Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28422
Resumo: O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo construir um curso à distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que, procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.
id UFRN_82ce352b7dd36d0f597610020bca6bd8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28422
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nunes, Lorena Fernanda Silva de OliveiraMedeiros, Soraya Maria deCavalcante, Rosangela DinizValença, Cecilia Nogueira2020-02-05T21:23:19Z2020-02-05T21:23:19Z2019-12-17NUNES, Lorena Fernanda Silva de Oliveira. Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28422O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo construir um curso à distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que, procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.The advent of new Communication and Information Technologies establishes the emergence of educational strategies consistent with the current transformations, presenting impacts on the world of work, a productive scenario for the realization of educational practices. The distance education offered by Virtual Learning Environments is a relevant educational strategy for the Permanent Education of the nursing team, as it allows for time flexibility, the transposition of geographical barriers and the opportunity for digital inclusion. Thus, the proposal of building an educational technology on bladder catheterization for the qualification of the nursing team, based on the gap identified in a public health service, emerged. The study aims to describe the construction of a distance course on bladder catheterization for nursing. This is a methodological study for the construction of a technology-mediated educational instrument, developed according to the methodological framework of Pasquali Psychometry. The study is in line with the ethical precepts established by the National Health Council and was approved by the opinion of the Research Ethics Committee, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. The construction of the distance learning course proved to be a challenging experience, since it was sought to develop it with high methodological rigor, considering the constructivist perspectives of education, such as problematization and meaningful learning. Given the use of educational technologies in continuing education, it is concluded that the study may contribute to improve nursing care, aiming at patient safety. The validation of educational technology is suggested later.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEducação permanenteCateterismo urinárioEducação a distânciaConstrução de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagemConstruction of an educational technology on bladder catheterization for nursinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstrucaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.txtConstrucaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain192599https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/2/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.txte5728c8bc19ac1996c4397ecf6819be3MD52THUMBNAILConstrucaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.jpgConstrucaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/3/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.jpg7016a6684563b8abde6930732c691cceMD53ORIGINALConstrucaocursodistancia_Nunes_2019.pdfapplication/pdf1210086https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/1/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf5aba98388f8fb2a3daa8e034f7101dabMD51123456789/284222020-02-09 04:28:20.704oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:28:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Construction of an educational technology on bladder catheterization for nursing
title Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
spellingShingle Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Educação permanente
Cateterismo urinário
Educação a distância
title_short Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
title_full Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
title_fullStr Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
title_full_unstemmed Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
title_sort Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem
author Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira
author_facet Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Soraya Maria de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cavalcante, Rosangela Diniz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Lorena Fernanda Silva de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valença, Cecilia Nogueira
contributor_str_mv Valença, Cecilia Nogueira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Educação permanente
Cateterismo urinário
Educação a distância
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Cateterismo urinário
Educação a distância
description O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo construir um curso à distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que, procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-05T21:23:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-05T21:23:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Lorena Fernanda Silva de Oliveira. Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28422
identifier_str_mv NUNES, Lorena Fernanda Silva de Oliveira. Construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. 2019. 111f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/2/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/3/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28422/1/Construcaocursodistancia_Nunes_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e5728c8bc19ac1996c4397ecf6819be3
7016a6684563b8abde6930732c691cce
5aba98388f8fb2a3daa8e034f7101dab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832727378100224