Análise do potencial estratégico dos recursos organizacionais de duas Startups de base tecnológica a partir da percepção de seus empreendedores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Djair Rodrigues da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34931
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar, segundo a ótica dos empreendedores digitais, quais recursos estratégicos possuem maior potencial para proporcionar vantagem competitiva, através da categorização e análise, segundo a Visão Baseada em Recursos (VBR), dos recursos de duas startups de internet da cidade do Natal/RN: Fiction Camisetas e Lua4 Soluções em Tecnologia. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, na qual se desenvolve uma abordagem descritiva, do tipo qualitativa, subtipo estudo de caso. Os dados primários do estudo foram coletados através de um questionário semi-estruturado, dividido em três partes, com perguntas abertas e fechadas, contendo 16 questões e um quadro classificador para análise dos principais recursos apontados, segundo a perspectiva do modelo VRIO. Percebeu-se que os principais recursos com potencial para gerar Vantagem Competitiva Sustentável nas empresas pesquisadas eram tecnológicos e humanos, e constatou-se que todos os recursos analisados devem continuar sendo explorados pelas empresas, mesmo quando proporcionam apenas Paridade Competitiva, visto que são primordiais ao desenvolvimento destas, e sua não exploração geraria Desvantagem Competitiva para as mesmas. Por fim, concluiu-se que a categorização e análise dos recursos de uma startup, por meio da perspectiva da VBR, é de extrema importância para sua sobrevivência, pois através destes pode-se medir a vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes, e que por meio da VBR é possível desenvolver um conjunto de ferramentas para analisar todos os recursos diferentes que uma empresa pode possuir, bem como o potencial de cada um deles para gerar vantagem competitiva, possibilitando, desta forma, identificar as forças e fraquezas internas.
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