Escritura nômade e tédio em "Harmada", de João Gilberto Noll
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20272 |
Resumo: | No contexto das produções poéticas da modernidade e da pós-modernidade (HUTCHEON, 1999), este trabalho, a partir da noção de nomadismo (DELEUZE, 2012), conjuntamente com a noção de escritura do filósofo Derrida (2009), tem como escopo estudar no romance Harmada (1993), do artista João Gilberto Noll, o aspecto da escritura nômade nolliana e do tédio no sentido da desconstrução do modelo romanesco. A narrativa em foco instaura uma ficção em trânsito, promovidos pelos nomadismos da escritura do narrador errante que, na constituição da obra, vai se destecendo ao desenrolar da linguagem, numa trama que invade o corpo dos personagens repletos de tédio e estrangeiros de si mesmos, moventes nas espacialidades fragmentadas e fluídas do narrar. Nessa perspectiva, a pesquisa circunscreve-se com fundamentação teórico-metodológica no horizonte das discussões pós-estruturalistas, concernentes aos pensadores-teóricos- críticos: Derrida (2009), Deleuze (1995), Foucault (1996; 2001), Barthes (1977), Svendsen (2006). Neste horizonte de compreensão crítica, a escritura nomádica de Harmada entrelaça-se em três movimentos: primeiro, na linguagem do autor; segundo, nos personagens, levando o narrador-protagonista, sem nome, a viver contundentes crises e dolorosas ambiguidades existenciais, colocadas através da metáfora do artista fracassado sob o signo da “falta”, enquanto busca de outros modos artísticos possíveis de ser e estar no mundo; e, por último, a instância de leitura nômade como efeito de presentificação (GUMBRECHT, 2010) para uma experimentação do leitor. Por fim, nosso trabalho aborda a relação entre a escritura nomádica e a experiência do tédio como potência estratégica do fazer literatura nas artes de Noll. |
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20272No contexto das produções poéticas da modernidade e da pós-modernidade (HUTCHEON, 1999), este trabalho, a partir da noção de nomadismo (DELEUZE, 2012), conjuntamente com a noção de escritura do filósofo Derrida (2009), tem como escopo estudar no romance Harmada (1993), do artista João Gilberto Noll, o aspecto da escritura nômade nolliana e do tédio no sentido da desconstrução do modelo romanesco. A narrativa em foco instaura uma ficção em trânsito, promovidos pelos nomadismos da escritura do narrador errante que, na constituição da obra, vai se destecendo ao desenrolar da linguagem, numa trama que invade o corpo dos personagens repletos de tédio e estrangeiros de si mesmos, moventes nas espacialidades fragmentadas e fluídas do narrar. Nessa perspectiva, a pesquisa circunscreve-se com fundamentação teórico-metodológica no horizonte das discussões pós-estruturalistas, concernentes aos pensadores-teóricos- críticos: Derrida (2009), Deleuze (1995), Foucault (1996; 2001), Barthes (1977), Svendsen (2006). Neste horizonte de compreensão crítica, a escritura nomádica de Harmada entrelaça-se em três movimentos: primeiro, na linguagem do autor; segundo, nos personagens, levando o narrador-protagonista, sem nome, a viver contundentes crises e dolorosas ambiguidades existenciais, colocadas através da metáfora do artista fracassado sob o signo da “falta”, enquanto busca de outros modos artísticos possíveis de ser e estar no mundo; e, por último, a instância de leitura nômade como efeito de presentificação (GUMBRECHT, 2010) para uma experimentação do leitor. Por fim, nosso trabalho aborda a relação entre a escritura nomádica e a experiência do tédio como potência estratégica do fazer literatura nas artes de Noll.In the context of poetic productions of modernity and postmodernity (Hutcheon, 1999), this paper, from the concept of nomadism (Deleuze, 2012), together with the philosopher Derrida's notion of writing (2009), has the objective to study Harmada the novel (1993), written by artist Joao Gilberto Noll, the aspect of Nolliana nomadic scripture and boredom towards deconstruction of the Romanesque style. The narrative focus on introducing a transit fiction, promoted by nomadisms scripture of the wandering narrator who, in the work constitution, will the conduct of language, a plot that invades the body of the characters full of boredom and foreigners themselves, moving in fragmented and fluid spatiality of narrating. In this perspective, the research is limited with theoretical and methodological foundation in poststructuralist discussions in relation to considerations of literary aesthetics and concerning the thinkers-teóricos- critics: Derrida (2009), Deleuze (1995), Foucault (1996, 2001), Barthes (1977), Svendsen (2006). Against the background of critical understanding, the nomadic writing Harmada interlace in three stages: first, in the author's language; Second, the characters, the narrator-protagonist leading, unnamed, living overwhelming crises and painful existential ambiguity, placed through the artist's metaphor failed under the sign of "missing" while searching for other possible artistic ways of being in the world; and, finally, the nomadic reading instance as presentification effect (GUMBRECHT, 2010) for a reader experimentation. Finally, our work addresses the relationship between the nomadic scripture and the experience of boredom as a strategic power in the literature do Noll gear.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAJoão Gilberto NollHarmadaEscrituraTédioNomadismoEscritura nômade e tédio em "Harmada", de João Gilberto Nollinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdfFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdfapplication/pdf1117605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20272/1/FranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf0a3021e58cd877d2239db08b67cea45fMD51TEXTFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.txtFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain328129https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20272/6/FranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.txtb427f50f203bf671e690c58f3739ce00MD56THUMBNAILFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.jpgFranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2023https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20272/7/FranciscoLeandroTorres_DISSERT.pdf.jpg5d699663211e5bc316a282dfbb0def39MD57123456789/202722017-11-03 12:55:33.511oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20272Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T15:55:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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