A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Paula Lorena Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.
id UFRN_998bebb1beb97b8b5eeeadce2f662308
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19704
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Albano, Paula Lorena Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/1000374806306312http://lattes.cnpq.br/7289548301555477Morais, Grinaura Medeiros dehttp://lattes.cnpq.br/2113435776155178Chaves, José Olivenor Souzahttp://lattes.cnpq.br/8156570206212452Paiva, Marlúcia Menezes dehttp://lattes.cnpq.br/2624591870785039Stamatto, Maria Inês Sucupira2016-01-29T20:53:03Z2016-01-29T20:53:03Z2015-02-24ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.The purpose of this study is to search the school group Barão de Mipibú/RN, which is located in a city called São José de Mipibú. The aim of this work is to discuss about the use of education as a tool for the formation of the republican imaginary society norte-riograndense. We defined a period from 1909 through 1920. The choice of this work is about how this could be important to the Brazilian History of Education and local, as well as for Cultural History and extends to studies of everyday school life and history of school disciplines. Their achievement was through bibliography search and document analysis. The first was through a review of bibliography on the national and local historiography about the School Groups and productions of the Brazilian Republic. The last one, through the following sources, namely, just the same building of the school group Barão de Mipibú, furniture inventories, class daily, terms of visits of Education Directors and reports of the Directors, book Our History by Rocha Pombo, Educational Legislation, Legislative Congress posts, the decree of creation of School Groups, in particular Barão de Mipibú and the Group Model Augusto Severo, as well as the internal statute and finally, interviews with Alumni of the 50s. The study is inserted in the history of education and as the theoretical to assist in the analysis of sources on the imagination of the study, we looked for support in Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). At the end of this work it was possible to get the understanding that the Republican government found in the educational Field, one way to spread their ideals and collaboration in building the social Imaginary of the republic, which was constituted in the early twentieth century.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAORepúblicaEducaçãoImaginárioA educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfapplication/pdf11553871https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/1/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdfb077c387b34ea0c316523a637fd211deMD51TEXTPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txtPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain311783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/6/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txt79b6e41e1bce04a7abc8da01cfb7c746MD56THUMBNAILPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpgPaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/7/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpg88179dc51ec174c7dbe9f95d07646f1eMD57123456789/197042017-11-02 17:06:52.517oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:06:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
title A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
spellingShingle A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
Albano, Paula Lorena Cavalcante
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
República
Educação
Imaginário
title_short A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
title_full A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
title_fullStr A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
title_full_unstemmed A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
title_sort A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920)
author Albano, Paula Lorena Cavalcante
author_facet Albano, Paula Lorena Cavalcante
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1000374806306312
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7289548301555477
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morais, Grinaura Medeiros de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2113435776155178
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chaves, José Olivenor Souza
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8156570206212452
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Paiva, Marlúcia Menezes de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2624591870785039
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Paula Lorena Cavalcante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
contributor_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
República
Educação
Imaginário
dc.subject.por.fl_str_mv República
Educação
Imaginário
description O presente trabalho tem por objeto de pesquisa o Grupo Escolar Barão de Mipibu/RN, que está localizado na cidade de São José de Mipibu. Discute a utilização da educação como instrumento para a formação do imaginário republicano na sociedade norte-riograndense. Definimos como recorte temporal o período de 1909-1920. A escolha do trabalho justifica-se pela sua importância para a História da Educação brasileira e local, bem como para a História Cultural e se estende aos estudos do cotidiano escolar e da História das Disciplinas escolares. A sua realização aconteceu por meio da pesquisa bibliográfica, com uma revisão de estudos historiográficos sobre a educação e o Brasil no final do século XIX e início do século XX. Como também pela análise documental, na qual utilizamos as seguintes fontes: prédio do Grupo Escolar Barão de Mipibu, Inventários de móveis, Diários de classe, Termos de visitas dos Diretores de Instrução e Relatórios dos diretores, Livro Nossa História de Rocha Pombo, a legislação educacional, mensagens do Congresso Legislativo, os Decretos de criação dos Grupos Escolares, o do Barão de Mipibu e o do Grupo Modelo Augusto Severo, e com o seu Regimento Interno e por fim, entrevistas com ex-alunos da década de 1950. O referido estudo se encontra inserido na História da educação e como aporte teórico para nos auxiliar na análise das fontes sobre no estudo do imaginário, buscamos nos apoiar em Jacques Le Goff (1994), Bronislaw Bazcko (1985), Cornelius Castoriadis (1982). Ao término do trabalho foi possível chegar à compreensão de que o governo republicano encontrou no âmbito educacional, um meio de disseminar os seus ideais e de colaboração para a construção do imaginário social da república, a qual estava se constituindo no início do século XX.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-29T20:53:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-29T20:53:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704
identifier_str_mv ALBANO, Paula Lorena Cavalcante. A educação como instrumento na construção do imaginário republicano: Grupo Escolar Barão de Mipibu (1909-1920) . 2015. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/1/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/6/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19704/7/PaulaLorenaCavalcanteAlbano_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b077c387b34ea0c316523a637fd211de
79b6e41e1bce04a7abc8da01cfb7c746
88179dc51ec174c7dbe9f95d07646f1e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117908317339648