Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26793 |
Resumo: | A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares durante a existência desse nível de ensino, a através do Grupo Escolar Barão de Mipibu. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: bibliográfica e documental. A primeira foi embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição. |
id |
UFRN_84462f8a2db3d7775693b5690075c767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26793 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano daSoares Júnior, Azemar dos SantosNascimento, Francinaide de Lima SilvaCavalcante, Ilane FerreiraNascimento, José Mateus doMedeiros Neta, Olivia Morais deGarcia, Tania Cristina MeiraStamatto, Maria Inês Sucupira2019-03-15T20:31:11Z2019-03-15T20:31:11Z2018-12-14CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da. Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971). 2018. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26793A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares durante a existência desse nível de ensino, a através do Grupo Escolar Barão de Mipibu. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: bibliográfica e documental. A primeira foi embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição.This paper has as research object the scholar institution, Barão de Mipibu School Group, which is located in the city of São José de Mipibu, at the drylands region in Rio Grande do Norte. It has as goal to understand the changes occurred in the imaginary towards the school groups during the existence of this teaching level, through the Barão School Group of Mipibu. The time frame comprehends the institution in the period from 1909 to 1971, that is, by means of the creational decree nº 5.692/71, that extinguished the school groups in Brazil, replacing them with the first grade teaching schools. The choose for this paper occurred as result of the theme’s importance in the fields of national and local Education History, as well as the relevance of the studied institution, which has collaborated with norterio-grandense education since the imperial period, considering that the building’s foundation dates from 1880. The research happened through two biases, namely: bibliographical and documentary. The first was based on historiographic studies on education and Brazil in the twentieth century.. The documental research, was effected through legislative documents about the national and local education, pedagogical and administrative natures documents of Barão de Mipibu School Group, as well as though photographies of the institutions, enterviews and texts of memorialist origins. From the selected sources, were chosen to analyze three habitual school elements: the school’s space, the festive practices and the school’s supervisory entities. The thesis finds itself based in the studies of Cultural History and Education, having as theoretical base the History of Imaginary (LE GOFF, 1994;2004) and School Practices (JULIA, 2001). At the research’s end it was possible to comprehend that the changes occurred in the imaginary about the brazilian school groups are characterized by the passage of the school’s image as something monumental and imposing for a functional school. This reverberated in Barão de Mipibu School Group, making it undergo modifications, through the political and educational practices that were developed in the institution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGrupos escolaresImaginárioHistória da educaçãoRio Grande do NorteDa suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSuntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.txtSuntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain411027https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/2/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.txt2a3a6bccba19f291f6b0fb1b6e3ccc68MD52THUMBNAILSuntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.jpgSuntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1681https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/3/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.jpg684d369740254dcab82ff8b3b9a592c5MD53ORIGINALSuntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdfapplication/pdf8187575https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/1/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdfe281257a6aa2b4b19bc159671538a050MD51123456789/267932019-05-26 03:16:10.408oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26793Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:16:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
title |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
spellingShingle |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Grupos escolares Imaginário História da educação Rio Grande do Norte |
title_short |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
title_full |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
title_fullStr |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
title_full_unstemmed |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
title_sort |
Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971) |
author |
Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da |
author_facet |
Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Soares Júnior, Azemar dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Nascimento, Francinaide de Lima Silva |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Ilane Ferreira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Nascimento, José Mateus do |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Garcia, Tania Cristina Meira |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
contributor_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Grupos escolares Imaginário História da educação Rio Grande do Norte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupos escolares Imaginário História da educação Rio Grande do Norte |
description |
A seguinte tese tem por objeto de estudo a instituição escolar, Grupo Escolar Barão de Mipibu, que se encontra na cidade de São José de Mipibu, localizado na região agreste do Rio Grande do Norte. Tem por objetivo, compreender as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares durante a existência desse nível de ensino, a através do Grupo Escolar Barão de Mipibu. O recorte temporal abarca a instituição no período de 1909 a 1971, ou seja, a partir do Decreto de criação nº. 204 de 12 de agosto de 1909 até a Lei de Diretrizes e Bases nº 5.692/71, que extinguiu os grupos escolares no Brasil, substituindo-os pelas escolas de ensino de Primeiro Grau. A escolha pelo trabalho ocorreu pela importância do tema para a História da Educação nacional e local, bem como pela relevância da instituição estudada, que tem colaborado com o ensino norte-rio-grandense desde o período imperial, pois a fundação do prédio é do ano de 1880. A pesquisa aconteceu através de dois vieses, a saber: bibliográfica e documental. A primeira foi embasada por estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no século XX. A pesquisa documental, foi realizada a partir de documentos legislativos acerca da educação nacional e local, de documentos de cunho pedagógico e administrativo do Grupo Escolar Barão de Mipibu, bem como através de fotografias da instituição, entrevistas e de textos de origem memorialista. A partir das fontes selecionadas, escolheu-se três elementos do cotidiano escolar para se realizar a análise: o espaço escolar, as práticas festivas e os órgãos de fiscalização escolar. A tese se encontra alicerçada nos estudos da História Cultural e da Educação, tendo por embasamento teórico a História do Imaginário (LE GOFF, 1994;2004) e Práticas Escolares (JULIA, 2001). Ao final da pesquisa foi possível compreender que as mudanças ocorridas no imaginário acerca dos grupos escolares brasileiros se caracterizaram pela passagem da imagem da escola como algo monumental e imponente para uma escola funcional. Isso repercutiu no Grupo Escolar Barão de Mipibu, fazendo-o passar por modificações, através das práticas e políticas educacionais que foram desenvolvidas na instituição. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-15T20:31:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-15T20:31:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da. Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971). 2018. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26793 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da. Da suntuosidade à funcionalidade: Grupo escolar Barão de Mipibu (1909-1971). 2018. 208f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/2/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/3/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26793/1/Suntuosidadefuncionalidadegrupo_Cruz_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a3a6bccba19f291f6b0fb1b6e3ccc68 684d369740254dcab82ff8b3b9a592c5 e281257a6aa2b4b19bc159671538a050 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117862078283776 |