Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254 |
Resumo: | As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema. |
id |
UFRN_8244d00b8ba38492e6a22a4c29446b54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51254 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Willianne Kelle Tavareshttp://lattes.cnpq.br/2609493909885103https://orcid.org/0000-0003-2693-877Xhttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Farias, Carmen Roselaine de OliveiraAraújo, Magnólia Fernandes Florêncio dehttps://orcid.org/0000-0001-8811-7921http://lattes.cnpq.br/4511989641459455Freire, Melquesedeque da Silva2023-02-10T17:16:18Z2023-02-10T17:16:18Z2022-11-25SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.Historically, vaccines have been successfully used to control and eradication of epidemics and pandemics and, therefore, essential to public health and individual and collective well-being. On the other hand, hesitation and anti-vaccine movements such as, Brazil’s 1904 Vaccine Revolt and currently in the Covid-19 pandemic, influence vaccination coverage rates and bring other concerns regarding to social and educational aspects. Thus, this work aimed to understand aspects of the anti-vaccine movement and its implications for Science Teaching, based on a dialogic examination literature data and biological sciences undergraduates’ perception on this issue. A literature review on the subject was crucial to define the theoretical framework to approach our study and also pointed out its multifaceted character. In order to gather empirical data that could support the analysis, an educational intervention was carried out in a remote teaching scenario with biological sciences undergraduates at Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Discursive interactions during the meetings were recorded in audio and video subsequently analyzed by using Textual Discourse Analysis. Findings suggest that undergraduates recognize the importance of vaccines and its immunological action, the potential influences that affect vaccines decisionmaking, misunderstanding as a factor of vaccine acceptance or rejection, and that science teachers have a relevant social role regards to this issue. Nevertheless, historical, epistemological and nature of science aspects related to the topic addressed were least evident from the perspective of the participants’ analysis, highlighting the need for problematizing these issues in both science teaching and teacher education, in view of contribute to building of a wider knowledge about vaccination and on how well-founded decisions can be made on the subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAVacinasMovimento antivacinaEnsino de ciênciasMovimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMovimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdfapplication/pdf2196411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51254/1/Movimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdf653cadba27adafa9b8c415c21071becdMD51123456789/512542023-02-10 14:16:49.448oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T17:16:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
title |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
spellingShingle |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas Silva, Willianne Kelle Tavares CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Vacinas Movimento antivacina Ensino de ciências |
title_short |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
title_full |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
title_fullStr |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
title_sort |
Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas |
author |
Silva, Willianne Kelle Tavares |
author_facet |
Silva, Willianne Kelle Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2609493909885103 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2693-877X |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0358064729580858 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Farias, Carmen Roselaine de Oliveira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8811-7921 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4511989641459455 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Willianne Kelle Tavares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Melquesedeque da Silva |
contributor_str_mv |
Freire, Melquesedeque da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Vacinas Movimento antivacina Ensino de ciências |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vacinas Movimento antivacina Ensino de ciências |
description |
As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-11-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T17:16:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-10T17:16:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254 |
identifier_str_mv |
SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51254/1/Movimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
653cadba27adafa9b8c415c21071becd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832920014094336 |