A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Paiva do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30062
Resumo: O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.
id UFRN_7e6f48af58255180a8897a98fb0c2a30
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30062
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Marcelo Paiva doSurdi, Aguinaldo CésarSantos, Antonio de Pádua dosSilva, Maria Eleni Henrique daAragão, Marta Genu SoaresMelo, José Pereira de2020-09-15T00:12:20Z2020-09-15T00:12:20Z2020-06-05NASCIMENTO, Marcelo Paiva do. A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola. 2020. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30062O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.The Physical Education curricular component suffers from numerous problems at school, especially in high school. Thus, we believe that pedagogical practice is one of the possibilities that can contribute to the legitimacy of the discipline, to the detriment of a lower status view in relation to the others, which ends up being expressed in hasty statements and attitudes. The general objective of the study was to elaborate a didactic material as a product of a work in the teaching of Fighting using the Games Methodology, seeking a dialogue with the students and finding out in what this playful experience contributed to valorize the curricular component in the school as a guiding question of the job. The research carried out in a high school on the outskirts of Fortaleza involved the participation of 40 students who underwent a pedagogical intervention, and also with the help of two questionnaires. The research methodology adopted was of a qualitative and analytical-descriptive nature, making use of an experience report and participant observation, thus providing the opportunity to investigate the practice itself and encouraging the researcher's pedagogical autonomy, in addition to being a challenge in the school floor. We found that 45% of these students reached high school without ever having access to the Struggles, which contradicts this corporal practice as an inheritance of the culture of movement and the legal documents that provide for it in the formal curriculum. Furthermore, they previously reported that the discipline and its contents were of very little importance in relation to the others, serving only as a moment of distraction. After the practical and theoretical interventions, a change in the perception of the discipline was verified through the Fight Games, as these saw that the culture of movement can also provide a reading of the world, as well as the other curricular components, since more than 90% of them assimilated satisfactorily the didactic elements present in this experience according to the methodological proposal adopted. We conclude then that the pedagogical practice is a fundamental tool to value the curricular component, because through playfulness and creativity the students were able to make a critical reading of the didactic transposition of the subject, which contradicts the history of the discipline based mainly on the procedural aspect in dealing with the contents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilEducação FísicaPrática pedagógicaLutasEnsino MédioA Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txtEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain237101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/2/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txta57e4fd31626eba4128e5a91b7521037MD52THUMBNAILEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/3/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgcadfa92c3bd7e0612fca3f208e4918a0MD53ORIGINALEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdfapplication/pdf3193711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/1/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf9c4b2b0cd97a15a2cad6c989759e1af2MD51123456789/300622020-09-20 04:50:10.391oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
title A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
spellingShingle A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
Nascimento, Marcelo Paiva do
Educação Física
Prática pedagógica
Lutas
Ensino Médio
title_short A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
title_full A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
title_fullStr A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
title_full_unstemmed A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
title_sort A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola
author Nascimento, Marcelo Paiva do
author_facet Nascimento, Marcelo Paiva do
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo César
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Antonio de Pádua dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Aragão, Marta Genu Soares
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Marcelo Paiva do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, José Pereira de
contributor_str_mv Melo, José Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Prática pedagógica
Lutas
Ensino Médio
topic Educação Física
Prática pedagógica
Lutas
Ensino Médio
description O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-15T00:12:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-15T00:12:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Marcelo Paiva do. A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola. 2020. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30062
identifier_str_mv NASCIMENTO, Marcelo Paiva do. A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola. 2020. 117f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/2/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/3/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/1/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a57e4fd31626eba4128e5a91b7521037
cadfa92c3bd7e0612fca3f208e4918a0
9c4b2b0cd97a15a2cad6c989759e1af2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833016767250432