A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118
Resumo: The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the discrimination it suffers. Our argument is to affirm the omission of the curriculum and the reference resources as far as the racial issue is concerned. Before the singularity of the Brazilian case a country with a slavish background, with serious social unbalance problems, many of them resulting from the racial segregation implemented by that slavish system , this work claims that the preparation of the teachers for dealing with this issue is crucial, since the absence of this preparation leads to the reproduction of the prejudice inside the classroom. This thesis is based on the theory of Pierre Bourdieu on the notion of habitus and symbolic power
id UFRN_803de79dfa6057bb9b83404dcb26080b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14118
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Coelho, Wilma de Nazaré Baiahttp://lattes.cnpq.br/1035616337472088alineguimaraes@hotmail.comKulesza, Wojciech Andrzejhttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175Soares, Eliane Verashttp://lattes.cnpq.br/8991148779865105Marin, Rosa Elizabeth Acevedohttp://lattes.cnpq.br/0087693866786684Ribeiro, Márcia Maria Gurgelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0Germano, José Willington2014-12-17T14:35:47Z2006-08-042014-12-17T14:35:47Z2005-06-30COELHO, Wilma de Nazaré Baia. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989. 2005. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the discrimination it suffers. Our argument is to affirm the omission of the curriculum and the reference resources as far as the racial issue is concerned. Before the singularity of the Brazilian case a country with a slavish background, with serious social unbalance problems, many of them resulting from the racial segregation implemented by that slavish system , this work claims that the preparation of the teachers for dealing with this issue is crucial, since the absence of this preparation leads to the reproduction of the prejudice inside the classroom. This thesis is based on the theory of Pierre Bourdieu on the notion of habitus and symbolic powerO tema de estudo deste trabalho é a formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Ele se ocupa com a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. A tese evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Diante da singularidade do caso brasileiro um país de passado escravista, com graves problemas de desigualdade social, muitos deles oriundos da segregação racial implementada por aquele sistema escravista , este trabalho argumenta ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula. A tese tem como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólicoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoEducaçãoFormação de professoresQuestão racialPreconceitoReproduçãoEducationTeachers formationRacial issuePrejudiceReproductionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWilmaNBC.pdfapplication/pdf917333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/1/WilmaNBC.pdf54c4bcdb2cc7769e996b048a169018e3MD51TEXTWilmaNBC.pdf.txtWilmaNBC.pdf.txtExtracted texttext/plain521157https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/6/WilmaNBC.pdf.txtcd93d317e65bdfcd70066ab7a321a0adMD56THUMBNAILWilmaNBC.pdf.jpgWilmaNBC.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg7791https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/7/WilmaNBC.pdf.jpg8a75455935a0a862b955433034629f9dMD57123456789/141182017-11-01 07:49:42.973oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14118Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T10:49:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
spellingShingle A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
Coelho, Wilma de Nazaré Baia
Educação
Formação de professores
Questão racial
Preconceito
Reprodução
Education
Teachers formation
Racial issue
Prejudice
Reproduction
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_full A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_fullStr A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_full_unstemmed A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_sort A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
author Coelho, Wilma de Nazaré Baia
author_facet Coelho, Wilma de Nazaré Baia
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1035616337472088
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv alineguimaraes@hotmail.com
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Kulesza, Wojciech Andrzej
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Soares, Eliane Veras
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8991148779865105
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Marin, Rosa Elizabeth Acevedo
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0087693866786684
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Ribeiro, Márcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Wilma de Nazaré Baia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Germano, José Willington
contributor_str_mv Germano, José Willington
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Questão racial
Preconceito
Reprodução
topic Educação
Formação de professores
Questão racial
Preconceito
Reprodução
Education
Teachers formation
Racial issue
Prejudice
Reproduction
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Teachers formation
Racial issue
Prejudice
Reproduction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the discrimination it suffers. Our argument is to affirm the omission of the curriculum and the reference resources as far as the racial issue is concerned. Before the singularity of the Brazilian case a country with a slavish background, with serious social unbalance problems, many of them resulting from the racial segregation implemented by that slavish system , this work claims that the preparation of the teachers for dealing with this issue is crucial, since the absence of this preparation leads to the reproduction of the prejudice inside the classroom. This thesis is based on the theory of Pierre Bourdieu on the notion of habitus and symbolic power
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-06-30
dc.date.available.fl_str_mv 2006-08-04
2014-12-17T14:35:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:35:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Wilma de Nazaré Baia. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989. 2005. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118
identifier_str_mv COELHO, Wilma de Nazaré Baia. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989. 2005. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/1/WilmaNBC.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/6/WilmaNBC.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14118/7/WilmaNBC.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54c4bcdb2cc7769e996b048a169018e3
cd93d317e65bdfcd70066ab7a321a0ad
8a75455935a0a862b955433034629f9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832944408166400