Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Aparecida da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21560
Resumo: Em Linguística Aplicada (LA), as investigações sobre o uso da linguagem em contextos institucionais, diferentes das do domínio pedagógico, começaram a se delinear, sobretudo nas pesquisas de base etnográfica, em meados dos anos 1990. Segundo Moita Lopes (1998; 2011), constituem exemplos de tais pesquisas aquelas ambientadas em contextos profissionais como o jurídico, o da enfermagem hospitalar e o da segurança pública, assinalando o interesse acadêmico pelo modo como as pessoas agem discursivamente ao se utilizarem da leitura e da escrita em situações de trabalho. Tendo por pano de fundo o campo da LA, na acepção ora elucidada, e sua interface com os estudos de Letramento, a presente investigação se constitui de uma pesquisa descritiva, com abordagem de dados qualitativa e traços de vertente etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). Seu objetivo consiste em descrever as práticas de letramento em atividades censitárias desenvolvidas por Técnicos e Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Especificamente, busca conhecer e caracterizar as rotinas letradas atinentes ao contexto de trabalho dos referidos servidores, no sentido de contribuir para a ampliação do foco das pesquisas sobre o Letramento nesse locus em particular e, consequentemente, favorecer uma melhor compreensão de suas ocorrências linguageiras como meio de legitimação do discurso institucional inerente ao domínio censitário. Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (STREET, 2014 [1995], 1993, 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2008; 2010) com ênfase no Letramento Laboral (PAZ, 2008), sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). A partir das categorizações propostas por Hamilton (2000) acerca dos elementos visíveis e não visíveis nos eventos e práticas letradas, as descrições empreendidas têm apontado para a relevância do processo instrucional oferecido pelo IBGE aos seus servidores e também para as recorrentes ações linguageiras orientadas para o convencer, constitutivo ao fazer profissional desses participantes. Essas estratégias discursivas se fazem notar, sobretudo, no trabalho dos Agentes de Pesquisa, cujo grupo está diretamente vinculado ao contexto de vida dos informantes quando das circunstâncias de coleta nos domicílios, figurando, portanto, como porta-vozes institucionais da esfera pesquisada frente à conjuntura social.
id UFRN_7dda6ac9d2017c3b29d173fa955636c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21560
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Maria Aparecida dahttp://lattes.cnpq.br/2983503502854679http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/1417959539739192Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santoshttp://lattes.cnpq.br/9947435577598028Paz, Ana Maria de Oliveira2017-01-04T19:41:03Z2017-01-04T19:41:03Z2016-01-29COSTA, Maria Aparecida da. Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21560Em Linguística Aplicada (LA), as investigações sobre o uso da linguagem em contextos institucionais, diferentes das do domínio pedagógico, começaram a se delinear, sobretudo nas pesquisas de base etnográfica, em meados dos anos 1990. Segundo Moita Lopes (1998; 2011), constituem exemplos de tais pesquisas aquelas ambientadas em contextos profissionais como o jurídico, o da enfermagem hospitalar e o da segurança pública, assinalando o interesse acadêmico pelo modo como as pessoas agem discursivamente ao se utilizarem da leitura e da escrita em situações de trabalho. Tendo por pano de fundo o campo da LA, na acepção ora elucidada, e sua interface com os estudos de Letramento, a presente investigação se constitui de uma pesquisa descritiva, com abordagem de dados qualitativa e traços de vertente etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). Seu objetivo consiste em descrever as práticas de letramento em atividades censitárias desenvolvidas por Técnicos e Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Especificamente, busca conhecer e caracterizar as rotinas letradas atinentes ao contexto de trabalho dos referidos servidores, no sentido de contribuir para a ampliação do foco das pesquisas sobre o Letramento nesse locus em particular e, consequentemente, favorecer uma melhor compreensão de suas ocorrências linguageiras como meio de legitimação do discurso institucional inerente ao domínio censitário. Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (STREET, 2014 [1995], 1993, 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2008; 2010) com ênfase no Letramento Laboral (PAZ, 2008), sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). A partir das categorizações propostas por Hamilton (2000) acerca dos elementos visíveis e não visíveis nos eventos e práticas letradas, as descrições empreendidas têm apontado para a relevância do processo instrucional oferecido pelo IBGE aos seus servidores e também para as recorrentes ações linguageiras orientadas para o convencer, constitutivo ao fazer profissional desses participantes. Essas estratégias discursivas se fazem notar, sobretudo, no trabalho dos Agentes de Pesquisa, cujo grupo está diretamente vinculado ao contexto de vida dos informantes quando das circunstâncias de coleta nos domicílios, figurando, portanto, como porta-vozes institucionais da esfera pesquisada frente à conjuntura social.In Applied Linguistics (AL), the investigation towards the use of language in institutional contexts, that one different from the educational field, had its starting point in the mid-1990s, especially through ethnographic researches. According to Moita Lopes (1998; 2011) these investigations are likely to take place within professional contexts such as the juridical system, hospitals and nursing institutions as well as the ones concerning public safety, setting forth the academic interest in the way one discursively behaves when using reading and writing in their work place. Having the scientific background of the AL field, defined and herein elucidated, together with its interface with the literacy studies, this investigation is a descriptive research with a qualitative approach and traits of ethnographic component (MOREIRA; CALEFFE 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). The broader objective of this master’s thesis is to discuss literacy practices in census activities carried by technicians and research agents of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), when carrying out the National Household Sample Survey (PNAD). Also, this study specifically attempts to identify and characterize literate routines related to the working context of these servants in order to contribute to the enhancement of the scope of researches on Literacy in this particular locus, thus, promoting a better understanding of their utterances as a means to legitimate the institutional discourse inherent within the census area. In terms of theoretical approach, this thesis is based on Literacy Studies (STREET, 2014 [1995]; 1993; 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA, 2008; 2010; ROJO, 2009), with emphasis on Labor Literacy (PAZ, 2008), as well as some contributions from the Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). In accordance with the categorizations proposed by Hamilton (2000) towards the visible and non-visible elements in Literacy events and practices, the analysis has pointed out the relevance of the continuum education offered by IBGE to its servants as well as the importance of guidance on oriented utterances in order to boost the skills of such servants to convince, once this is one of the key abilities within the job of the participants. Such discursive strategies are noticed especially in the work of research agents, whose group is directly linked to the context of the life of their informants when collecting their information at their houses, hence, these research agents also work as institutional spokesmen within the social conjuncture of the people they speak to.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAPráticas de letramento no trabalhoPNAD/IBGEPesquisa qualitativaLinguística AplicadaUm estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdfMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf1377043https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/1/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdfa7be2128a5989f44a96f6449a706b678MD51TEXTMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.txtMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain303895https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/4/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.txt82c7c3b4d20e4072342ef860fb575885MD54THUMBNAILMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgMariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/5/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.jpgee0e7ee31b7879c2b702ca25458ad3ffMD55123456789/215602017-11-02 21:48:23.382oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21560Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T00:48:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
title Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
spellingShingle Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
Costa, Maria Aparecida da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Práticas de letramento no trabalho
PNAD/IBGE
Pesquisa qualitativa
Linguística Aplicada
title_short Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
title_full Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
title_fullStr Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
title_full_unstemmed Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
title_sort Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE
author Costa, Maria Aparecida da
author_facet Costa, Maria Aparecida da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2983503502854679
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3154455138181144
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1417959539739192
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9947435577598028
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Aparecida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
contributor_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Práticas de letramento no trabalho
PNAD/IBGE
Pesquisa qualitativa
Linguística Aplicada
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de letramento no trabalho
PNAD/IBGE
Pesquisa qualitativa
Linguística Aplicada
description Em Linguística Aplicada (LA), as investigações sobre o uso da linguagem em contextos institucionais, diferentes das do domínio pedagógico, começaram a se delinear, sobretudo nas pesquisas de base etnográfica, em meados dos anos 1990. Segundo Moita Lopes (1998; 2011), constituem exemplos de tais pesquisas aquelas ambientadas em contextos profissionais como o jurídico, o da enfermagem hospitalar e o da segurança pública, assinalando o interesse acadêmico pelo modo como as pessoas agem discursivamente ao se utilizarem da leitura e da escrita em situações de trabalho. Tendo por pano de fundo o campo da LA, na acepção ora elucidada, e sua interface com os estudos de Letramento, a presente investigação se constitui de uma pesquisa descritiva, com abordagem de dados qualitativa e traços de vertente etnográfica (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 2006; CANÇADO, 1994). Seu objetivo consiste em descrever as práticas de letramento em atividades censitárias desenvolvidas por Técnicos e Agentes de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na realização da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Especificamente, busca conhecer e caracterizar as rotinas letradas atinentes ao contexto de trabalho dos referidos servidores, no sentido de contribuir para a ampliação do foco das pesquisas sobre o Letramento nesse locus em particular e, consequentemente, favorecer uma melhor compreensão de suas ocorrências linguageiras como meio de legitimação do discurso institucional inerente ao domínio censitário. Em termos de abordagem teórica, a pesquisa se baseia nos postulados dos Estudos de Letramento (STREET, 2014 [1995], 1993, 1984; HAMILTON, 2000; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009; OLIVEIRA, 2008; 2010) com ênfase no Letramento Laboral (PAZ, 2008), sob o viés do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006; 2008; MACHADO, 2005; GUIMARÃES et al., 2007). A partir das categorizações propostas por Hamilton (2000) acerca dos elementos visíveis e não visíveis nos eventos e práticas letradas, as descrições empreendidas têm apontado para a relevância do processo instrucional oferecido pelo IBGE aos seus servidores e também para as recorrentes ações linguageiras orientadas para o convencer, constitutivo ao fazer profissional desses participantes. Essas estratégias discursivas se fazem notar, sobretudo, no trabalho dos Agentes de Pesquisa, cujo grupo está diretamente vinculado ao contexto de vida dos informantes quando das circunstâncias de coleta nos domicílios, figurando, portanto, como porta-vozes institucionais da esfera pesquisada frente à conjuntura social.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-04T19:41:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-04T19:41:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Maria Aparecida da. Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21560
identifier_str_mv COSTA, Maria Aparecida da. Um estudo das práticas de letramento de técnicos e agentes de pesquisa da PNAD/IBGE. 2016. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/1/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/4/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21560/5/MariaAparecidaDaCosta_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a7be2128a5989f44a96f6449a706b678
82c7c3b4d20e4072342ef860fb575885
ee0e7ee31b7879c2b702ca25458ad3ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832935487930368