A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Lorena.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
Resumo: Este trabalho problematiza a lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade na escola: o caso da Escola „‟Maria Balbina Pereira‟‟ do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. Foram nossos interesses específicos: identificar, a partir de alguns autores, como a História e a cultura afro-brasileira são tratadas no ambiente escolar brasileiro, bem como foi o processo de lutas que desembocou na oficialização da Lei 10.639/03; apresentar o local onde realizamos a nossa pesquisa (histórico, infraestrutura, recursos de apoio didático pedagógico, recursos humanos e Projeto Político Pedagógico), pois consideramos como um conjunto de elementos importante para que tenhamos um melhor conhecimento sobre esse espaço para que, desse modo possamos pensar os sujeitos que o transitam no sentido de produzirem ali conhecimentos; e analisar em seus cotidianos escolares. Buscamos aporte teórico em autores como Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a aplicação dos questionários os estudos realizados permitiram compreender como os mesmos podem colaborar para os diferentes aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a probabilidade de mostrar a população, que a lei 10.639/03 fora do ensino escolar pode incentivar o, aumento do preconceito e discriminação racial; Estereótipos que difama a imagem do negro, pois, apontamos que uma escola sem o ensino de história e cultura Afro-brasileira contribui para uma formação mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Entende-se que, ao utilizar-se constantemente material onde o negro está ligado a situação do escravo, analfabeto, pobre e inferior ao homem branco, leva-nos a entender que a vida do negro foi e deve ser entendida dessa forma, como um ser inferior, ignorante, e que a sua cor é sinônimo de trabalho braçal e escravidão.
id UFCG_9da6127d64eb8bda234fef021d2e21cc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4990
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).Law 10.639 / 03 and its applicability: the case of the "Maria Balbina Pereira" school (Santa Luzia do Cariri-PB).EducaçãoEscola públicaPreconceito racialEducationPublic schoolRacial prejudiceEste trabalho problematiza a lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade na escola: o caso da Escola „‟Maria Balbina Pereira‟‟ do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. Foram nossos interesses específicos: identificar, a partir de alguns autores, como a História e a cultura afro-brasileira são tratadas no ambiente escolar brasileiro, bem como foi o processo de lutas que desembocou na oficialização da Lei 10.639/03; apresentar o local onde realizamos a nossa pesquisa (histórico, infraestrutura, recursos de apoio didático pedagógico, recursos humanos e Projeto Político Pedagógico), pois consideramos como um conjunto de elementos importante para que tenhamos um melhor conhecimento sobre esse espaço para que, desse modo possamos pensar os sujeitos que o transitam no sentido de produzirem ali conhecimentos; e analisar em seus cotidianos escolares. Buscamos aporte teórico em autores como Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a aplicação dos questionários os estudos realizados permitiram compreender como os mesmos podem colaborar para os diferentes aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a probabilidade de mostrar a população, que a lei 10.639/03 fora do ensino escolar pode incentivar o, aumento do preconceito e discriminação racial; Estereótipos que difama a imagem do negro, pois, apontamos que uma escola sem o ensino de história e cultura Afro-brasileira contribui para uma formação mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Entende-se que, ao utilizar-se constantemente material onde o negro está ligado a situação do escravo, analfabeto, pobre e inferior ao homem branco, leva-nos a entender que a vida do negro foi e deve ser entendida dessa forma, como um ser inferior, ignorante, e que a sua cor é sinônimo de trabalho braçal e escravidão.This work problematizes law 10.639 / 03 and its applicability in the school: the case of the School "Maria Balbina Pereira" of the district of Santa Luzia do Cariri-PB. Our specific interests were: to identify, from some authors, how Afro-Brazilian history and culture are treated in the Brazilian school environment, as well as the process of struggles that led to the formalisation of Law 10.639 / 03; (history, infrastructure, didactic pedagogical support resources, human resources and Pedagogical Political Project), as we consider as an important set of elements so that we have a better knowledge about this space so that, in this way, we can to think about the subjects that transpose it in the sense of producing knowledge there; and analyze in their school everyday. We sought theoretical support in authors such as Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). The method used was qualitative research (MINAYO, 1994) and data collection was done through consultation of a general bibliography and the application of the questionnaires the studies carried out allowed to understand how they can collaborate for the different aspects of society , both in the social as well as academic area, since, we have created the probability of showing the population, that the law 10.639 / 03 outside school education can encourage the, increase of prejudice and racial discrimination; Stereotypes that smeared the image of the Negro, therefore, we pointed out that a school without the teaching of Afro-Brazilian history and culture contributes to a formation even if indirectly for the continuity of racial inequality in our country. It is understood that by constantly using material where the Negro is connected to the situation of the slave, illiterate, poor and inferior to the white man, leads us to understand that the life of the Negro was and should be understood in this way, as a to be inferior, ignorant, and that their color is synonymous with manual labor and slavery.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CAVALCANTE NETO, F. T.http://lattes.cnpq.br/4641855432861816SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.RODRIGUES, Lorena.2017-09-212019-07-22T14:18:47Z2019-07-222019-07-22T14:18:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.rodrigueshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990RODRIGUES, Lorena. A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T21:41:29Zoai:localhost:riufcg/4990Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T21:41:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
Law 10.639 / 03 and its applicability: the case of the "Maria Balbina Pereira" school (Santa Luzia do Cariri-PB).
title A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
spellingShingle A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
RODRIGUES, Lorena.
Educação
Escola pública
Preconceito racial
Education
Public school
Racial prejudice
title_short A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
title_full A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
title_fullStr A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
title_full_unstemmed A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
title_sort A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB).
author RODRIGUES, Lorena.
author_facet RODRIGUES, Lorena.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
CAVALCANTE NETO, F. T.
http://lattes.cnpq.br/4641855432861816
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Lorena.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola pública
Preconceito racial
Education
Public school
Racial prejudice
topic Educação
Escola pública
Preconceito racial
Education
Public school
Racial prejudice
description Este trabalho problematiza a lei 10.639/03 e a sua aplicabilidade na escola: o caso da Escola „‟Maria Balbina Pereira‟‟ do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. Foram nossos interesses específicos: identificar, a partir de alguns autores, como a História e a cultura afro-brasileira são tratadas no ambiente escolar brasileiro, bem como foi o processo de lutas que desembocou na oficialização da Lei 10.639/03; apresentar o local onde realizamos a nossa pesquisa (histórico, infraestrutura, recursos de apoio didático pedagógico, recursos humanos e Projeto Político Pedagógico), pois consideramos como um conjunto de elementos importante para que tenhamos um melhor conhecimento sobre esse espaço para que, desse modo possamos pensar os sujeitos que o transitam no sentido de produzirem ali conhecimentos; e analisar em seus cotidianos escolares. Buscamos aporte teórico em autores como Valente (2005), Munanga (1996), Garcia (2007), Felipe (2007), Souza (2008). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a aplicação dos questionários os estudos realizados permitiram compreender como os mesmos podem colaborar para os diferentes aspectos da sociedade, tanto na área social como também acadêmica, uma vez que, criamos a probabilidade de mostrar a população, que a lei 10.639/03 fora do ensino escolar pode incentivar o, aumento do preconceito e discriminação racial; Estereótipos que difama a imagem do negro, pois, apontamos que uma escola sem o ensino de história e cultura Afro-brasileira contribui para uma formação mesmo que de forma indireta para a continuidade da desigualdade racial em nosso país. Entende-se que, ao utilizar-se constantemente material onde o negro está ligado a situação do escravo, analfabeto, pobre e inferior ao homem branco, leva-nos a entender que a vida do negro foi e deve ser entendida dessa forma, como um ser inferior, ignorante, e que a sua cor é sinônimo de trabalho braçal e escravidão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-21
2019-07-22T14:18:47Z
2019-07-22
2019-07-22T14:18:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
RODRIGUES, Lorena. A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.rodrigues
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
identifier_str_mv RODRIGUES, Lorena. A lei 10.639/03 e sua aplicabilidade: o caso da escola "Maria Balbina Pereira" ( Santa Luzia do Cariri-PB). 2017. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381034364928