Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Willianne Kelle Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254
Resumo: As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.
id UFRN_8244d00b8ba38492e6a22a4c29446b54
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51254
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Willianne Kelle Tavareshttp://lattes.cnpq.br/2609493909885103https://orcid.org/0000-0003-2693-877Xhttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Farias, Carmen Roselaine de OliveiraAraújo, Magnólia Fernandes Florêncio dehttps://orcid.org/0000-0001-8811-7921http://lattes.cnpq.br/4511989641459455Freire, Melquesedeque da Silva2023-02-10T17:16:18Z2023-02-10T17:16:18Z2022-11-25SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.Historically, vaccines have been successfully used to control and eradication of epidemics and pandemics and, therefore, essential to public health and individual and collective well-being. On the other hand, hesitation and anti-vaccine movements such as, Brazil’s 1904 Vaccine Revolt and currently in the Covid-19 pandemic, influence vaccination coverage rates and bring other concerns regarding to social and educational aspects. Thus, this work aimed to understand aspects of the anti-vaccine movement and its implications for Science Teaching, based on a dialogic examination literature data and biological sciences undergraduates’ perception on this issue. A literature review on the subject was crucial to define the theoretical framework to approach our study and also pointed out its multifaceted character. In order to gather empirical data that could support the analysis, an educational intervention was carried out in a remote teaching scenario with biological sciences undergraduates at Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Discursive interactions during the meetings were recorded in audio and video subsequently analyzed by using Textual Discourse Analysis. Findings suggest that undergraduates recognize the importance of vaccines and its immunological action, the potential influences that affect vaccines decisionmaking, misunderstanding as a factor of vaccine acceptance or rejection, and that science teachers have a relevant social role regards to this issue. Nevertheless, historical, epistemological and nature of science aspects related to the topic addressed were least evident from the perspective of the participants’ analysis, highlighting the need for problematizing these issues in both science teaching and teacher education, in view of contribute to building of a wider knowledge about vaccination and on how well-founded decisions can be made on the subject.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAVacinasMovimento antivacinaEnsino de ciênciasMovimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMovimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdfapplication/pdf2196411https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51254/1/Movimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdf653cadba27adafa9b8c415c21071becdMD51123456789/512542023-02-10 14:16:49.448oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51254Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-10T17:16:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
title Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
spellingShingle Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
Silva, Willianne Kelle Tavares
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Vacinas
Movimento antivacina
Ensino de ciências
title_short Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
title_full Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
title_fullStr Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
title_full_unstemmed Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
title_sort Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas
author Silva, Willianne Kelle Tavares
author_facet Silva, Willianne Kelle Tavares
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2609493909885103
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2693-877X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0358064729580858
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Farias, Carmen Roselaine de Oliveira
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8811-7921
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4511989641459455
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Willianne Kelle Tavares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
contributor_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Vacinas
Movimento antivacina
Ensino de ciências
dc.subject.por.fl_str_mv Vacinas
Movimento antivacina
Ensino de ciências
description As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T17:16:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-10T17:16:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254
identifier_str_mv SILVA, Willianne Kelle Tavares. Movimento antivacina e o ensino de ciências: caracterização de aspectos históricos, sociais e percepções de licenciandos em ciências biológicas. Orientador: Melquesedeque da Silva Freire. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51254/1/Movimentoantivacinaensino_Silva_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 653cadba27adafa9b8c415c21071becd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832920014094336