A tecnologia em foco na Educação CTS: um estudo na formação inicial de professores de Ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49534 |
Resumo: | Algumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando o debate sobre Tecnologia de maneira secundária e/ou ligada meramente a um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla sobre esse elemento de modo a não considerar seu caráter epistemológico. Nessa perspectiva, com o intuito de dar maior visibilidade ao elemento (T) na Educação CTS, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências da Natureza em duas instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; e buscamos identificar como estas dimensões são abordadas nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos aos quais os participantes estão vinculados. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente com o auxílio do Google Forms com 86 licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, aprovado pelo Parecer n° 5.268.294, respeitando, assim, as normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguida das dimensões Tecnologia como objeto/artefato e Tecnologia como modo de conhecimento. Observamos que a maioria das respostas alude para a prevalência de Concepções Restritas de Tecnologia, pois estas se aproximam de concepções deterministas e instrumentalistas de Tecnologia. Para o universo pesquisado, as tecnologias são úteis para satisfazer as necessidades humanas, além disso, os aspectos como a não neutralidade e a dimensão volitiva da Tecnologia não foram mencionados nas respostas adquiridas. Portanto, consideramos a necessidade de discussão e de inserção de propostas curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física dessas instituições a fim de considerar os aspectos da Natureza da Tecnologia de maneira ampla. Destacamos, dessa forma, que, para que ocorra a ascensão do elemento (T) de modo que se equipare aos outros elementos (C e S) na implementação da Educação CTS, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências. |
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Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49534Algumas pesquisas do campo de estudos da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sinalizam que propostas e discussões nos últimos anos tendem a privilegiar apenas os elementos (C e S) – Ciência e Sociedade, deixando o debate sobre Tecnologia de maneira secundária e/ou ligada meramente a um artefato instrumental, sem a proposição de uma discussão mais ampla sobre esse elemento de modo a não considerar seu caráter epistemológico. Nessa perspectiva, com o intuito de dar maior visibilidade ao elemento (T) na Educação CTS, o presente estudo objetivou investigar as concepções de Tecnologia de licenciandos das Ciências da Natureza em duas instituições de Ensino Superior públicas no estado do Rio Grande do Norte. Para tal, foi realizado um levantamento acerca do tema Tecnologia na área de ensino de Ciências no decênio 2010-2020; e buscamos identificar como estas dimensões são abordadas nas atividades curriculares e extracurriculares dos cursos aos quais os participantes estão vinculados. A presente pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado remotamente com o auxílio do Google Forms com 86 licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da UFRN, aprovado pelo Parecer n° 5.268.294, respeitando, assim, as normas da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Para análise do corpus, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que a dimensão Tecnologia como atividade humana foi a mais frequente, seguida das dimensões Tecnologia como objeto/artefato e Tecnologia como modo de conhecimento. Observamos que a maioria das respostas alude para a prevalência de Concepções Restritas de Tecnologia, pois estas se aproximam de concepções deterministas e instrumentalistas de Tecnologia. Para o universo pesquisado, as tecnologias são úteis para satisfazer as necessidades humanas, além disso, os aspectos como a não neutralidade e a dimensão volitiva da Tecnologia não foram mencionados nas respostas adquiridas. Portanto, consideramos a necessidade de discussão e de inserção de propostas curriculares dos cursos de Licenciatura de Ciências Biológicas, Química e Física dessas instituições a fim de considerar os aspectos da Natureza da Tecnologia de maneira ampla. Destacamos, dessa forma, que, para que ocorra a ascensão do elemento (T) de modo que se equipare aos outros elementos (C e S) na implementação da Educação CTS, é necessário propor e realizar mais estudos que envolvam essa temática na formação inicial e/ou continuada de professores de Ciências.Some researches in the field of studies of Science, Technology, and Society Education (STS) indicate that proposals and discussions in recent years tend to privilege only the elements (S and S) - Science and Society, secondarily leaving the debate on Technology in a secondary way and/ or linked merely to an instrumental artifact, without proposing a broader discussion about this element in order not to consider its epistemological character. In this perspective, to give greater visibility to the element (T) in STS Education, the present study aimed to investigate the conceptions of Technology of Natural Sciences undergraduates in two public Higher Education institutions in the state of Rio Grande do Norte. To this end, a survey was carried out on the topic of Technology in the area of Science teaching in the 2010-2020 decade; and we seek to identify how these dimensions are addressed in the curricular and extracurricular activities of the courses in which the participants are linked. This research is exploratory, with a qualitative approach. The instrument used was a questionnaire applied remotely with the help of Google Forms with 86 undergraduates from the Biological Sciences, Chemistry, and Physics courses at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN). The research was submitted to the Research Ethics Committee (CEP) of UFRN, approved by Opinion No. 5,268,294, thus respecting the norms of Resolution No. 510/2016 of the National Health Council. To analyze the corpus, we used elements from Bardin's content analysis (1977). The results indicate that the dimension Technology as a human activity was the most frequent, followed by the dimensions Technology as object/artifact and Technology as a mode of knowledge. We observed that most of the answers allude to the prevalence of Restricted Conceptions of Technology, as these are close to deterministic and instrumentalist concepts of Technology. For the researched universe, technologies are useful to satisfy human needs, in addition, aspects such as non-neutrality and the volitional dimension of Technology were not mentioned in the answers obtained. Therefore, we consider the need for discussion and insertion of curricular proposals of the Biological Sciences, Chemistry, and Physics Licentiate courses of these institutions to consider the aspects of the Nature of Technology broadly. In this way, we emphasize that, for the rise of the element (T) to occur in a way that is equivalent to the other elements (S and S) in the implementation of STS Education, it is necessary to propose and carry out more studies that involve this theme in initial training and/or continuing education of Science teachers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação CTSNatureza da tecnologiaFormação de professores de ciênciasA tecnologia em foco na Educação CTS: um estudo na formação inicial de professores de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiafocoEducacaoCTS_Lima_2022.pdfapplication/pdf4255496https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49534/1/TecnologiafocoEducacaoCTS_Lima_2022.pdf8aa432973be237d8836c34cdfa10bd80MD51123456789/495342022-10-10 16:51:51.213oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-10T19:51:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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