Vivência dos jogos cooperativos: uma estratégia de inclusão nas aulas de educação física do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Israel de Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55035
Resumo: Este trabalho tem como tema a Vivência dos Jogos Cooperativos aplicada a Educação Física Escolar. Considerando a baixa adesão dos alunos nas aulas de Educação Física sobretudo quando chegam nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual a exclusão se torna ainda mais perceptível seja pelo motivo do aluno não seguir um padrão de movimento esperado pelas técnicas esportivas na Educação Física, ou dificuldade de se socializar com os demais da turma. Tem como questão de estudo como a vivência dos jogos cooperativos pode contribuir para a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental, independentemente de suas habilidades motoras? Para efetivar esse estudo elaboramos como objetivo geral vivenciar as possibilidades de aplicação dos Jogos Cooperativos como estratégia metodológicas de inclusão no ensino na Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental e especificando o estudo os seguintes objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos cooperativos e as situações de exclusão presentes nas aulas de Educação Física; aplicar uma unidade de ensino sobre os jogos cooperativos e semi-cooperativos em duas turmas de 7º ano, visando sensibilizar os alunos quanto aos princípios de inclusão; construir e aplicar uma gincana cooperativa entre as duas turmas, de forma coletiva, nos quais os princípios da inclusão estejam presentes, apresentando os significados dessa experiência pessoal de inclusão para cada participante. Como referencial teórico desenvolvemos os seguintes itens Educação, Escola e Educação Física Escolar, O processo de inclusão na Educação Física escolar e a abordagem cooperativa de ensino e os Jogos Cooperativos. Como aspectos metodológicos optamos pela pesquisa participantes, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental anos finais da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho com 41 alunos no total, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados dois questionários com questões abertas, um no início e outro no final da unidade de ensino, aplicação de uma unidade didática. Como considerações finais a visão de inclusão é vista como beleza, como um sentimento harmônico, além da amizade que a inclusão possibilita. Já o conceito de exclusão, na visão dos alunos, implica em ficar de fora do jogo, ou por ter sido excluído por parte do grupo ou pela própria dinâmica do professor, que as vezes leva a insatisfação dos alunos. Algumas características dos Jogos Cooperativos se apresentaram como a alegria de jogar sem se preocupar com o resultado, reforçando a ideia, que esses jogos buscam a superação de desafios, e a satisfação em poder participar. O sentimento de acolhimento, de alegria substituindo a tristeza, a sensação de que ninguém e melhor do que ninguém, a compreensão da importância de trabalhar em grupo, e que todos aprendem no seu tempo.
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Considerando a baixa adesão dos alunos nas aulas de Educação Física sobretudo quando chegam nos anos finais do Ensino Fundamental, no qual a exclusão se torna ainda mais perceptível seja pelo motivo do aluno não seguir um padrão de movimento esperado pelas técnicas esportivas na Educação Física, ou dificuldade de se socializar com os demais da turma. Tem como questão de estudo como a vivência dos jogos cooperativos pode contribuir para a inclusão dos alunos nas aulas de Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental, independentemente de suas habilidades motoras? Para efetivar esse estudo elaboramos como objetivo geral vivenciar as possibilidades de aplicação dos Jogos Cooperativos como estratégia metodológicas de inclusão no ensino na Educação Física, nos anos finais do Ensino Fundamental e especificando o estudo os seguintes objetivos específicos: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os jogos cooperativos e as situações de exclusão presentes nas aulas de Educação Física; aplicar uma unidade de ensino sobre os jogos cooperativos e semi-cooperativos em duas turmas de 7º ano, visando sensibilizar os alunos quanto aos princípios de inclusão; construir e aplicar uma gincana cooperativa entre as duas turmas, de forma coletiva, nos quais os princípios da inclusão estejam presentes, apresentando os significados dessa experiência pessoal de inclusão para cada participante. Como referencial teórico desenvolvemos os seguintes itens Educação, Escola e Educação Física Escolar, O processo de inclusão na Educação Física escolar e a abordagem cooperativa de ensino e os Jogos Cooperativos. Como aspectos metodológicos optamos pela pesquisa participantes, escolhemos duas turmas do Ensino Fundamental anos finais da Escola Municipal Deputado Djalma Marinho com 41 alunos no total, utilizamos os seguintes instrumentos de coleta de dados dois questionários com questões abertas, um no início e outro no final da unidade de ensino, aplicação de uma unidade didática. Como considerações finais a visão de inclusão é vista como beleza, como um sentimento harmônico, além da amizade que a inclusão possibilita. Já o conceito de exclusão, na visão dos alunos, implica em ficar de fora do jogo, ou por ter sido excluído por parte do grupo ou pela própria dinâmica do professor, que as vezes leva a insatisfação dos alunos. Algumas características dos Jogos Cooperativos se apresentaram como a alegria de jogar sem se preocupar com o resultado, reforçando a ideia, que esses jogos buscam a superação de desafios, e a satisfação em poder participar. O sentimento de acolhimento, de alegria substituindo a tristeza, a sensação de que ninguém e melhor do que ninguém, a compreensão da importância de trabalhar em grupo, e que todos aprendem no seu tempo.This work has as its theme the Experience of Cooperative Games applied to School Physical Education. Considering the low adherence of students in Physical Education classes, especially when they arrive in the final years of elementary school, in which the exclusion becomes even more noticeable, either because the student does not follow a movement pattern expected by sports techniques in Physical Education, or difficulty in socializing with the rest of the class. Its study question is how the experience of cooperative games can contribute to the inclusion of students in Physical Education classes in the final years of elementary school, regardless of their motor skills? To carry out this study we elaborated as a general objective to experience the possibilities of application of the Cooperative Games as a methodological strategy of inclusion in the teaching in Physical Education, in the final years of Elementary School and specifying the study the following specific objectives: To identify the previous knowledge of the students about the cooperative games and the situations of exclusion present in the classes of Physical Education; apply a teaching unit on cooperative and semi-cooperative games in two classes of 7th grade, aiming to sensitize students about the principles of inclusion; build and apply a cooperative gymkhana between the two classes, collectively, in which the principles of inclusion are present, presenting the meanings of this personal experience of inclusion for each participant. As a theoretical framework we developed the following items Education, School and School Physical Education, The process of inclusion in school Physical Education and the cooperative approach to teaching and the Cooperative Games. As methodological aspects we opted for the research participants, we chose two classes of Elementary School final years of the Municipal School Deputy Djalma Marinho 7th year A with 20 students and B 21 students, 41 students in total, we used the following data collection instruments two questionnaires with open questions, one at the beginning and another at the end of the teaching unit, application of a didactic unit. As final considerations, the vision of inclusion is seen as beauty, as a harmonious feeling, in addition to the friendship that inclusion enables. The concept of exclusion, in the students' view, implies being left out of the game, either because it has been excluded by the group or by the teacher's own dynamics, which sometimes leads to student dissatisfaction. Some characteristics of the Cooperative Games were presented as the joy of playing without worrying about the result, reinforcing the idea, that these games seek to overcome challenges, and the satisfaction of being able to participate. The feeling of welcome, of joy replacing sadness, the feeling that no one is better than anyone, the understanding of the importance of working in a group, and that everyone learns in their timeUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Educação Física em Rede NacionalUFRNBrasileducação física escolarjogos cooperativosinclusãoVivência dos jogos cooperativos: uma estratégia de inclusão nas aulas de educação física do Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVivenciaJogosCooperativos_Dantas_2023.pdfapplication/pdf1884253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55035/1/VivenciaJogosCooperativos_Dantas_2023.pdf55e51b9c2abcd6e4c675a80ebedfa0a2MD51123456789/550352023-11-01 13:16:18.402oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-01T16:16:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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