A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX. |
id |
UFRN_998bebb1beb97b8b5eeeadce2f662308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19704 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Albano, Paula Lorena Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/1000374806306312http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Morais, Grinaura Medeiros dehttp://lattes.cnpq.br/2113435776155178Chaves, José Olivenor Souzahttp://lattes.cnpq.br/8156570206212452Paiva, Marlúcia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Stamatto, Maria Inês Sucupira2016-01-29T20:53:03Z2016-01-29T20:53:03Z2015-02-24ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.The purpose of this study is to search the school group Barão de Mipibú/RN, which is located in a city called São José de Mipibú. The aim of this work is to discuss about the use of education as a tool for the formation of the republican imaginary society norte-riograndense. We defined a period from 1909 through 1920. The choice of this work is about how this could be important to the Brazilian History of Education and local, as well as for Cultural History and extends to studies of everyday school life and history of school disciplines. Their achievement was through bibliography search and document analysis. The first was through a review of bibliography on the national and local historiography about the School Groups and productions of the Brazilian Republic. The last one, through the following sources, namely, just the same building of the school group Barão de Mipibú, furniture inventories, class daily, terms of visits of Education Directors and reports of the Directors, book Our History by Rocha Pombo, Educational Legislation, Legislative Congress posts, the decree of creation of School Groups, in particular Barão de Mipibú and the Group Model Augusto Severo, as well as the internal statute and finally, interviews with Alumni of the 50s. The study is inserted in the history of education and as the theoretical to assist in the analysis of sources on the imagination of the study, we looked for support in Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). At the end of this work it was possible to get the understanding that the Republican government found in the educational Field, one way to spread their ideals and collaboration in building the social Imaginary of the republic, which was constituted in the early twentieth century.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepúblicaEducaçãoImaginárioA educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfapplication/pdf11553871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/1/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfb077c387b34ea0c316523a637fd211deMD51TEXTPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txtPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain311783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/6/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txt79b6e41e1bce04a7abc8da01cfb7c746MD56THUMBNAILPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpgPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/7/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpg88179dc51ec174c7dbe9f95d07646f1eMD57123456789/197042017-11-02 17:06:52.517oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:06:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
title |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
spellingShingle |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) Albano, Paula Lorena Cavalcante CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO República Educação Imaginário |
title_short |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
title_full |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
title_fullStr |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
title_full_unstemmed |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
title_sort |
A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) |
author |
Albano, Paula Lorena Cavalcante |
author_facet |
Albano, Paula Lorena Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1000374806306312 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7289548301555477 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Morais, Grinaura Medeiros de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2113435776155178 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Chaves, José Olivenor Souza |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8156570206212452 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Paiva, Marlúcia Menezes de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2624591870785039 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albano, Paula Lorena Cavalcante |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
contributor_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO República Educação Imaginário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
República Educação Imaginário |
description |
O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-29T20:53:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-29T20:53:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704 |
identifier_str_mv |
ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/1/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/6/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/7/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b077c387b34ea0c316523a637fd211de 79b6e41e1bce04a7abc8da01cfb7c746 88179dc51ec174c7dbe9f95d07646f1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117908317339648 |