Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitt, Kátia Celyane Farias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883
Resumo: Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre técnicas de preparação do ator e da atriz no contexto da ficção televisiva, linguagem popularmente difundida em nosso país, porém pouco estudada sob o prisma da atuação. A investigação partiu da experiência da autora na direção de teledramaturgia do programa Ciência Aberta, produzido pela TV UFPB, o qual aborda a relação entre o conhecimento científico e o saber popular utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia, respectivamente, em uma estética que revela o processo de criação dos atores e atrizes a partir da metalinguagem. Propôs-se, então, um diálogo com estudos teóricos das áreas do cinema, do teatro e da televisão, lançando um olhar sobre as relações de fronteira e contaminação que se estabelecem entre elas, especificamente no tocante às técnicas de atuação. Realizou-se ainda uma interlocução com entrevistas cedidas por atores, atrizes, diretora de televisão e preparadora de atores, em busca de um entendimento sobre as relações entre ator/atriz e câmera e seus desdobramentos na criação artística em televisão. A etapa prática da pesquisa consistiu na realização de uma oficina realizada com estudantes dos cursos de Teatro, Cinema, Rádio e Tv e Mídias Digitais da UFPB, além de atores e atrizes da cidade, e resultou na construção do primeiro episódio da segunda temporada do programa Ciência Aberta, no qual se busca a radicalização do que já fora proposto na primeira temporada do programa: o aprofundamento e explicitação dos processos de criação do ator e da atriz, os modos de produção audiovisual, as metodologias e conceitos de suporte da criação. Nortearam este trabalho os autores Arlindo Machado, que explana sobre o universo do audiovisual, Jackeline Nacache, que concentra sua pesquisa no ator/atriz de cinema, Constantin Stanislavski, cujos estudos sobre o ator/atriz são a base para diversas técnicas de atuação, seja no teatro ou no cinema, e Walmeri Ribeiro, que aborda a relação de co-criação do ator/atriz no audiovisual. Pretendeu-se com esta pesquisa contribuir para a reflexão e discussão sobre a formação do ator e como as artes cênicas se integram aos modos de produção na televisão brasileira contemporânea, em particular, no âmbito da atuação para a câmera.
id UFRN_820b5f99af1fd38df02c13227f943b36
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24883
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Schmitt, Kátia Celyane Fariashttp://lattes.cnpq.br/6740875824292091http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/5443015479907169Ribeiro, Walmeri Kellenhttp://lattes.cnpq.br/0042351447296584Araújo, José Sávio de Oliveira2018-03-16T18:18:31Z2018-03-16T18:18:31Z2017-03-08SCHMITT, Kátia Celyane Farias. Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB. 2017. 233f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre técnicas de preparação do ator e da atriz no contexto da ficção televisiva, linguagem popularmente difundida em nosso país, porém pouco estudada sob o prisma da atuação. A investigação partiu da experiência da autora na direção de teledramaturgia do programa Ciência Aberta, produzido pela TV UFPB, o qual aborda a relação entre o conhecimento científico e o saber popular utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia, respectivamente, em uma estética que revela o processo de criação dos atores e atrizes a partir da metalinguagem. Propôs-se, então, um diálogo com estudos teóricos das áreas do cinema, do teatro e da televisão, lançando um olhar sobre as relações de fronteira e contaminação que se estabelecem entre elas, especificamente no tocante às técnicas de atuação. Realizou-se ainda uma interlocução com entrevistas cedidas por atores, atrizes, diretora de televisão e preparadora de atores, em busca de um entendimento sobre as relações entre ator/atriz e câmera e seus desdobramentos na criação artística em televisão. A etapa prática da pesquisa consistiu na realização de uma oficina realizada com estudantes dos cursos de Teatro, Cinema, Rádio e Tv e Mídias Digitais da UFPB, além de atores e atrizes da cidade, e resultou na construção do primeiro episódio da segunda temporada do programa Ciência Aberta, no qual se busca a radicalização do que já fora proposto na primeira temporada do programa: o aprofundamento e explicitação dos processos de criação do ator e da atriz, os modos de produção audiovisual, as metodologias e conceitos de suporte da criação. Nortearam este trabalho os autores Arlindo Machado, que explana sobre o universo do audiovisual, Jackeline Nacache, que concentra sua pesquisa no ator/atriz de cinema, Constantin Stanislavski, cujos estudos sobre o ator/atriz são a base para diversas técnicas de atuação, seja no teatro ou no cinema, e Walmeri Ribeiro, que aborda a relação de co-criação do ator/atriz no audiovisual. Pretendeu-se com esta pesquisa contribuir para a reflexão e discussão sobre a formação do ator e como as artes cênicas se integram aos modos de produção na televisão brasileira contemporânea, em particular, no âmbito da atuação para a câmera.This research sought to deepen the studies about the actor's creative process in fiction on the television context, this popularly known language, but still poorly studied under the actor´s point of view. This investigation has departed from the author´s experience as director of teledramaturgy at the Ciência Aberta show, produced by TV UFPB. This show approaches the relationship between scientific and popular knowledge using journalistic and teledramaturgic language respectively, in an aesthetic that reveals actor´s creative process through metalanguage. Therefore, has proposed to the dialogue with the theoretical studies in the fields of cinema, theatre, and television, attempting to enlighten their frontiers of relation and contamination, specifically, in the actor's preparation technique. It has also performed an interlocution that attends interviews with television´s actors and directors as well as experiences reports to search an understanding about the relationship between actor\camera and its developments in television artistic creation. The practical stage of the research has carried out a workshop held with actors and students enrolled in theatre course of UFPB, that has resulted in the construction of the Ciência Aberta show's first episode of the second season, which has sought to radicalize what has been proposed in the first season of the show: the deepening and explanation of the creative process of the actor, modes of audiovisual production, methodologies and support concepts of creation. This work was conceptually guided by the authors Arlindo Machado, who explains about the audiovisual world, Jackeline Nacache, that focuses on cinema‟s actors and actresses, Constantin Stanislavski, whose studies on the actor are the base for several techniques of acting both in theater and cinema, and Walmeri Ribeiro, which addresses the actor's co-creation relationship in the audiovisual. With this research, we have intended to contribute to the reflection and discussion about the actor´s formation and the production modes in Brazilian contemporary television, particularly in the context of acting for the camera.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICASPreparação do atorProcessos de criaçãoTelevisãoAudiovisualAtorExperiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.txtExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain640858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/2/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.txt50059ad86a3799a932fec6b9f3c935f8MD52THUMBNAILExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.jpgExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/3/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.jpg1b7d1a80823c631345e0910010db1a0fMD53TEXTExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.txtExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain640858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/2/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.txt50059ad86a3799a932fec6b9f3c935f8MD52THUMBNAILExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.jpgExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5339https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/3/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.jpg1b7d1a80823c631345e0910010db1a0fMD53ORIGINALExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdfExperiênciasCriacaoCênica_Schmitt_2017.pdfapplication/pdf5402889https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/1/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf0fcf8ef3f13b849e8b2fc80d84f50410MD51123456789/248832022-11-07 19:29:36.971oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24883Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-07T22:29:36Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
spellingShingle Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
Schmitt, Kátia Celyane Farias
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Preparação do ator
Processos de criação
Televisão
Audiovisual
Ator
title_short Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_full Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_fullStr Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_full_unstemmed Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
title_sort Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB
author Schmitt, Kátia Celyane Farias
author_facet Schmitt, Kátia Celyane Farias
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6740875824292091
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5026604704788382
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ribeiro, Walmeri Kellen
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0042351447296584
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitt, Kátia Celyane Farias
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5443015479907169
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, José Sávio de Oliveira
contributor_str_mv Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Araújo, José Sávio de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES CÊNICAS
Preparação do ator
Processos de criação
Televisão
Audiovisual
Ator
dc.subject.por.fl_str_mv Preparação do ator
Processos de criação
Televisão
Audiovisual
Ator
description Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre técnicas de preparação do ator e da atriz no contexto da ficção televisiva, linguagem popularmente difundida em nosso país, porém pouco estudada sob o prisma da atuação. A investigação partiu da experiência da autora na direção de teledramaturgia do programa Ciência Aberta, produzido pela TV UFPB, o qual aborda a relação entre o conhecimento científico e o saber popular utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia, respectivamente, em uma estética que revela o processo de criação dos atores e atrizes a partir da metalinguagem. Propôs-se, então, um diálogo com estudos teóricos das áreas do cinema, do teatro e da televisão, lançando um olhar sobre as relações de fronteira e contaminação que se estabelecem entre elas, especificamente no tocante às técnicas de atuação. Realizou-se ainda uma interlocução com entrevistas cedidas por atores, atrizes, diretora de televisão e preparadora de atores, em busca de um entendimento sobre as relações entre ator/atriz e câmera e seus desdobramentos na criação artística em televisão. A etapa prática da pesquisa consistiu na realização de uma oficina realizada com estudantes dos cursos de Teatro, Cinema, Rádio e Tv e Mídias Digitais da UFPB, além de atores e atrizes da cidade, e resultou na construção do primeiro episódio da segunda temporada do programa Ciência Aberta, no qual se busca a radicalização do que já fora proposto na primeira temporada do programa: o aprofundamento e explicitação dos processos de criação do ator e da atriz, os modos de produção audiovisual, as metodologias e conceitos de suporte da criação. Nortearam este trabalho os autores Arlindo Machado, que explana sobre o universo do audiovisual, Jackeline Nacache, que concentra sua pesquisa no ator/atriz de cinema, Constantin Stanislavski, cujos estudos sobre o ator/atriz são a base para diversas técnicas de atuação, seja no teatro ou no cinema, e Walmeri Ribeiro, que aborda a relação de co-criação do ator/atriz no audiovisual. Pretendeu-se com esta pesquisa contribuir para a reflexão e discussão sobre a formação do ator e como as artes cênicas se integram aos modos de produção na televisão brasileira contemporânea, em particular, no âmbito da atuação para a câmera.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-16T18:18:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-16T18:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHMITT, Kátia Celyane Farias. Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB. 2017. 233f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883
identifier_str_mv SCHMITT, Kátia Celyane Farias. Experiências de criação cênica com atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB. 2017. 233f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/2/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/3/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/2/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/3/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24883/1/Experi%c3%aanciasCriacaoC%c3%aanica_Schmitt_2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50059ad86a3799a932fec6b9f3c935f8
1b7d1a80823c631345e0910010db1a0f
50059ad86a3799a932fec6b9f3c935f8
1b7d1a80823c631345e0910010db1a0f
0fcf8ef3f13b849e8b2fc80d84f50410
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117883086503936