, com o redesenho do fluxo de trabalho e a proposição de um conjunto de indicadores para garantir o acompanhamento e a melhoria contínua do processo. Neste sentido, o estudo realizado apresenta a Gestão por Processos como uma alternativa adequada e viável para inserir no contexto público, ferramentas e estratégias capazes de otimizar as rotinas administrativas, garantir a celeridade das atividades e gerar resultados positivos, tanto para as organizações quanto para seus públicos-alvo. |
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Lima, Rony Salles Gomes deCalazans, Dinara Leslye Macedo e SilvaOliveira, Marcelo Barbosa deBastos, Evangelina de MelloCalazans, Dinara Leslye Macedo e Silva2022-07-29T17:36:52Z2022-07-29T17:36:52Z2022-07-20LIMA, Rony Salles Gomes de. Gestão por processos: mapeamento e análise dos processos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. 2022. 68f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48880O atual contexto da Administração Pública apresenta um ambiente de procura constante pelo aumento da eficiência e eficácia de seus procedimentos, de modo a atender integralmente o interesse público. Esta pesquisa busca avaliar os fluxos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte sob a perspectiva da gestão por processos, com o intuito de otimizar as rotinas de trabalho da instituição. Consiste em um estudo de caso aplicado, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o ciclo PDCA como metodologia norteadora e aplicou-se os conceitos e ferramentas de BPM à metodologia de análise. Os resultados apontaram o pregão eletrônico como modelo licitatório mais utilizado pela organização, a partir do qual realizou-se o mapeamento e análise do fluxo de trabalho atual e a identificação dos gargalos do processo, para os quais foi elaborada uma proposta de melhoria, com o redesenho do fluxo de trabalho e a proposição de um conjunto de indicadores para garantir o acompanhamento e a melhoria contínua do processo. Neste sentido, o estudo realizado apresenta a Gestão por Processos como uma alternativa adequada e viável para inserir no contexto público, ferramentas e estratégias capazes de otimizar as rotinas administrativas, garantir a celeridade das atividades e gerar resultados positivos, tanto para as organizações quanto para seus públicos-alvo.The current context of Public Administration presents an environment of constant search for increasing the efficiency and effectiveness of its procedures, in order to fully meet the public interest. This research seeks to evaluate the purchase flows of the Public Defender's Office of the State of Rio Grande do Norte from the perspective of process management, in order to optimize the institution's work routines. It consists of an applied, exploratory-descriptive case study, with a quali-quantitative approach. The PDCA cycle was used as a guiding methodology and BPM concepts and tools were applied to the analysis methodology. The results showed the electronic auction as the most used bidding model by the organization, from which the mapping and analysis of the current workflow and the identification of bottlenecks in the process were carried out for which an improvement proposal was prepared, with the redesign of the workflow and the proposal of a set of indicators to guarantee the monitoring and continuous process improvement. In this sense, the study carried out presents Process Management as an adequate and viable alternative to insert in the public context, tools and strategies capable of optimizing administrative routines, guaranteeing the celerity of activities and generating positive results, both for organizations and for their target audiences.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCompras PúblicasPublic PurchasesMapeamento de ProcessosProcess MappingGestão por ProcessosProcess ManagementBusiness Process Management Notation (BPMN)Administração públicaPublic administrationGestão por processos: mapeamento e análise dos processos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48880/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALGestaoProcessosMapeamento_Lima_2022.pdfGestaoProcessosMapeamento_Lima_2022.pdfMonografia apresentada ao Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administraçãoapplication/pdf1591382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48880/1/GestaoProcessosMapeamento_Lima_2022.pdf20ebe244b60f97a02375e7d115cc2f12MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48880/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/488802023-06-22 16:23:39.877oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-22T19:23:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O atual contexto da Administração Pública apresenta um ambiente de procura constante pelo aumento da eficiência e eficácia de seus procedimentos, de modo a atender integralmente o interesse público. Esta pesquisa busca avaliar os fluxos de compras da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte sob a perspectiva da gestão por processos, com o intuito de otimizar as rotinas de trabalho da instituição. Consiste em um estudo de caso aplicado, exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o ciclo PDCA como metodologia norteadora e aplicou-se os conceitos e ferramentas de BPM à metodologia de análise. Os resultados apontaram o pregão eletrônico como modelo licitatório mais utilizado pela organização, a partir do qual realizou-se o mapeamento e análise do fluxo de trabalho atual e a identificação dos gargalos do processo, para os quais foi elaborada uma proposta de melhoria, com o redesenho do fluxo de trabalho e a proposição de um conjunto de indicadores para garantir o acompanhamento e a melhoria contínua do processo. Neste sentido, o estudo realizado apresenta a Gestão por Processos como uma alternativa adequada e viável para inserir no contexto público, ferramentas e estratégias capazes de otimizar as rotinas administrativas, garantir a celeridade das atividades e gerar resultados positivos, tanto para as organizações quanto para seus públicos-alvo. |
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