Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55092 |
Resumo: | Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar. |
id |
UFRN_7d7266f807b9aa978d08dd359e8d0ca0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55092 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Juvêncio, Sandrielly do Pradohttps://orcid.org/0000-0003-0504-4291http://lattes.cnpq.br/8471387360861046https://orcid.org/0000-0002-5126-4124http://lattes.cnpq.br/9546392459265148Morais, Ione Rodrigues Dinizhttps://orcid.org/0000-0001-6629-8047http://lattes.cnpq.br/9233980341514642Fernandez, Pablo Sebastian Moreirahttps://orcid.org/0000-0002-5594-6990http://lattes.cnpq.br/1897351088415800Santos, Antônio Hélton Vasconcelos Doshttps://orcid.org/0000-0001-9241-1162http://lattes.cnpq.br/7867220527694575Morais, Hugo Arruda De2023-10-25T15:09:56Z2023-10-25T15:09:56Z2023-06-28JUVÊNCIO, Sandrielly do Prado. Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem. 2023. 120 f. Orientador: Hugo Arruda de Morais. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55092Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar.This research focused on the relationship between Stop Motion animation and geography teaching. School Geography uses audiovisual language found in (new technologies) as an alternative that favors the development of spatial knowledge. For this, Stop Motion animation becomes a relevant language, especially while studying the concept of landscape. From this perspective, we highlight the central question of the present research: To what extent does the production of Stop Motion animation video favor the understanding of the concept of a landscape? To achieve satisfactory results, it has been determined as the main objective the elaboration of a didactic guide for the production of stop motion animation videos, focusing on the teaching and learning process of the concept of landscape. Therefore it was structured as a theoretical debate centered on the concepts of landscape in the teaching of Geography, audiovisual language, and animation in Stop Motion. Then the research was conducted by bibliographical research and documentary research, both based on official sources used to guide Brazilian education. Moreover, a description of the stages of elaboration of the didactic guide for the production of stop motion animation videos was conducted. As a result of this research, focusing on students in the 6th year of elementary school from a private school in the city of João Câmara-RN, it was elaborated an educational product entitled ‘Guia Didático para Animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. It is also emphasized that the use of this material resulted in the elaboration of videos. The production of these videos shows that the use of language can provide an effective teaching and learning process, the best understanding of the concept of landscape in the teaching of school geographyUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Geografia - GEOPROF - CeresUFRNBrasileducação básicapráticas pedagógicasanimaçãoconceito geográficoAnimação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnimacaoStopMotion_Juvencio_2023.pdfapplication/pdf30244092https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55092/1/AnimacaoStopMotion_Juvencio_2023.pdffb9ff4e3514122bc4d106fb0209b4d17MD51123456789/550922023-11-03 14:31:10.251oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55092Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T17:31:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
title |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
spellingShingle |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem Juvêncio, Sandrielly do Prado educação básica práticas pedagógicas animação conceito geográfico |
title_short |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
title_full |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
title_fullStr |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
title_full_unstemmed |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
title_sort |
Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem |
author |
Juvêncio, Sandrielly do Prado |
author_facet |
Juvêncio, Sandrielly do Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0504-4291 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8471387360861046 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5126-4124 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9546392459265148 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6629-8047 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9233980341514642 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5594-6990 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1897351088415800 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Santos, Antônio Hélton Vasconcelos Dos |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9241-1162 |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7867220527694575 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juvêncio, Sandrielly do Prado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Hugo Arruda De |
contributor_str_mv |
Morais, Hugo Arruda De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação básica práticas pedagógicas animação conceito geográfico |
topic |
educação básica práticas pedagógicas animação conceito geográfico |
description |
Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-25T15:09:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-25T15:09:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JUVÊNCIO, Sandrielly do Prado. Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem. 2023. 120 f. Orientador: Hugo Arruda de Morais. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55092 |
identifier_str_mv |
JUVÊNCIO, Sandrielly do Prado. Animação em Stop Motion no ensino de geografia: guia didático e vídeo para a abordagem do conceito de paisagem. 2023. 120 f. Orientador: Hugo Arruda de Morais. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Geografia - GEOPROF - Ceres |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55092/1/AnimacaoStopMotion_Juvencio_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fb9ff4e3514122bc4d106fb0209b4d17 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833001924657152 |