Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949 |
Resumo: | As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória. |
id |
UFRN_7da9aa63932a38f9b20db488ff49e388 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25949 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Rosinete Paulino Dahttp://lattes.cnpq.br/6232503538224768Vieira, Jose GlebsonSilva, Vera Regina Rodrigues Dahttp://lattes.cnpq.br/8241487427753107Assuncao, Luiz Carvalho De2018-10-05T14:17:10Z2018-10-05T14:17:10Z2014-12-10SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória.Les enfants sont en tout le part du monde. Quoique la population brésilienne soit vieillissant, le Brésil est encore un pays considéré essentiellement jeune, il y a environs 29 million d'enfants qui ont neuf ans et 45 millions de jeunes de 10 à 19 ans. Les enfants sont sur les places, aux orphelinats, dans les institutions destinées au confinement, dans les rues, dans les écoles, au champ, dans l'église, dans les maisons de prostitution, seuls ou accompagnés, les enfants sont en tout le part du territoire brésilien. Leurs histoires et leurs destins sont distants. Notablement, ces sujets sociaux étaient historiquement tus, relégués au anonymat et à la violence symbolique et physique; leurs histoires, en plusieurs cas, que ne sont pas raconté directement à nous par eux. Au passé ou même dans la vie quotidienne est par rapport de la «parole» et de la «voix» d'adulte qu'ont la connaissance des enfants et du monde de l'enfance. On a une dette historique avec eux, c'est pour cette raison qu'on voit la nécessité d'écouter leurs paroles, leurs silences et d'autres manières d'expressions. Au bout, ce travail consiste en faire des recherche du procès de constitution de l'identité on écoute les voix des enfants qui habitent dans la communauté quilombola d'Acauã – Poço Branco/RN. Ce travail a été développé dans l'École Municipal Maria Francisca Catarina da Silva, située dans la communauté du quilombola, englobant les sujets qui étudient là-bas au tour matutinal et vespéral dans l'année 2013. On a eu l'intention de connaître et analyser la dimension sociale, culturelle et politique d'un enfant avec ses spécificités vérifiés au contexte social qui lui insère. Mais encore, dans ce temps et espace, on a recherché comprendre les pratiques culturelles, la langage, les relations sociales expérimentées dans son contexte. Étant donné qu'on imagine un enfant que construit quotidiennement son identité au début des années qu'il commence à apprendre les significations et les sens d'être noir dans une société fortement préjugé et discriminatoire.porComunidade quilombolaIdentidade étnicorracialCriança negraCom a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-Graduação em Antropologia SocialUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain415094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txte449c53d56b1047dea7849d379411d7dMD52THUMBNAILPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1825https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52bMD53TEXTPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain415094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txte449c53d56b1047dea7849d379411d7dMD52THUMBNAILPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1825https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52bMD53ORIGINALPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdfapplication/pdf6769461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/1/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdfadb19f071fcc25d1c93e4cce021ced30MD51123456789/259492019-01-30 08:24:54.605oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25949Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:24:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
title |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
spellingShingle |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN Silva, Rosinete Paulino Da Comunidade quilombola Identidade étnicorracial Criança negra |
title_short |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
title_full |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
title_fullStr |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
title_full_unstemmed |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
title_sort |
Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN |
author |
Silva, Rosinete Paulino Da |
author_facet |
Silva, Rosinete Paulino Da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6232503538224768 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Vieira, Jose Glebson |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Vera Regina Rodrigues Da |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8241487427753107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosinete Paulino Da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Assuncao, Luiz Carvalho De |
contributor_str_mv |
Assuncao, Luiz Carvalho De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade quilombola Identidade étnicorracial Criança negra |
topic |
Comunidade quilombola Identidade étnicorracial Criança negra |
description |
As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-05T14:17:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-05T14:17:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de pós-Graduação em Antropologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/1/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e449c53d56b1047dea7849d379411d7d 07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52b e449c53d56b1047dea7849d379411d7d 07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52b adb19f071fcc25d1c93e4cce021ced30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117523916718080 |