Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Matheus Câmara da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176
Resumo: O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica.
id UFRN_80aa155ea86ee9d6a6f11d83b539ee3c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47176
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Matheus Câmara dahttp://lattes.cnpq.br/1598505578295805http://lattes.cnpq.br/0898034986319181Carvalho, Haroldo Loguerciohttps://orcid.org/0000-0003-2418-7212http://lattes.cnpq.br/9190627462162920Silva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Batista, Saulo GomesCoelho, Maria da Conceição Guilherme2022-05-11T23:40:40Z2022-05-11T23:40:40Z2021-08-11COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica.El ejercicio de la docencia nos permite numerosas reflexiones que abordan cuestiones relacionadas con la docencia, pero también con el aprendizaje. En este aspecto, para el docente, el alumno adquiere relevancia antes, durante y después de las clases. Este fue el camino que, a través de la enseñanza de la Historia, nos llevó a la siguiente pregunta: ¿por qué el silenciamiento de la Historia Local en el camino educativo y cómo afecta esta situación a la percepción de los estudiantes sobre el Patrimonio Cultural de la ciudad? Yendo más allá, las inquietudes que generó la pregunta anterior nos trajo la construcción del presente trabajo, titulado “OBSERVACIÓN PARA (RE) PENSAR: Centro Náutico, Club Deportivo y el Remo Natal (1900 - 1930) desde la perspectiva de la educación patrimonial en la Docencia De historia." Elegimos como objetivo general operativizar la Historia Local, partiendo de los clubes de remo de Natales Centro Náutico Potengy y Sport Club de Natal en las primeras tres décadas del siglo XX, con el desarrollo de una aplicación educativa para ser utilizada en el contexto de la Historia. enseñando. Y, a partir de ella, se presentaron otros dos objetivos específicos: señalar las posibilidades de utilizar la Historia Local en la enseñanza de la Historia para la construcción de la identidad y el ejercicio de la ciudadanía frente al patrimonio cultural, así como discutir el remo de Natal. y los clubes antes mencionados como espacios de modernidad y segregación. Por tanto, el estudio se realizó a partir del análisis bibliográfico y el manejo de fuentes primarias, como recortes de periódicos, postales y fotografías de manera crítico-reflexiva. Estas acciones dieron como resultado la producción de la aplicación Potiguariando que servirá como material de apoyo para docentes y estudiantes en lo que respecta a la enseñanza y el aprendizaje histórico.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilRemoHistória LocalNatal (Rio Grande do Norte)Ensino de HistóriaEducação básicaRemar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRemarparaepensar_Costa_2021.pdfapplication/pdf4094831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47176/1/Remarparaepensar_Costa_2021.pdf606403f0841256a35908e46f92e0f459MD51123456789/471762022-05-11 20:41:20.997oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47176Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T23:41:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
title Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
spellingShingle Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
Costa, Matheus Câmara da
Remo
História Local
Natal (Rio Grande do Norte)
Ensino de História
Educação básica
title_short Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
title_full Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
title_fullStr Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
title_full_unstemmed Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
title_sort Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
author Costa, Matheus Câmara da
author_facet Costa, Matheus Câmara da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1598505578295805
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0898034986319181
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2418-7212
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9190627462162920
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Roberto Airon
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9014750357327430
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Matheus Câmara da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coelho, Maria da Conceição Guilherme
contributor_str_mv Coelho, Maria da Conceição Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Remo
História Local
Natal (Rio Grande do Norte)
Ensino de História
Educação básica
topic Remo
História Local
Natal (Rio Grande do Norte)
Ensino de História
Educação básica
description O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-11T23:40:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-11T23:40:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176
identifier_str_mv COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47176/1/Remarparaepensar_Costa_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 606403f0841256a35908e46f92e0f459
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117743401500672