Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, José Wellington da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51256
Resumo: A pesquisa trata da relação pedagógica entre o Museu Jaguaribano de Aracati e a Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, localizada na cidade de Icapuí – CE. O objetivo do trabalho é propor aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas uma exposição histórica imagética fora das quatro paredes da sala de aula, pois acreditamos que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem. O método de pesquisa é qualitativo, com ênfase na análise documental (leitura de fotos antigas de Aracati e Icapuí). O alvo da pesquisa são os alunos de ensino médio das escolas públicas de Icapuí, Aracati, Itaiçaba e Fortim. As cidades citadas já foram distritos de Aracati e suas histórias estão imbricadas no processo histórico daquele município. Nesse primeiro momento, a intenção é apresentar uma mostra itinerante de fotos antigas sobre a Maçonaria do Aracati, que existiu no começo do século XX e foi motivo de controvérsias com a Igreja Católica. Como não foi possível fazer com a Maçonaria Fraternidade de Aracati, por conta da pandemia, então, fizemos da história de Icapuí com os alunos do 3º ano G. A pesquisa demonstra que, quando os fatos históricos locais são apresentados visualmente, aumenta o interesse dos alunos pela história.
id UFRN_7d5acfcde7a63f4e4288c2e1843c03da
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51256
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pinto, José Wellington da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1981087086267612https://orcid.org/0000-0001-9683-1965http://lattes.cnpq.br/3637992585281501Rolim, Leonardo CândidoSilva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Maia, Lígio José de Oliveira2023-02-10T17:56:29Z2023-02-10T17:56:29Z2022-10-20PINTO, José Wellington da Silva. Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE). Orientador: Lígio José de Oliveira Maia. 2022. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51256A pesquisa trata da relação pedagógica entre o Museu Jaguaribano de Aracati e a Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, localizada na cidade de Icapuí – CE. O objetivo do trabalho é propor aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas uma exposição histórica imagética fora das quatro paredes da sala de aula, pois acreditamos que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem. O método de pesquisa é qualitativo, com ênfase na análise documental (leitura de fotos antigas de Aracati e Icapuí). O alvo da pesquisa são os alunos de ensino médio das escolas públicas de Icapuí, Aracati, Itaiçaba e Fortim. As cidades citadas já foram distritos de Aracati e suas histórias estão imbricadas no processo histórico daquele município. Nesse primeiro momento, a intenção é apresentar uma mostra itinerante de fotos antigas sobre a Maçonaria do Aracati, que existiu no começo do século XX e foi motivo de controvérsias com a Igreja Católica. Como não foi possível fazer com a Maçonaria Fraternidade de Aracati, por conta da pandemia, então, fizemos da história de Icapuí com os alunos do 3º ano G. A pesquisa demonstra que, quando os fatos históricos locais são apresentados visualmente, aumenta o interesse dos alunos pela história.The research deals with the pedagogical relationship between the Jaguaribano de Aracati Museum and the Gabriel Epifânio dos Reis High School, in the city of Icapuí. The purpose of the research is to offer students a historical approach outside the four walls of the classroom. The research method is qualitative, with an emphasis on document analysis and oral interviews. The research targets high school students from public schools in Icapuí, Aracati, Itaiçaba and Fortim. The cities mentioned were once districts of Aracati and their histories are imbricated in the historical process of that municipality. In this first moment, the intention is to present an itinerant exhibition of old photos about the Freemasonry of Aracati, which existed in the beginning of the 20th century, which was a reason for controversies with the Catholic Church. Research demonstrates that when local historical facts are presented visually, students' interest in history is more relevant.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEnsino de HistóriaMuseuMaçonariaAracati - CEDo chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDochaoEscolaGabriel_Pinto_2022.pdfapplication/pdf10406804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51256/1/DochaoEscolaGabriel_Pinto_2022.pdf6714fefaaa906d381c75799917eaf91eMD51123456789/512562023-02-10 14:57:08.156oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51256Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T17:57:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
title Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
spellingShingle Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
Pinto, José Wellington da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Museu
Maçonaria
Aracati - CE
title_short Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
title_full Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
title_fullStr Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
title_full_unstemmed Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
title_sort Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE)
author Pinto, José Wellington da Silva
author_facet Pinto, José Wellington da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1981087086267612
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9683-1965
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3637992585281501
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rolim, Leonardo Cândido
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9014750357327430
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, José Wellington da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Lígio José de Oliveira
contributor_str_mv Maia, Lígio José de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Ensino de História
Museu
Maçonaria
Aracati - CE
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Museu
Maçonaria
Aracati - CE
description A pesquisa trata da relação pedagógica entre o Museu Jaguaribano de Aracati e a Escola de Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis, localizada na cidade de Icapuí – CE. O objetivo do trabalho é propor aos alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas uma exposição histórica imagética fora das quatro paredes da sala de aula, pois acreditamos que a sala de aula não é o único espaço de aprendizagem. O método de pesquisa é qualitativo, com ênfase na análise documental (leitura de fotos antigas de Aracati e Icapuí). O alvo da pesquisa são os alunos de ensino médio das escolas públicas de Icapuí, Aracati, Itaiçaba e Fortim. As cidades citadas já foram distritos de Aracati e suas histórias estão imbricadas no processo histórico daquele município. Nesse primeiro momento, a intenção é apresentar uma mostra itinerante de fotos antigas sobre a Maçonaria do Aracati, que existiu no começo do século XX e foi motivo de controvérsias com a Igreja Católica. Como não foi possível fazer com a Maçonaria Fraternidade de Aracati, por conta da pandemia, então, fizemos da história de Icapuí com os alunos do 3º ano G. A pesquisa demonstra que, quando os fatos históricos locais são apresentados visualmente, aumenta o interesse dos alunos pela história.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T17:56:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-10T17:56:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PINTO, José Wellington da Silva. Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE). Orientador: Lígio José de Oliveira Maia. 2022. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51256
identifier_str_mv PINTO, José Wellington da Silva. Do chão da Escola Gabriel Epifânio dos Reis – Icapuí (CE) – ao acervo imagético do Museu Jaguaribano de Aracati (CE). Orientador: Lígio José de Oliveira Maia. 2022. 154f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51256/1/DochaoEscolaGabriel_Pinto_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6714fefaaa906d381c75799917eaf91e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117637478547456