Proposta de framework conceitual de recomendações para implantação da experiência digital de clientes em hotéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, José Eneas Montenegro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56780
Resumo: A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) desempenha um papel na forma como as empresas interagem com seus clientes, especialmente na indústria hoteleira. Com a crescente digitalização e a ampla adoção de dispositivos móveis e redes sociais, a Experiência Digital do Cliente (EDC) evoluiu para além das interações presenciais e passou a englobar também as interações virtuais e digitais. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi propor um framework conceitual de recomendações para implantação da experiência digital de clientes em hotéis. Para isso, foi necessário percorrer um caminho metodológico de desenvolvimento que permeou os seguintes aspectos sobre o tema: a) Mapear a literatura sobre as principais TICs que abordam a experiência digital do cliente na hotelaria; b) Descrever as TICs que abordam a experiência digital do cliente na hotelaria; e, c) Estruturar fluxogramas de recomendações de TICs para implantação da experiência digital para clientes em hotéis. Para isso, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos em quatro fases para a seleção dos estudos para a construção e fundamentação teórica da tese e elaboração do framework conceitual: 1) Revisão Integrativa da Literatura; 2) Revisão Sistemática da Literatura; 3) Snowballing; e, 4) Análise das Conferências ENTER. Como resultados, esta tese apresentou quinze frameworks sobre as tecnologias digitais na hotelaria abordadas na RSL. A construção de cada framework englobou texto e fluxogramas para cada tecnologia. Dentre os diversos resultados na pesquisa a seguir descritos, destaca-se que na tecnologia digital, o eWOM é relevante para obtenção sobre a satisfação do cliente e a identificação de áreas de melhoria dos hotéis. O big data pode antecipar demandas futuras e identificar tendências emergentes. A inteligência de negócios, permite identificar padrões, tendências e correlações ocultas nos dados. A mineração de dados revela as preferências e comportamentos individuais do cliente e permite o hotel adequar às necessidades do cliente. O aprendizado de máquina oferece sugestões personalizadas para serviços, atividades e ofertas especiais. A utilização de chatbots permitem que os hóspedes possam obter suporte e assistência continua. As tecnologias de autoatendimento (SSTs) permite que os usuários possam criar ou receber serviços diretamente, sem a intervenção humana. As tecnologias móveis permitem que os clientes façam reservas, pagamentos móveis (PM) e atividades de gamificação. A tecnologia biométrica oferece soluções para os problemas de segurança. A robótica demonstrou que ela pode otimizar recursos, agilizar processos e proporcionar EDCs enriquecedoras. Os hotéis inteligentes demonstraram que a EDC pode ser aprimorada devido a proporcionar serviços personalizados e adaptados às preferências dos clientes. O uso de sistemas de gestão ERPs demostrou que aumenta a eficiência interna e o uso do módulo de vendas e marketing do ERP permite uma melhor gestão das campanhas e promoções. O bem-estar digital sugere que a tecnologia deve ser utilizada de forma equilibrada e responsável, promovendo o bem-estar físico e mental dos clientes. Conclui-se que pesquisa oferece contribuições teóricas e práticas para pesquisadores em turismo e da indústria hoteleira, bem como para gestores de empresas de hospedagem, a partir da análise dos resultados e os frameworks propostos para implantação da experiência digital para clientes em hotéis.
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Com a crescente digitalização e a ampla adoção de dispositivos móveis e redes sociais, a Experiência Digital do Cliente (EDC) evoluiu para além das interações presenciais e passou a englobar também as interações virtuais e digitais. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi propor um framework conceitual de recomendações para implantação da experiência digital de clientes em hotéis. Para isso, foi necessário percorrer um caminho metodológico de desenvolvimento que permeou os seguintes aspectos sobre o tema: a) Mapear a literatura sobre as principais TICs que abordam a experiência digital do cliente na hotelaria; b) Descrever as TICs que abordam a experiência digital do cliente na hotelaria; e, c) Estruturar fluxogramas de recomendações de TICs para implantação da experiência digital para clientes em hotéis. Para isso, realizou-se os seguintes procedimentos metodológicos em quatro fases para a seleção dos estudos para a construção e fundamentação teórica da tese e elaboração do framework conceitual: 1) Revisão Integrativa da Literatura; 2) Revisão Sistemática da Literatura; 3) Snowballing; e, 4) Análise das Conferências ENTER. Como resultados, esta tese apresentou quinze frameworks sobre as tecnologias digitais na hotelaria abordadas na RSL. A construção de cada framework englobou texto e fluxogramas para cada tecnologia. Dentre os diversos resultados na pesquisa a seguir descritos, destaca-se que na tecnologia digital, o eWOM é relevante para obtenção sobre a satisfação do cliente e a identificação de áreas de melhoria dos hotéis. O big data pode antecipar demandas futuras e identificar tendências emergentes. A inteligência de negócios, permite identificar padrões, tendências e correlações ocultas nos dados. A mineração de dados revela as preferências e comportamentos individuais do cliente e permite o hotel adequar às necessidades do cliente. O aprendizado de máquina oferece sugestões personalizadas para serviços, atividades e ofertas especiais. A utilização de chatbots permitem que os hóspedes possam obter suporte e assistência continua. As tecnologias de autoatendimento (SSTs) permite que os usuários possam criar ou receber serviços diretamente, sem a intervenção humana. As tecnologias móveis permitem que os clientes façam reservas, pagamentos móveis (PM) e atividades de gamificação. A tecnologia biométrica oferece soluções para os problemas de segurança. A robótica demonstrou que ela pode otimizar recursos, agilizar processos e proporcionar EDCs enriquecedoras. Os hotéis inteligentes demonstraram que a EDC pode ser aprimorada devido a proporcionar serviços personalizados e adaptados às preferências dos clientes. O uso de sistemas de gestão ERPs demostrou que aumenta a eficiência interna e o uso do módulo de vendas e marketing do ERP permite uma melhor gestão das campanhas e promoções. O bem-estar digital sugere que a tecnologia deve ser utilizada de forma equilibrada e responsável, promovendo o bem-estar físico e mental dos clientes. Conclui-se que pesquisa oferece contribuições teóricas e práticas para pesquisadores em turismo e da indústria hoteleira, bem como para gestores de empresas de hospedagem, a partir da análise dos resultados e os frameworks propostos para implantação da experiência digital para clientes em hotéis.Information and Communication Technology (ICT) plays a role in how businesses interact with their customers, especially in the hospitality industry. With the increasing digitalization and widespread adoption of mobile devices and social networks, the Digital Customer Experience (DCE) has evolved beyond in-person interactions to encompass virtual and digital interactions. In this regard, the overall objective of this thesis was to propose a conceptual framework of recommendations for implementing the digital customer experience in hotels. To achieve this, a methodological development path was followed, which included the following aspects: a) Mapping the literature on the main ICTs that address the digital customer experience in the hotel industry; b) Describing the ICTs that address the digital customer experience in the hotel industry; and c) Structuring flowcharts of ICT recommendations for implementing the digital customer experience in hotels. To do this, the following methodological procedures were carried out in four phases for the selection of studies for the construction and theoretical foundation of the thesis and the conceptual framework: 1) Integrative Literature Review; 2) Systematic Literature Review; 3) Snowballing; and 4) Analysis of ENTER Conferences. As a result, this thesis presented fifteen frameworks on digital technologies in the hotel industry discussed in the Systematic Literature Review. The construction of each framework included text and flowcharts for each technology. Among the various research findings described below, it is highlighted that in digital technology, eWOM is relevant for obtaining customer satisfaction and identifying areas for improvement in hotels. Big data can anticipate future demands and identify emerging trends. Business intelligence allows the identification of hidden patterns, trends, and correlations in data. Data mining reveals individual customer preferences and behaviors and enables the hotel to tailor to customer needs. Machine learning provides personalized suggestions for services, activities, and special offers. The use of chatbots allows guests to obtain continuous support and assistance. Self-service technologies (SSTs) enable users to create or receive services directly without human intervention. Mobile technologies allow customers to make reservations, use mobile payments (MP), and engage in gamification activities. Biometric technology offers solutions to security problems. Robotics has shown that it can optimize resources, streamline processes, and provide enriching DCEs. Smart hotels have demonstrated that DCE can be enhanced by providing personalized services tailored to customer preferences. The use of ERP (Enterprise Resource Planning) systems has shown that it increases internal efficiency, and the use of the ERP's sales and marketing module allows for better campaign and promotion management. Digital well-being suggests that technology should be used in a balanced and responsible manner, promoting the physical and mental wellbeing of customers. In conclusion, this research offers theoretical and practical contributions to researchers in tourism and the hotel industry, as well as to lodging company managers, based on the analysis of the results and the proposed frameworks for implementing the digital customer experience in hotels.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)Experiência digital do cliente - hotelariaTurismo - hotelariaFramework conceitualProposta de framework conceitual de recomendações para implantação da experiência digital de clientes em hotéisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostaframeworkconceitual_Dutra_2023.pdfapplication/pdf8669994https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56780/1/Propostaframeworkconceitual_Dutra_2023.pdff4152ece4a6778f7acdb544554c33a35MD51123456789/567802023-12-21 21:12:07.571oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56780Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-22T00:12:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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