O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Eliana Duarte Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54770
Resumo: O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero argumentativo comentário, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais que poderão ser sugeridas e desenvolvidas no contexto de sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) propor uma Sequência Didática como elemento sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual; b) incentivar a produção escrita do gênero argumentativo comentário, a partir da leitura e da análise de temas sobre os quais os alunos possam expor suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) sugerir atividades de escrita e reescrita do gênero argumentativo comentário nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da variedade padrão da Língua Portuguesa; e d) propor, como produção final, a apresentação dos comentários escritos, assim como do glossário dos textos lidos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos propostos, firmamo-nos na perspectiva metodológica da pesquisa-ação de Thiolent (1986); Tripp (2005), por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e na abordagem qualitativa pautada nos estudos de Bodgan; Biklen (1994), na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas e apresentar a sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica se estabelece na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (1997), nos Estudos da Argumentação Amossy (2005, 2020), Silva (2004), Ensino de Língua Portuguesa Antunes (2005), Geraldi (2011), Riolfi (2014), Gêneros Textuais Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), dentre outros, além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Com o desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, vislumbramos que, a partir dos ensinamentos apontados, os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando seus pontos de vista e argumentos que dão sustentabilidade às opiniões proferidas, para que possam aprender a produzir textos e construir os sentidos, registrando-os sob a forma do gênero argumentativo comentário.
id UFRN_84dc0a040234d8398ab9d2ed516a8f20
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54770
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Eliana Duarte Limahttp://lattes.cnpq.br/6564797346253195https://orcid.org/0000-0002-9944-3535http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Medeiros, Mario Lourenço dehttp://lattes.cnpq.br/5849717780585240Silva, Ananias Agostinho daAzevedo, Josilete Alves Moreira de2023-09-11T23:03:41Z2023-09-11T23:03:41Z2022-12-20COSTA, Eliana Duarte Lima. O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. Orientador: Josilete Alves Moreira de Azevedo. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54770O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero argumentativo comentário, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais que poderão ser sugeridas e desenvolvidas no contexto de sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) propor uma Sequência Didática como elemento sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual; b) incentivar a produção escrita do gênero argumentativo comentário, a partir da leitura e da análise de temas sobre os quais os alunos possam expor suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) sugerir atividades de escrita e reescrita do gênero argumentativo comentário nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da variedade padrão da Língua Portuguesa; e d) propor, como produção final, a apresentação dos comentários escritos, assim como do glossário dos textos lidos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos propostos, firmamo-nos na perspectiva metodológica da pesquisa-ação de Thiolent (1986); Tripp (2005), por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e na abordagem qualitativa pautada nos estudos de Bodgan; Biklen (1994), na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas e apresentar a sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica se estabelece na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (1997), nos Estudos da Argumentação Amossy (2005, 2020), Silva (2004), Ensino de Língua Portuguesa Antunes (2005), Geraldi (2011), Riolfi (2014), Gêneros Textuais Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), dentre outros, além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Com o desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, vislumbramos que, a partir dos ensinamentos apontados, os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando seus pontos de vista e argumentos que dão sustentabilidade às opiniões proferidas, para que possam aprender a produzir textos e construir os sentidos, registrando-os sob a forma do gênero argumentativo comentário.The general objective of the research is to present an interventional proposal for the teaching of written production of the argumentative genre commentary, which allows a significant learning of linguistic aspects and the expression of views on social issues, which can be suggested and developed in the classroom context in a class of the 7th grade of elementary school of a school in the state school of the city of Salvador-BA, opportunities to favor citizen education. As specific objectives, we established: a) to propose a didactic sequence as a systematizing element of pedagogical practice for the teaching of textual production; b) encourage the written production of the argumentative genre commentary, from the reading and analysis of topics on which students can expose their opinions, discussing with respect and collaborative attitudes; c) suggest writing and rewriting activities of the argumentative genre commentary in which students can construct texts consistent with the proposal of the standard variety of the Portuguese language; and d) propose, as final production, the presentation of comments written, as well as the glossary of texts read on the Class Wall in the Virtual Environment Google Classroom. To achieve the proposed objectives, we are based on the methodological perspective of Thiolent action research (1986); Tripp (2005) because we understand the relevance of the joint participation of teachers and students in the construction of knowledge in the daily life of the classroom and in the qualitative approach based on Bodgan's studies; Biklen (1994) in which we seek subsidies to analyze the pedagogical actions proposed and present the didactic sequence according to a significant learning. The theoretical foundation in Theory of Genres Bakhtin (1997), Studies of Argumentation Amossy (2005, 2020), Silva (2004), Teaching portuguese language Antunes (2005), Geraldi (2011), Riolfi (2014), Marcuschi Textual Genres (2008), Schneuwly; Dolz (2004), among others, in addition to the guidelines provided by the official documents contained in the National Curriculum Parameters (1998) and the Common National Curriculum Base (2017). With the development of the didactic sequence proposal, we envision that, from the teachings pointed out, students can reflect on social themes, elaborating their views and arguments that give sustainability to the opinions given, so that they can learn to produce texts and build the senses by recording them in the form of the argumentative comment genre.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLíngua portuguesa - ensino fundamentalProdução escritaComentário (gênero argumentativo)LeituraO gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGeneroargumentativocomentario_Costa_2022.pdfapplication/pdf10343676https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54770/1/Generoargumentativocomentario_Costa_2022.pdf7e209011d3065ff8b0becd0fa655c381MD51123456789/547702023-09-11 20:04:20.63oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54770Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-11T23:04:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
spellingShingle O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
Costa, Eliana Duarte Lima
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua portuguesa - ensino fundamental
Produção escrita
Comentário (gênero argumentativo)
Leitura
title_short O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_full O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_fullStr O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_full_unstemmed O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
title_sort O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental
author Costa, Eliana Duarte Lima
author_facet Costa, Eliana Duarte Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6564797346253195
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9944-3535
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Mario Lourenço de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5849717780585240
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Ananias Agostinho da
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Eliana Duarte Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
contributor_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua portuguesa - ensino fundamental
Produção escrita
Comentário (gênero argumentativo)
Leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - ensino fundamental
Produção escrita
Comentário (gênero argumentativo)
Leitura
description O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta interventiva para o ensino da produção escrita do gênero argumentativo comentário, que permita um aprendizado significativo dos aspectos linguísticos e da expressão de pontos de vista sobre questões sociais que poderão ser sugeridas e desenvolvidas no contexto de sala de aula em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Salvador-BA, oportunizando atitudes que favoreçam a formação cidadã. Como objetivos específicos, estabelecemos: a) propor uma Sequência Didática como elemento sistematizador da prática pedagógica para o ensino da produção textual; b) incentivar a produção escrita do gênero argumentativo comentário, a partir da leitura e da análise de temas sobre os quais os alunos possam expor suas opiniões, discutindo com respeito e atitudes colaborativas; c) sugerir atividades de escrita e reescrita do gênero argumentativo comentário nas quais os alunos possam construir textos coerentes com a proposta da variedade padrão da Língua Portuguesa; e d) propor, como produção final, a apresentação dos comentários escritos, assim como do glossário dos textos lidos no Mural da turma no ambiente virtual Google Sala de Aula. Para consecução dos objetivos propostos, firmamo-nos na perspectiva metodológica da pesquisa-ação de Thiolent (1986); Tripp (2005), por entendermos a relevância da participação conjunta de professores e alunos na construção de saberes no cotidiano da sala de aula e na abordagem qualitativa pautada nos estudos de Bodgan; Biklen (1994), na qual buscamos subsídios para analisar as ações pedagógicas propostas e apresentar a sequência didática em função de uma aprendizagem significativa. A fundamentação teórica se estabelece na Teoria dos Gêneros de Bakhtin (1997), nos Estudos da Argumentação Amossy (2005, 2020), Silva (2004), Ensino de Língua Portuguesa Antunes (2005), Geraldi (2011), Riolfi (2014), Gêneros Textuais Marcuschi (2008), Schneuwly; Dolz (2004), dentre outros, além das orientações trazidas pelos documentos oficiais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Com o desenvolvimento da proposta da Sequência Didática, vislumbramos que, a partir dos ensinamentos apontados, os alunos possam refletir sobre temas sociais, elaborando seus pontos de vista e argumentos que dão sustentabilidade às opiniões proferidas, para que possam aprender a produzir textos e construir os sentidos, registrando-os sob a forma do gênero argumentativo comentário.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-11T23:03:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-11T23:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Eliana Duarte Lima. O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. Orientador: Josilete Alves Moreira de Azevedo. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54770
identifier_str_mv COSTA, Eliana Duarte Lima. O gênero argumentativo comentário: uma proposta de intervenção para o ensino fundamental. Orientador: Josilete Alves Moreira de Azevedo. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54770/1/Generoargumentativocomentario_Costa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e209011d3065ff8b0becd0fa655c381
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832663656136704