O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27956
Resumo: Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.
id UFRN_801a69d6cf6d5158948e61e20a5621c0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27956
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bittencourt, Gustavo Henrique FerreiraCosta, Maria Helena Braga e Vaz daCosta, Sebastião Guilherme Albano daSilva, Marcel Vieira BarretoCarreiro, Rodrigo Octávio D'AzevedoSilva, Josimey Costa da2019-11-20T00:31:29Z2019-11-20T00:31:29Z2019-06-04BITTENCOURT, Gustavo Henrique Ferreira. O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27956Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.This thesis presupposes the concept of authorship in cinema as core principle for the cultural history of this artistic expressive media. It is assumed that the author is an idealised notion of the imaginary constituted by aesthetic and cultural discussions that involve several speech producer institutions, among which, critics specialised publications, film studies in academia, international film festival circuit and commerce of cinema products. That leads us to a question: how cultural-artistic values are related to techniques for the visibility of works by the market of distribution in order to arouse sensibilities and gain recognition from analysts and viewers? It is proposed, in this study, the connection between a cluster of theoretical and conceptual premisses and the cinematographic thinking which regards to the terms cinephilia, history and theories of cinema, art cinema as an institution and a mode of film practice, authorship marks and star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). The concept of authorship, in this scenario, emerges as an original source of reverberated values that affect the meanings related to notions about art and industry, producing an uncritical interchange between the ideas of the author as either an artistic representation or as a brand for cultural products promotion within the commercial communication business.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCinemaAutoriaCinefiliaStar systemFestivais internacionaisO conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdfapplication/pdf3514197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/1/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf8672d1a592f3c2bcf0d38dd254a0eb9eMD51TEXTGustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.txtGustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain622208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/2/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.txt6ffd25900355c0fc1ea396db76c5116aMD52THUMBNAILGustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.jpgGustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/3/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.jpg31ad5d3738963e03ed9fb5a33ef05cb1MD53123456789/279562019-11-24 02:18:08.806oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27956Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
title O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
spellingShingle O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Autoria
Cinefilia
Star system
Festivais internacionais
title_short O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
title_full O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
title_fullStr O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
title_full_unstemmed O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
title_sort O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema
author Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira
author_facet Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Sebastião Guilherme Albano da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Marcel Vieira Barreto
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Josimey Costa da
contributor_str_mv Silva, Josimey Costa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Cinema
Autoria
Cinefilia
Star system
Festivais internacionais
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Autoria
Cinefilia
Star system
Festivais internacionais
description Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-20T00:31:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-20T00:31:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BITTENCOURT, Gustavo Henrique Ferreira. O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27956
identifier_str_mv BITTENCOURT, Gustavo Henrique Ferreira. O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema. 2019. 229f. Tese (Doutorado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/1/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/2/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27956/3/GustavoHenriqueFerreiraBittencourt_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8672d1a592f3c2bcf0d38dd254a0eb9e
6ffd25900355c0fc1ea396db76c5116a
31ad5d3738963e03ed9fb5a33ef05cb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117632802947072