Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fernanda Santana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brito, Robson Fiueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219
Resumo: O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico.
id UTFPR-10_9aac0087b86b0dbefb6c3c6dc797853c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7219
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADELetras - Língua PortuguesaLeitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisGomes, Fernanda SantanaBrito, Robson Fiueiredo2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/721910.3895/rl.v20n28.7219Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219/5822Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:43:42Zoai:periodicos.utfpr:article/7219Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:43:42Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
title Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
spellingShingle Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
Gomes, Fernanda Santana
Letras - Língua Portuguesa
Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.
title_short Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
title_full Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
title_fullStr Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
title_full_unstemmed Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
title_sort Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
author Gomes, Fernanda Santana
author_facet Gomes, Fernanda Santana
Brito, Robson Fiueiredo
author_role author
author2 Brito, Robson Fiueiredo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fernanda Santana
Brito, Robson Fiueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Letras - Língua Portuguesa
Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.
topic Letras - Língua Portuguesa
Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.
description O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219
10.3895/rl.v20n28.7219
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219
identifier_str_mv 10.3895/rl.v20n28.7219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219/5822
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v20n28
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059149631488