Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176 |
Resumo: | O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica. |
id |
UFRN_80aa155ea86ee9d6a6f11d83b539ee3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47176 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Matheus Câmara dahttp://lattes.cnpq.br/1598505578295805http://lattes.cnpq.br/0898034986319181Carvalho, Haroldo Loguerciohttps://orcid.org/0000-0003-2418-7212http://lattes.cnpq.br/9190627462162920Silva, Roberto Aironhttp://lattes.cnpq.br/9014750357327430Batista, Saulo GomesCoelho, Maria da Conceição Guilherme2022-05-11T23:40:40Z2022-05-11T23:40:40Z2021-08-11COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica.El ejercicio de la docencia nos permite numerosas reflexiones que abordan cuestiones relacionadas con la docencia, pero también con el aprendizaje. En este aspecto, para el docente, el alumno adquiere relevancia antes, durante y después de las clases. Este fue el camino que, a través de la enseñanza de la Historia, nos llevó a la siguiente pregunta: ¿por qué el silenciamiento de la Historia Local en el camino educativo y cómo afecta esta situación a la percepción de los estudiantes sobre el Patrimonio Cultural de la ciudad? Yendo más allá, las inquietudes que generó la pregunta anterior nos trajo la construcción del presente trabajo, titulado “OBSERVACIÓN PARA (RE) PENSAR: Centro Náutico, Club Deportivo y el Remo Natal (1900 - 1930) desde la perspectiva de la educación patrimonial en la Docencia De historia." Elegimos como objetivo general operativizar la Historia Local, partiendo de los clubes de remo de Natales Centro Náutico Potengy y Sport Club de Natal en las primeras tres décadas del siglo XX, con el desarrollo de una aplicación educativa para ser utilizada en el contexto de la Historia. enseñando. Y, a partir de ella, se presentaron otros dos objetivos específicos: señalar las posibilidades de utilizar la Historia Local en la enseñanza de la Historia para la construcción de la identidad y el ejercicio de la ciudadanía frente al patrimonio cultural, así como discutir el remo de Natal. y los clubes antes mencionados como espacios de modernidad y segregación. Por tanto, el estudio se realizó a partir del análisis bibliográfico y el manejo de fuentes primarias, como recortes de periódicos, postales y fotografías de manera crítico-reflexiva. Estas acciones dieron como resultado la producción de la aplicación Potiguariando que servirá como material de apoyo para docentes y estudiantes en lo que respecta a la enseñanza y el aprendizaje histórico.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilRemoHistória LocalNatal (Rio Grande do Norte)Ensino de HistóriaEducação básicaRemar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRemarparaepensar_Costa_2021.pdfapplication/pdf4094831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47176/1/Remarparaepensar_Costa_2021.pdf606403f0841256a35908e46f92e0f459MD51123456789/471762022-05-11 20:41:20.997oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47176Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-11T23:41:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
title |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
spellingShingle |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História Costa, Matheus Câmara da Remo História Local Natal (Rio Grande do Norte) Ensino de História Educação básica |
title_short |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
title_full |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
title_fullStr |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
title_full_unstemmed |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
title_sort |
Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História |
author |
Costa, Matheus Câmara da |
author_facet |
Costa, Matheus Câmara da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1598505578295805 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0898034986319181 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2418-7212 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9190627462162920 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9014750357327430 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Batista, Saulo Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Matheus Câmara da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Maria da Conceição Guilherme |
contributor_str_mv |
Coelho, Maria da Conceição Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Remo História Local Natal (Rio Grande do Norte) Ensino de História Educação básica |
topic |
Remo História Local Natal (Rio Grande do Norte) Ensino de História Educação básica |
description |
O exercício da docência nos possibilita inúmeras reflexões que abordam questões relacionadas ao ensinar, mas, também, ao aprender. Nesse aspecto, para o docente, o aluno passa a ter relevância antes, durante e após as aulas. Foi esse o caminho, que pelo ensino de História, nos levou ao seguinte questionamento: por que o silenciamento da História Local no percurso formativo e como tal situação afeta a percepção dos alunos frente ao Patrimônio Cultural da cidade? Indo além, as inquietações que a pergunta anterior gerou nos trouxe a construção do presente trabalho, intitulado de “REMAR PARA (RE)PENSAR: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900 – 1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História.” Elegemos como objetivo geral operacionalizar a História Local, a partir dos clubes de remo natalenses Centro Náutico Potengy e Sport Club de Natal nas três primeiras décadas do século XX, com o desenvolvimento de um aplicativo educacional para ser usado no âmbito do ensino de História. E, a partir dele, outros dois objetivos específicos foram apresentados: apontar as possibilidades do uso da História Local no ensino de História para a construção de identidade e exercício da cidadania frente ao patrimônio cultural, bem como, discutir o remo natalense e os clubes citados como espaços de modernidade e segregação. Para tanto, o estudo realizou-se a partir de análise bibliográfica e manejo de fontes primárias, como recorte de jornais, postais e fotografias de maneira crítico-reflexiva. Essas ações resultaram na produção do aplicativo Potiguariando que servirá como material de apoio para professores e alunos no que se refere ao ensino e aprendizagem histórica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-11T23:40:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-11T23:40:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176 |
identifier_str_mv |
COSTA, Matheus Câmara da. Remar para (re)pensar: Centro Náutico, Sport Club e o remo natalense (1900-1930) sob a ótica da educação patrimonial no Ensino de História. 2021. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47176/1/Remarparaepensar_Costa_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
606403f0841256a35908e46f92e0f459 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117743401500672 |