eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45659 |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu a partir de uma experiência, desenvolvida na prática docente na Educação Infantil, em uma escola privada da cidade de Natal, usando o eLearning como estratégia inovadora, para a continuidade do processo educativo em tempos de pandemia. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira diz respeito à utilização adequada das tecnologias digitais na prática docente da educação infantil, haja vista as crianças serem consideradas nativos digitais, de modo que as tecnologias fazem parte do seu cotidiano. A segunda problemática trata das restrições à exposição das crianças a telas, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, defendida por especialistas da área da Educação Infantil. Diante das situações emblemáticas, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Como viabilizar o uso do elearning na Educação Infantil, em tempos de pandemia, com vistas a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, tendo como eixo as interações e brincadeiras? Buscou-se, assim, analisar a viabilidade do eLearning na prática pedagógica da Educação Infantil em tempos de pandemia, tendo como eixo as interações e brincadeiras. A investigação foi desenvolvida em uma escola privada, em uma turma com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O referencial teórico está alicerçado, nos estudos de PAPERT (1994), VALENTE (2010), MOREIRA e SCHLEMMER(2020), SANTAELLA (2013), KISHIMOTO (2010) e KRAMER (2006) com inspiração em PIAGET e VYGOTSKI . A metodologia escolhida tem nuances de uma pesquisa-ação, inspirada no modelo de Thiollent (2002). Para tal, foram desenvolvidas sequências didáticas, com o eLearning, e utilizados como instrumentos de investigação a observação empírica, entrevistas semi-estruturadas e questionário, tendo como participantes do estudo a professora, os pais e as crianças da turma. A experiência vivenciada na pesquisa contribuiu com a prática docente na educação infantil, especificamente, com o uso das tecnologias, no contexto da pandemia, além de proporcionar uma maior motivação das crianças, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano infantil. As dificuldades enfrentadas com a pandemia não foram empecilhos à participação das crianças, no processo educativo, como autor e não apenas como consumidor de tecnologia. Além disso, percebemos que é possível proporcionar interações e brincadeiras por meio do eLearning, como apontado nas práticas vivenciadas com crianças na faixa etária evidenciada nesta pesquisa. A pesquisa traz como contribuição um ebook interativo com sugestões de sequências didáticas com o uso de TDIC para professores da Educação Infantil. |
id |
UFRN_82dd386aca3895035ea064eb695c6acf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45659 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Calistrato, Ana Patrícia Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/3756662913091983http://lattes.cnpq.br/5008583007971704Silva, Maria Auricélia dahttp://lattes.cnpq.br/0724083224913311Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9702206935610428Momo, Mariangelahttp://lattes.cnpq.br/6061996250283917Paiva, Maria Cristina Leandro de2022-01-17T22:38:12Z2022-01-17T22:38:12Z2021-09-10CALISTRATO, Ana Patrícia Rodrigues. eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45659A presente pesquisa surgiu a partir de uma experiência, desenvolvida na prática docente na Educação Infantil, em uma escola privada da cidade de Natal, usando o eLearning como estratégia inovadora, para a continuidade do processo educativo em tempos de pandemia. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira diz respeito à utilização adequada das tecnologias digitais na prática docente da educação infantil, haja vista as crianças serem consideradas nativos digitais, de modo que as tecnologias fazem parte do seu cotidiano. A segunda problemática trata das restrições à exposição das crianças a telas, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, defendida por especialistas da área da Educação Infantil. Diante das situações emblemáticas, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Como viabilizar o uso do elearning na Educação Infantil, em tempos de pandemia, com vistas a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, tendo como eixo as interações e brincadeiras? Buscou-se, assim, analisar a viabilidade do eLearning na prática pedagógica da Educação Infantil em tempos de pandemia, tendo como eixo as interações e brincadeiras. A investigação foi desenvolvida em uma escola privada, em uma turma com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O referencial teórico está alicerçado, nos estudos de PAPERT (1994), VALENTE (2010), MOREIRA e SCHLEMMER(2020), SANTAELLA (2013), KISHIMOTO (2010) e KRAMER (2006) com inspiração em PIAGET e VYGOTSKI . A metodologia escolhida tem nuances de uma pesquisa-ação, inspirada no modelo de Thiollent (2002). Para tal, foram desenvolvidas sequências didáticas, com o eLearning, e utilizados como instrumentos de investigação a observação empírica, entrevistas semi-estruturadas e questionário, tendo como participantes do estudo a professora, os pais e as crianças da turma. A experiência vivenciada na pesquisa contribuiu com a prática docente na educação infantil, especificamente, com o uso das tecnologias, no contexto da pandemia, além de proporcionar uma maior motivação das crianças, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano infantil. As dificuldades enfrentadas com a pandemia não foram empecilhos à participação das crianças, no processo educativo, como autor e não apenas como consumidor de tecnologia. Além disso, percebemos que é possível proporcionar interações e brincadeiras por meio do eLearning, como apontado nas práticas vivenciadas com crianças na faixa etária evidenciada nesta pesquisa. A pesquisa traz como contribuição um ebook interativo com sugestões de sequências didáticas com o uso de TDIC para professores da Educação Infantil.This research arose from an experience, developed in the teaching practice in Child Education (Kindergarten), in a private school in the city of Natal, using eLearning as innovative strategy, for the continuity of the educational process in times of pandemic. Two issues substantiate the construction of this study: the first concerns the proper use of digital technologies in the teaching practice of early childhood education, since children are considered digital natives, so technologies are part of their daily lives. The second issue deals with restrictions on children's exposure to screens, according to the guidelines of the Brazilian Society of Pediatrics, defended by specialists in the field of Early Childhood Education. Given the emblematic situations, the following research problem: How to enable the use of eLearning in Early Childhood Education in times of pandemic, in order to collaborate with innovative pedagogical practices, having as axis interactions and games? Thus, the objective is to analyze the feasibility of eLearning in pedagogical practice of Early Childhood Education in times of pandemic, having as axis interactions and game. The investigation was carried out in a private school, in a class with children aged between 5 and 6 years. The theoretical framework is based, initially, on the studies of PAPERT (1994), VALENTE (2010), MOREIRA and SCHLEMMER(2020), SANTAELLA (2013), KISHIMOTO (2010) e KRAMER (2006) inspired by PIAGET and VYGOTSKI. The chosen methodology has nuances of na action research, inspired by the model of Thiollent (2002). To this end, were developed didactic sequences with eLearning and used as research instruments to empirical observation, semi-structured interviews and questionnaire, with the teacher, the parents and children in the class from the study. The experience lived in the research contributed to the teaching practice in early childhood education, specifically, with the use of technologies, in the context of the pandemic, in addition to providing greater motivation for children, since digital information and communication technologies are part of children's daily life . The difficulties faced with the pandemic were not obstacles to the children's participation, in the educational process, as an author and not just as a consumer of technology. In addition, we realized that it is possible to provide interactions and games through eLearning, as pointed out in the experienced practices with children in the age group evidenced in this research. Thus, the research brings as a contribution an interactive ebook with suggestions for didactic sequences with the use of TDIC for Kindergarten teachers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilEducação infantilCriançaeLearningTecnologias digitaiseLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALeLearningeducacaoinfantil_Calistrato_2021.pdfapplication/pdf21858896https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45659/1/eLearningeducacaoinfantil_Calistrato_2021.pdfd198111e9c49f63405031db89b674036MD51123456789/456592022-05-02 12:48:56.595oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45659Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:48:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
title |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
spellingShingle |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia Calistrato, Ana Patrícia Rodrigues Educação infantil Criança eLearning Tecnologias digitais |
title_short |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
title_full |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
title_fullStr |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
title_sort |
eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia |
author |
Calistrato, Ana Patrícia Rodrigues |
author_facet |
Calistrato, Ana Patrícia Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3756662913091983 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5008583007971704 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Silva, Maria Auricélia da |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0724083224913311 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglae Rodrigues Santos da Silva |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Momo, Mariangela |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6061996250283917 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calistrato, Ana Patrícia Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
contributor_str_mv |
Paiva, Maria Cristina Leandro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Criança eLearning Tecnologias digitais |
topic |
Educação infantil Criança eLearning Tecnologias digitais |
description |
A presente pesquisa surgiu a partir de uma experiência, desenvolvida na prática docente na Educação Infantil, em uma escola privada da cidade de Natal, usando o eLearning como estratégia inovadora, para a continuidade do processo educativo em tempos de pandemia. Duas problemáticas fundamentam a construção desse estudo: a primeira diz respeito à utilização adequada das tecnologias digitais na prática docente da educação infantil, haja vista as crianças serem consideradas nativos digitais, de modo que as tecnologias fazem parte do seu cotidiano. A segunda problemática trata das restrições à exposição das crianças a telas, de acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, defendida por especialistas da área da Educação Infantil. Diante das situações emblemáticas, aponta-se o seguinte problema de pesquisa: Como viabilizar o uso do elearning na Educação Infantil, em tempos de pandemia, com vistas a desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, tendo como eixo as interações e brincadeiras? Buscou-se, assim, analisar a viabilidade do eLearning na prática pedagógica da Educação Infantil em tempos de pandemia, tendo como eixo as interações e brincadeiras. A investigação foi desenvolvida em uma escola privada, em uma turma com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. O referencial teórico está alicerçado, nos estudos de PAPERT (1994), VALENTE (2010), MOREIRA e SCHLEMMER(2020), SANTAELLA (2013), KISHIMOTO (2010) e KRAMER (2006) com inspiração em PIAGET e VYGOTSKI . A metodologia escolhida tem nuances de uma pesquisa-ação, inspirada no modelo de Thiollent (2002). Para tal, foram desenvolvidas sequências didáticas, com o eLearning, e utilizados como instrumentos de investigação a observação empírica, entrevistas semi-estruturadas e questionário, tendo como participantes do estudo a professora, os pais e as crianças da turma. A experiência vivenciada na pesquisa contribuiu com a prática docente na educação infantil, especificamente, com o uso das tecnologias, no contexto da pandemia, além de proporcionar uma maior motivação das crianças, já que as tecnologias digitais de informação e comunicação fazem parte do cotidiano infantil. As dificuldades enfrentadas com a pandemia não foram empecilhos à participação das crianças, no processo educativo, como autor e não apenas como consumidor de tecnologia. Além disso, percebemos que é possível proporcionar interações e brincadeiras por meio do eLearning, como apontado nas práticas vivenciadas com crianças na faixa etária evidenciada nesta pesquisa. A pesquisa traz como contribuição um ebook interativo com sugestões de sequências didáticas com o uso de TDIC para professores da Educação Infantil. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-17T22:38:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-17T22:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CALISTRATO, Ana Patrícia Rodrigues. eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45659 |
identifier_str_mv |
CALISTRATO, Ana Patrícia Rodrigues. eLearning na educação infantil: caminhos possíveis em tempos de pandemia. 2021. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45659/1/eLearningeducacaoinfantil_Calistrato_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d198111e9c49f63405031db89b674036 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832763873787904 |