Social e intimista - dois vértices da narrativa romanesca de Lúcio Cardoso: um estudo sobre os romances Salgueiro e Crônica da Casa Assassinada
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28076 |
Resumo: | Nesta tese, procuramos analisar dois momentos da produção romanesca de Lúcio Cardoso: a fase social e o estilo intimista. Para delinear esses dois vértices da produção do autor, selecionamos os romances Salgueiro (1935) e Crônica da casa assassinada (1959). O primeiro é abordado como um romance de transição da fase social para o estilo intimista, e o segundo é considerado o ápice da narrativa intimista de Cardoso. No desenvolvimento desta análise, utilizamos como método a concepção dialética entre a literatura e seu contexto de produção, estabelecendo uma relação entre os elementos estético-formais e os sociais, princípios da “crítica integradora” proposta por Antonio Candido (2010b). Inicialmente, fazemos um panorama sobre a vida e obra de Lúcio Cardoso, bem como uma contextualização sobre romance de 1930, mostrando tanto a vertente regionalista, quanto a intimista/psicológica na perspectiva dos críticos literários Luís Bueno (2006), Afrânio Coutinho (2004), Antonio Candido (1989), Wilson Martins (2004), Alfredo Bosi (2006), Massaud Moisés (2004) e Luciana Stegagno Picchio (2004). Em seguida, para análise de Salgueiro, utilizaremos a perspectiva de Luís Bueno (2006), Lúcia Miguel Pereira (1935), Afrânio Coutinho (1995; 2004a), e Rosiane Vieira de Rezende (2007); bem como de Antonio Candido (2010a) e Paulo Franchetti (2012) na comparação entre Salgueiro e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, entre os elementos da estética naturalista. Para desenvolver a análise específica de Crônica da casa assassinada, foram utilizados dos conceitos de dialogismo e polifonia propostos por Mikhail Bakhtin (2015b), a noção de “autor implícito”, de Wayne Booth (1980) e a contextualização de Gilberto Freyre (2004) sobre a decadência do patriarcalismo rural brasileiro. Por fim, a vinculação entre a análise de Salgueiro e Crônica da casa assassinada ocorreu através da categoria estrutural do narrador, pois enquanto Salgueiro é narrado em focalização fixa com o uso da onisciência, em Crônica da casa assassinada ocorre a predominância do romance psicológico que é representado esteticamente pelos vários narradores homodiegéticos. Procuramos mostrar como essa mudança no elemento estrutural contribuiu para consolidar o estilo intimista de Lúcio Cardoso por meio da noção de “polimodalidade focal” proposta por Gérard Genette (1979) e comentada por Vitor Manuel de Aguiar e Silva (2009). |
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Pinheiro, Mayara CostaSantos, Derivaldo dosSilva, Márcio Renato Pinheiro daMonteiro, Maria da Conceição Silva DantasSerrão, Raquel de AraújoOliveira, Andrey Pereira de2019-11-29T21:30:04Z2019-11-29T21:30:04Z2019-08-02PINHEIRO, Mayara Costa. Social e intimista - dois vértices da narrativa romanesca de Lúcio Cardoso: um estudo sobre os romances Salgueiro e Crônica da Casa Assassinada. 2019. 120f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28076Nesta tese, procuramos analisar dois momentos da produção romanesca de Lúcio Cardoso: a fase social e o estilo intimista. Para delinear esses dois vértices da produção do autor, selecionamos os romances Salgueiro (1935) e Crônica da casa assassinada (1959). O primeiro é abordado como um romance de transição da fase social para o estilo intimista, e o segundo é considerado o ápice da narrativa intimista de Cardoso. No desenvolvimento desta análise, utilizamos como método a concepção dialética entre a literatura e seu contexto de produção, estabelecendo uma relação entre os elementos estético-formais e os sociais, princípios da “crítica integradora” proposta por Antonio Candido (2010b). Inicialmente, fazemos um panorama sobre a vida e obra de Lúcio Cardoso, bem como uma contextualização sobre romance de 1930, mostrando tanto a vertente regionalista, quanto a intimista/psicológica na perspectiva dos críticos literários Luís Bueno (2006), Afrânio Coutinho (2004), Antonio Candido (1989), Wilson Martins (2004), Alfredo Bosi (2006), Massaud Moisés (2004) e Luciana Stegagno Picchio (2004). Em seguida, para análise de Salgueiro, utilizaremos a perspectiva de Luís Bueno (2006), Lúcia Miguel Pereira (1935), Afrânio Coutinho (1995; 2004a), e Rosiane Vieira de Rezende (2007); bem como de Antonio Candido (2010a) e Paulo Franchetti (2012) na comparação entre Salgueiro e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, entre os elementos da estética naturalista. Para desenvolver a análise específica de Crônica da casa assassinada, foram utilizados dos conceitos de dialogismo e polifonia propostos por Mikhail Bakhtin (2015b), a noção de “autor implícito”, de Wayne Booth (1980) e a contextualização de Gilberto Freyre (2004) sobre a decadência do patriarcalismo rural brasileiro. Por fim, a vinculação entre a análise de Salgueiro e Crônica da casa assassinada ocorreu através da categoria estrutural do narrador, pois enquanto Salgueiro é narrado em focalização fixa com o uso da onisciência, em Crônica da casa assassinada ocorre a predominância do romance psicológico que é representado esteticamente pelos vários narradores homodiegéticos. Procuramos mostrar como essa mudança no elemento estrutural contribuiu para consolidar o estilo intimista de Lúcio Cardoso por meio da noção de “polimodalidade focal” proposta por Gérard Genette (1979) e comentada por Vitor Manuel de Aguiar e Silva (2009).In this thesis, we try to show two moments in the novel production of Lúcio Cardoso: the social phase and the intimate style. To delineate these two vertices of the author's production, we selected the novels Salgueiro (1935) and Chronicle of the Murdered House (1959). The first one is approached as a transitional novel from the social phase to the intimate style, and the second one is considered the apex of Cardoso's intimate narrative. In the development of this analysis, we use as a method the dialectical conception between literature and its production context, establishing a relation between aesthetic-formal and social elements, principles of "integrative criticism" proposed by Antonio Candido (2010b). First, we give an overview of the life and work of Lucio Cardoso, as well as a contextualization about the 1930 novel, showing both the regionalist and intimate / psychological aspects from the perspective of literary critics Luís Bueno (2006), Afrânio Coutinho (2004), Antonio Candido (1989), Wilson Martins (2004), Alfredo Bosi (2006), Massaud Moisés (2004) and Luciana Stegagno Picchio (2004). Then, for Salgueiro analysis, we will use the perspective of Luís Bueno (2006), Lúcia Miguel Pereira (1935), Afrânio Coutinho (1995; 2004a), and Rosiane Vieira de Rezende (2007); as well as Antonio Candido (2010a) and Paulo Franchetti (2012) in the comparison between Salgueiro and O Cortiço, by Aluísio Azevedo, among the elements of naturalistic aesthetics. To develop the specific analysis of Chronicle of the murdered house, we used the concepts of dialogism and polyphony proposed by Mikhail Bakhtin (2015b), Wayne Booth's (1980) notion implied author and the contextualization of Gilberto Freyre (2004) on the decadence of Brazilian rural patriarchy. Finally, the link between the analysis of Salgueiro and Chronicle of the murdered house occurred through the structural category of the narrator, because while Salgueiro is narrated in fixed focus with the use of omniscience, Chronicle of the murdered house occurs the predominance of the psychological novel that is represented aesthetically by the various homodiegetic narrators. We try to show how this change in the structural element contributed to consolidate the intimate style of Lúcio Cardoso through the notion of focal polymodality proposed by Gérard Genette (1979) and commented on by Vitor Manuel de Aguiar e Silva (2009).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALúcio CardosoRomance de 1930Romance intimistaNarradorLiteratura brasileiraSocial e intimista - dois vértices da narrativa romanesca de Lúcio Cardoso: um estudo sobre os romances Salgueiro e Crônica da Casa Assassinadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSocialintimistadois_Pinheiro_2019.pdfapplication/pdf1928996https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28076/1/Socialintimistadois_Pinheiro_2019.pdfc567c799dd584a3915b56edd8488912aMD51TEXTSocialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.txtSocialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain321379https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28076/2/Socialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.txt75bfb68382f7eba30af9754ef05e81ddMD52THUMBNAILSocialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.jpgSocialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28076/3/Socialintimistadois_Pinheiro_2019.pdf.jpgf9fbad7e4c1598b2eeea756109d3340eMD53123456789/280762019-12-01 02:30:52.858oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28076Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Nesta tese, procuramos analisar dois momentos da produção romanesca de Lúcio Cardoso: a fase social e o estilo intimista. Para delinear esses dois vértices da produção do autor, selecionamos os romances Salgueiro (1935) e Crônica da casa assassinada (1959). O primeiro é abordado como um romance de transição da fase social para o estilo intimista, e o segundo é considerado o ápice da narrativa intimista de Cardoso. No desenvolvimento desta análise, utilizamos como método a concepção dialética entre a literatura e seu contexto de produção, estabelecendo uma relação entre os elementos estético-formais e os sociais, princípios da “crítica integradora” proposta por Antonio Candido (2010b). Inicialmente, fazemos um panorama sobre a vida e obra de Lúcio Cardoso, bem como uma contextualização sobre romance de 1930, mostrando tanto a vertente regionalista, quanto a intimista/psicológica na perspectiva dos críticos literários Luís Bueno (2006), Afrânio Coutinho (2004), Antonio Candido (1989), Wilson Martins (2004), Alfredo Bosi (2006), Massaud Moisés (2004) e Luciana Stegagno Picchio (2004). Em seguida, para análise de Salgueiro, utilizaremos a perspectiva de Luís Bueno (2006), Lúcia Miguel Pereira (1935), Afrânio Coutinho (1995; 2004a), e Rosiane Vieira de Rezende (2007); bem como de Antonio Candido (2010a) e Paulo Franchetti (2012) na comparação entre Salgueiro e O Cortiço, de Aluísio Azevedo, entre os elementos da estética naturalista. Para desenvolver a análise específica de Crônica da casa assassinada, foram utilizados dos conceitos de dialogismo e polifonia propostos por Mikhail Bakhtin (2015b), a noção de “autor implícito”, de Wayne Booth (1980) e a contextualização de Gilberto Freyre (2004) sobre a decadência do patriarcalismo rural brasileiro. Por fim, a vinculação entre a análise de Salgueiro e Crônica da casa assassinada ocorreu através da categoria estrutural do narrador, pois enquanto Salgueiro é narrado em focalização fixa com o uso da onisciência, em Crônica da casa assassinada ocorre a predominância do romance psicológico que é representado esteticamente pelos vários narradores homodiegéticos. Procuramos mostrar como essa mudança no elemento estrutural contribuiu para consolidar o estilo intimista de Lúcio Cardoso por meio da noção de “polimodalidade focal” proposta por Gérard Genette (1979) e comentada por Vitor Manuel de Aguiar e Silva (2009). |
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