Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Edilberto Luís Lemes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51258
Resumo: Compreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.
id UFRN_82288f258ec3aaff62bedbefd42b2ec4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51258
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Garcia, Edilberto Luís Lemeshttp://lattes.cnpq.br/4986840457438518https://orcid.org/0000-0003-2693-877Xhttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Malcher, Grazielle Tavareshttps://orcid.org/0000-0001-9047-2068http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Castro, Kesia Kelly Vieira deFreire, Melquesedeque da Silva2023-02-10T19:04:19Z2023-02-10T19:04:19Z2022-11-30GARCIA, Edilberto Luís Lemes. Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51258Compreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.Taking into account the importance of linking scientific knowledge, everyday life and school context, approaching social relevant issues is increasingly necessary in order to enhance science teaching and learning, generally, and chemistry in particular. The present research proposal aimed design of an educational video approaching aspects of the problem of the use and disposal of used cooking oil, its environmental impacts, the benefits and costs of recycling this waste, taking into account students' day-to-day experience, chemical knowledge, industrial context and environmental aspects. The study was divided into three general steps: bibliographic review in order to come near to the study object; data collection and organization for designing of an initial version of the audiovisual resource; evaluation of pros and cons of the educational video designed. The first step was useful to defining theoretical framework, taking into account information gathered from didactic experiences published in the literature of the area on the subject object of this work and, especially, categories and guidelines for designing of video scripts presented by authors who produce in that research area, specifically, educational videos; secondly, it was considered the collection of a group of information – about a project under development in a school context, interviews and photographic records of a technical visit to an oil recycling industry – which were gathered and linked, enabling making of the audiovisual material. In order to gather empirical data that contribute for enhancing the Educational Resource proposal, the third step considers carrying out a survey on the perception and opinion of both High School students and teachers about the initial version of the educational video. Finally, it seeks to gather information about didactic-pedagogical potential of the Educational Resource. Findings demonstrate promising advantages of the didactic material designed, mainly, for bringing together different facets of the problem addressed in a single resource, and allowing a relative ease of access and use in diverse scenarios and teaching settings. The data collection of the last step of the research was useful to get new elements to the final version of the Educational Video proposal, contributing to the constitution of a potential didactic resource that can be used in different educational contexts with different pedagogical purposes, in order to enrich the chemistry teaching and learning process and favor the construction of broader knowledge and better-founded attitudes on the addressed topic.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAQuímicaVídeo educativoReciclagem de óleo de frituraEnsino contextualizadoProdução de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de friturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaovideoeducativo_Garcia_2022.pdfapplication/pdf1732931https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51258/1/Producaovideoeducativo_Garcia_2022.pdf859444a5a4cf41ea664efd054bbeb219MD51123456789/512582023-02-10 16:05:12.089oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T19:05:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
title Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
spellingShingle Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
Garcia, Edilberto Luís Lemes
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Química
Vídeo educativo
Reciclagem de óleo de fritura
Ensino contextualizado
title_short Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
title_full Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
title_fullStr Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
title_full_unstemmed Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
title_sort Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura
author Garcia, Edilberto Luís Lemes
author_facet Garcia, Edilberto Luís Lemes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4986840457438518
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2693-877X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0358064729580858
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9047-2068
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519960290535334
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Castro, Kesia Kelly Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Edilberto Luís Lemes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
contributor_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Química
Vídeo educativo
Reciclagem de óleo de fritura
Ensino contextualizado
dc.subject.por.fl_str_mv Química
Vídeo educativo
Reciclagem de óleo de fritura
Ensino contextualizado
description Compreendendo a importância de se estabelecer diálogos entre os conhecimentos científicos construídos, a realidade cotidiana e o contexto da escola básica, a abordagem didática de temas socialmente relevantes é cada vez mais necessária em vista de enriquecer os processos de ensino e aprendizagem de ciências, de modo geral, e de química, em particular. A presente proposta de pesquisa teve como objetivo central a produção de um material didático, em forma de vídeo educativo, que abordasse aspectos da problemática do uso e descarte do óleo de fritura, seus impactos ambientais, os benefícios e custos da reciclagem desse resíduo, aproximando, desse modo, elementos da experiência do dia-a-dia dos estudantes, do conhecimento químico, do contexto industrial e da conscientização ambiental. O percurso metodológico da pesquisa foi organizado em três etapas gerais: exame de fontes bibliográficas para a aproximação ao objeto de estudo; coleta e organização de dados para a produção de uma versão inicial do recurso audiovisual; avaliação das potencialidades e limites do Produto Educacional elaborado. A primeira etapa contribuiu para a definição do aporte teórico da investigação, levando em conta relatos de experiências didáticas publicadas na literatura da área sobre o tema objeto deste trabalho e, especialmente, categorias e diretrizes para a produção de roteiros de vídeos apresentadas por autores que produzem na linha de pesquisa de materiais didáticos, especificamente, de vídeos educativos; a segunda etapa considerou a coleta de um conjunto de informações – sobre um projeto em desenvolvimento no contexto escolar, entrevistas e registros fotográficos de visita técnica a uma indústria de reciclagem de óleo – as quais foram reunidas e articuladas viabilizando a elaboração do material audiovisual. A fim de obter dados empíricos que contribuíssem para a validação do Produto Educacional e enriquecimento da proposta, a terceira etapa da investigação considerou a realização de um levantamento de dados empíricos sobre a percepção e opinião de estudantes e professores da Escola Básica acerca da versão inicial do vídeo educativo. Essa última etapa buscou levantar indícios do potencial didático-pedagógico do Produto Educacional. Os resultados demonstram promissoras vantagens do material didático produzido, sobretudo, por reunir e concentrar em um único recurso diferentes dimensões do problema abordado, e permitir uma relativa facilidade de acesso e uso em cenários e modalidades de ensino diversificadas. O levantamento de dados da terceira etapa da pesquisa acrescentou elementos que foram considerados para a elaboração da versão final da proposta de Produto Educacional, colaborando para a constituição de um potencial recurso didático que poderá ser utilizado em contextos educativos diversos com distintos propósitos pedagógicos, de modo a enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de química e favorecer a construção de conhecimentos mais amplos e atitudes mais bem fundamentadas sobre o tema explorado.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T19:04:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-10T19:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARCIA, Edilberto Luís Lemes. Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51258
identifier_str_mv GARCIA, Edilberto Luís Lemes. Produção de um vídeo educativo abordando o processo de reciclagem do óleo de fritura. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 66f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51258/1/Producaovideoeducativo_Garcia_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 859444a5a4cf41ea664efd054bbeb219
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117736443150336