Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259 |
Resumo: | Com o decorrer do tempo, principalmente no último século, cada vez mais a tecnologia tem se tornado essencial na vida das pessoas, seja nas suas atividades pessoais ou profissionais. Empresas de todos os setores estão voltadas à utilização das novas ferramentas tecnológicas com objetivo de fornecer um acesso mais fácil e uma prestação de serviço mais satisfatória ao seu usuário, e no meio público não poderia ser diferente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar os possíveis benefícios da utilização da inteligência artificial na Administração Pública, mais especificamente na unidade de Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, que buscou descrever e registrar os dados obtidos. Em relação aos procedimentos foi realizado um estudo de caso baseado nos relatórios de gestão da Ouvidoria da UFRN, no período de 2019 e 2020, após a inclusão da inteligência artificial na prática das atividades através de um robô chamado Kairós, que rendeu para a unidade da universidade premiações em nível nacional devido aos excelentes resultados obtidos após a inclusão dessa nova ferramenta. Após a análise e comparação dos relatórios, ficou explícita a melhoria dos resultados da Ouvidoria da UFRN após a implementação da inteligência artificial, resultando na diminuição expressiva no tempo de resposta e no atendimento por completo das demandas de sua responsabilidade nos anos analisados. |
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Moura, Alyson Souza deBatista, Halcima MeloOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deSaraiva, Mirza CunhaBatista, Halcima Melo2021-06-16T11:21:09Z2021-10-01T12:53:22Z2021-06-16T11:21:09Z2021-10-01T12:53:22Z2021-04-2620155133076MOURA, Alyson Souza de. Inteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2019-2020. 2021. 38f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41259Com o decorrer do tempo, principalmente no último século, cada vez mais a tecnologia tem se tornado essencial na vida das pessoas, seja nas suas atividades pessoais ou profissionais. Empresas de todos os setores estão voltadas à utilização das novas ferramentas tecnológicas com objetivo de fornecer um acesso mais fácil e uma prestação de serviço mais satisfatória ao seu usuário, e no meio público não poderia ser diferente. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo apresentar os possíveis benefícios da utilização da inteligência artificial na Administração Pública, mais especificamente na unidade de Ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa descritiva, que buscou descrever e registrar os dados obtidos. Em relação aos procedimentos foi realizado um estudo de caso baseado nos relatórios de gestão da Ouvidoria da UFRN, no período de 2019 e 2020, após a inclusão da inteligência artificial na prática das atividades através de um robô chamado Kairós, que rendeu para a unidade da universidade premiações em nível nacional devido aos excelentes resultados obtidos após a inclusão dessa nova ferramenta. Após a análise e comparação dos relatórios, ficou explícita a melhoria dos resultados da Ouvidoria da UFRN após a implementação da inteligência artificial, resultando na diminuição expressiva no tempo de resposta e no atendimento por completo das demandas de sua responsabilidade nos anos analisados.More and more technology has become essential to people's lives over time, especially during the last century, whether to perform personal or professional activities. Companies from all areas are focused on using new technological tools in order to provide easier access and a more satisfactory service to their users, and inside public institutions this effort could be no different. Therefore, this study aims to present possible benefits of using artificial intelligence in Public Administration, more specifically in the Ombudsman services unit of the Federal University of Rio Grande do Norte. In terms of methodology, a descriptive research was conducted, hence all obtained data was described and recorded. With regards to procedures, a case study was carried out by analysing the management reports from 2019 to 2020 of the UFRN Ombudsman, after the inclusion of an artificial intelligence, a robot named Kairós, in the practice of daily activities. The inclusion of this new tool yielded awards at national level to the university’s unit due to the excellent results obtained with the work. After analysis and report comparison, the improvement of results inside the UFRN's Ombudsman unit becomes evident once the Artificial Inteligence is implemented, resulting in significant decrease of the response time and a complete fulfillment of all demands under Kairós’ responsibility during the analyzed years.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilCiências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessInteligência artificialAdministração públicaOuvidoriaArtificial intelligencePublic administrationOmbudsmanInteligência artificial na melhoria dos resultados e na redução de custos nos serviços prestados pelos órgãos públicos: estudo na ouvidoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALInteligenciaArtificial_Moura_2021.pdfapplication/pdf630581https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/2/InteligenciaArtificial_Moura_2021.pdfb2e17d6cd23d096fb292fe838fce1ddeMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/41259/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53123456789/412592021-10-01 09:53:22.475oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-01T12:53:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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