Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Alyson Souza de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259
Resumo: Com o decorrer do tempo, principalmente no último século, cada vez mais a tecnologia tem se tornado essencial na vida das pessoas, seja nas suas atividades pessoais ou profissionais. Empresas de todos os setores estão voltadas à utilização das novas ferramentas tecnológicas com objetivo de fornecer um acesso mais fácil e uma prestação de serviço mais satisfatória ao seu usuário, e no meio público não poderia ser diferente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar os possíveis benefícios da utilização da inteligência artificial na Administração Pública, mais especificamente na unidade de Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, que buscou descrever e registrar os dados obtidos. Em relação aos procedimentos foi realizado um estudo de caso baseado nos relatórios de gestão da Ouvidoria da UFRN, no período de 2019 e 2020, após a inclusão da inteligência artificial na prática das atividades através de um robô chamado Kairós, que rendeu para a unidade da universidade premiações em nível nacional devido aos excelentes resultados obtidos após a inclusão dessa nova ferramenta. Após a análise e comparação dos relatórios, ficou explícita a melhoria dos resultados da Ouvidoria da UFRN após a implementação da inteligência artificial, resultando na diminuição expressiva no tempo de resposta e no atendimento por completo das demandas de sua responsabilidade nos anos analisados.
id UFRN_839e23d541a4b2c430378a34a9f50b9f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/41259
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Moura, Alyson Souza deBatista, Halcima MeloOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deSaraiva, Mirza CunhaBatista, Halcima Melo2021-06-16T11:21:09Z2021-10-01T12:53:22Z2021-06-16T11:21:09Z2021-10-01T12:53:22Z2021-04-2620155133076MOURA, Alyson Souza de. Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2019-2020. 2021. 38f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259Com o decorrer do tempo, principalmente no último século, cada vez mais a tecnologia tem se tornado essencial na vida das pessoas, seja nas suas atividades pessoais ou profissionais. Empresas de todos os setores estão voltadas à utilização das novas ferramentas tecnológicas com objetivo de fornecer um acesso mais fácil e uma prestação de serviço mais satisfatória ao seu usuário, e no meio público não poderia ser diferente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar os possíveis benefícios da utilização da inteligência artificial na Administração Pública, mais especificamente na unidade de Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, que buscou descrever e registrar os dados obtidos. Em relação aos procedimentos foi realizado um estudo de caso baseado nos relatórios de gestão da Ouvidoria da UFRN, no período de 2019 e 2020, após a inclusão da inteligência artificial na prática das atividades através de um robô chamado Kairós, que rendeu para a unidade da universidade premiações em nível nacional devido aos excelentes resultados obtidos após a inclusão dessa nova ferramenta. Após a análise e comparação dos relatórios, ficou explícita a melhoria dos resultados da Ouvidoria da UFRN após a implementação da inteligência artificial, resultando na diminuição expressiva no tempo de resposta e no atendimento por completo das demandas de sua responsabilidade nos anos analisados.More and more technology has become essential to people's lives over time, especially during the last century, whether to perform personal or professional activities. Companies from all areas are focused on using new technological tools in order to provide easier access and a more satisfactory service to their users, and inside public institutions this effort could be no different. Therefore, this study aims to present possible benefits of using artificial intelligence in Public Administration, more specifically in the Ombudsman services unit of the Federal University of Rio Grande do Norte. In terms of methodology, a descriptive research was conducted, hence all obtained data was described and recorded. With regards to procedures, a case study was carried out by analysing the management reports from 2019 to 2020 of the UFRN Ombudsman, after the inclusion of an artificial intelligence, a robot named Kairós, in the practice of daily activities. The inclusion of this new tool yielded awards at national level to the university’s unit due to the excellent results obtained with the work. After analysis and report comparison, the improvement of results inside the UFRN's Ombudsman unit becomes evident once the Artificial Inteligence is implemented, resulting in significant decrease of the response time and a complete fulfillment of all demands under Kairós’ responsibility during the analyzed years.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteligência artificialAdministração públicaOuvidoriaArtificial intelligencePublic administrationOmbudsmanInteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALInteligenciaArtificial_Moura_2021.pdfapplication/pdf630581https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/2/InteligenciaArtificial_Moura_2021.pdfb2e17d6cd23d096fb292fe838fce1ddeMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53123456789/412592021-10-01 09:53:22.475oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-01T12:53:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
spellingShingle Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Moura, Alyson Souza de
Inteligência artificial
Administração pública
Ouvidoria
Artificial intelligence
Public administration
Ombudsman
title_short Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_fullStr Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
title_sort Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
author Moura, Alyson Souza de
author_facet Moura, Alyson Souza de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Batista, Halcima Melo
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Saraiva, Mirza Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Alyson Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Halcima Melo
contributor_str_mv Batista, Halcima Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Administração pública
Ouvidoria
Artificial intelligence
Public administration
Ombudsman
topic Inteligência artificial
Administração pública
Ouvidoria
Artificial intelligence
Public administration
Ombudsman
description Com o decorrer do tempo, principalmente no último século, cada vez mais a tecnologia tem se tornado essencial na vida das pessoas, seja nas suas atividades pessoais ou profissionais. Empresas de todos os setores estão voltadas à utilização das novas ferramentas tecnológicas com objetivo de fornecer um acesso mais fácil e uma prestação de serviço mais satisfatória ao seu usuário, e no meio público não poderia ser diferente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar os possíveis benefícios da utilização da inteligência artificial na Administração Pública, mais especificamente na unidade de Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, que buscou descrever e registrar os dados obtidos. Em relação aos procedimentos foi realizado um estudo de caso baseado nos relatórios de gestão da Ouvidoria da UFRN, no período de 2019 e 2020, após a inclusão da inteligência artificial na prática das atividades através de um robô chamado Kairós, que rendeu para a unidade da universidade premiações em nível nacional devido aos excelentes resultados obtidos após a inclusão dessa nova ferramenta. Após a análise e comparação dos relatórios, ficou explícita a melhoria dos resultados da Ouvidoria da UFRN após a implementação da inteligência artificial, resultando na diminuição expressiva no tempo de resposta e no atendimento por completo das demandas de sua responsabilidade nos anos analisados.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-16T11:21:09Z
2021-10-01T12:53:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-16T11:21:09Z
2021-10-01T12:53:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20155133076
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOURA, Alyson Souza de. Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2019-2020. 2021. 38f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259
identifier_str_mv 20155133076
MOURA, Alyson Souza de. Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2019-2020. 2021. 38f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/2/InteligenciaArtificial_Moura_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/3/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
b2e17d6cd23d096fb292fe838fce1dde
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833035501109248