Limites e possibilidades na inserção de residentes multiprofissionais em uma secretaria municipal de saúde: a realidade do sertão potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Santana dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31843
Resumo: Introdução: A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi implantada em Caicó/RN, tem como um dos seus eixos fundamentais o ensino baseado na comunidade, tendo em vista formar indivíduos críticos e reflexivos para atuar na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente foi criado o curso de graduação em Medicina e, logo em seguida, modalidades de pós-graduação foram surgindo, como é o caso do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB). Objetivos: Analisar o processo de inserção dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) no âmbito da gestão em saúde, em Caicó-RN. Além disso, buscou-se, conhecer as potencialidades e fragilidades da inserção dos estudantes na visão dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); identificar quais os desafios enfrentados pelos trabalhadores para exercer a preceptoria na gestão, e por fim, construir um fluxograma de inserção dos residentes nos diversos setores da SMS como forma de otimizar o processo de preceptoria na gestão. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter descritivo e exploratório desenvolvido por meio da técnica de grupo focal, com a participação de 10 preceptores da SMS que atuam diretamente com os residentes. Para a análise das informações foi privilegiada a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Deste modo, foi possível a construção de duas categorias temáticas compostas por suas respectivas subcategorias, a saber: Limites e possibilidades da inserção dos residentes na SMS de um município do sertão potiguar: Organização e operacionalização das atividades no âmbito da gestão; Potencialidades e Fragilidades no desenvolvimento das práticas; Desafios do exercício da preceptoria no âmbito da gestão em saúde x integração ensino-serviço: Relação preceptores/residentes para integração ensino-serviço; Desafios da preceptoria na gestão em saúde; Otimizando a preceptoria: contribuições dos preceptores. Considerações Finais: De modo geral, o PRMS revelou-se enquanto um importante mecanismo de formação nos cenários da gestão. Todavia, a pesquisa demonstrou que ainda existem uma série de fragilidades na organização e operacionalização das ações que ainda merecem maior atenção e cuidado de seus coordenadores e preceptores envolvidos. Espera-se que os resultados da pesquisa e aplicação do fluxograma aqui idealizado possam contribuir para um melhor ordenamento das práticas de preceptoria, bem como fortalecer o processo de trabalho dos preceptores e a formação em saúde dos residentes.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina) - Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31843Introdução: A Escola Multicampi de Ciências Médicas foi implantada em Caicó/RN, tem como um dos seus eixos fundamentais o ensino baseado na comunidade, tendo em vista formar indivíduos críticos e reflexivos para atuar na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente foi criado o curso de graduação em Medicina e, logo em seguida, modalidades de pós-graduação foram surgindo, como é o caso do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB). Objetivos: Analisar o processo de inserção dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) no âmbito da gestão em saúde, em Caicó-RN. Além disso, buscou-se, conhecer as potencialidades e fragilidades da inserção dos estudantes na visão dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); identificar quais os desafios enfrentados pelos trabalhadores para exercer a preceptoria na gestão, e por fim, construir um fluxograma de inserção dos residentes nos diversos setores da SMS como forma de otimizar o processo de preceptoria na gestão. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa de caráter descritivo e exploratório desenvolvido por meio da técnica de grupo focal, com a participação de 10 preceptores da SMS que atuam diretamente com os residentes. Para a análise das informações foi privilegiada a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Deste modo, foi possível a construção de duas categorias temáticas compostas por suas respectivas subcategorias, a saber: Limites e possibilidades da inserção dos residentes na SMS de um município do sertão potiguar: Organização e operacionalização das atividades no âmbito da gestão; Potencialidades e Fragilidades no desenvolvimento das práticas; Desafios do exercício da preceptoria no âmbito da gestão em saúde x integração ensino-serviço: Relação preceptores/residentes para integração ensino-serviço; Desafios da preceptoria na gestão em saúde; Otimizando a preceptoria: contribuições dos preceptores. Considerações Finais: De modo geral, o PRMS revelou-se enquanto um importante mecanismo de formação nos cenários da gestão. Todavia, a pesquisa demonstrou que ainda existem uma série de fragilidades na organização e operacionalização das ações que ainda merecem maior atenção e cuidado de seus coordenadores e preceptores envolvidos. Espera-se que os resultados da pesquisa e aplicação do fluxograma aqui idealizado possam contribuir para um melhor ordenamento das práticas de preceptoria, bem como fortalecer o processo de trabalho dos preceptores e a formação em saúde dos residentes.Introduction: The Multicampi School of Medical Sciences was implanted in Caicó / RN, having as one of its fundamental axes the community-based teaching, aiming at forming critical and reflective individuals to act in the concreteness of the Unified Health System (SUS). Initially, the undergraduate medical course was created and, soon after, post-graduate modalities emerged, as is the case of the Multiprofessional Residency Program in Primary Care (PRMAB). Objectives: To analyze the process of insertion of residents Multiprofessional Residency Program in Health (PRMS) within the scope of health management, in Caicó-RN. In addition, we sought to know the strengths and weaknesses of the students' insertion in the view of the workers of the Municipal Health Department (SMS); identify the challenges faced by workers to exercise preceptorship in management, and finally, build a flowchart of insertion of residents in the various sectors of HSE as a way to optimize the preceptorship process in management. Methodology: This is a qualitative study of a descriptive and exploratory nature developed through the focus group technique, with the participation of 10 SMS instructors who work directly with residents. For the analysis of information, content analysis in the thematic modality was privileged. Results: In this way, it was possible to build two thematic categories composed by their respective subcategories, namely: Limits and possibilities for the insertion of residents in the SMS of a municipality in the interior of Rio Grande do Norte: Organization and operationalization of activities within the scope of management; Potentialities and weaknesses in the development of practices; Challenges of the exercise of preceptorship in the scope of health management x teaching-service integration: Relationship between preceptors / residents for teaching-service integration; Challenges of preceptorship in health management; Optimizing preceptorship: contributions from preceptors. Final Considerations: In general, the PRMS proved to be an important training mechanism in management scenarios. However, research has shown that there are still a number of weaknesses in the organization and operation of actions that still deserve greater attention and care from their coordinators and preceptors involved. It is hoped that the results of the research and application of the flowchart conceived here can contribute to a better ordering of preceptorship practices, as well as to strengthen the work process of preceptors and the health training of residents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINAUFRNBrasilPreceptoriaResidência multiprofissionalGestão em saúdeLimites e possibilidades na inserção de residentes multiprofissionais em uma secretaria municipal de saúde: a realidade do sertão potiguarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLimitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1249375https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31843/1/Limitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf513d5182bad988641049326c5db89fccMD51TEXTLimitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.txtLimitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain163537https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31843/2/Limitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.txtac01e13276e4fca60045c689dfa91cd2MD52THUMBNAILLimitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.jpgLimitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1202https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31843/3/Limitespossibilidadesinsercao_Oliveira_2020.pdf.jpgaed96c9368dbc8cdd3d1315647f4f636MD53123456789/318432021-03-14 05:49:11.218oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31843Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:49:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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