Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 |
Resumo: | O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico. |
id |
UTFPR-10_9aac0087b86b0dbefb6c3c6dc797853c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7219 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADELetras - Língua PortuguesaLeitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE.O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisGomes, Fernanda SantanaBrito, Robson Fiueiredo2018-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/721910.3895/rl.v20n28.7219Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018)2179-52820104-999210.3895/rl.v20n28reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219/5822Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-22T14:43:42Zoai:periodicos.utfpr:article/7219Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-22T14:43:42Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
spellingShingle |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE Gomes, Fernanda Santana Letras - Língua Portuguesa Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE. |
title_short |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_full |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_fullStr |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_full_unstemmed |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
title_sort |
Posicionamentos discursivos e argumentativos de alunos de direito em um evento de letramento acadêmico referente a questões abertas do ENADE |
author |
Gomes, Fernanda Santana |
author_facet |
Gomes, Fernanda Santana Brito, Robson Fiueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Robson Fiueiredo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fernanda Santana Brito, Robson Fiueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras - Língua Portuguesa Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE. |
topic |
Letras - Língua Portuguesa Leitura; Escrita; Posicionamentos discursivos e argumentativos; ENADE. |
description |
O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa realizada com 15 alunos do curso de Direito, de três unidades de uma instituição de ensino superior da rede particular, em Belo Horizonte, a respeito das respostas dadas a itens discursivos da parte de formação geral do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2016. O objetivo central da pesquisa consiste em examinar os posicionamentos discursivos e argumentativos assumidos por esses alunos em suas respostas aos itens. Visto isso, foram escolhidos dois itens discursivos da formação geral do ENADE-2016, os quais versavam a respeito dos movimentos migratórios para o continente europeu e do impacto da Lei Maria da Penha no cenário da violência contra mulher no Brasil. Ao realizarmos a análise linguístico-discursiva dos itens, percebemos certos obstáculos referentes aos processos de leitura e escrita dos alunos pesquisados. Verificamos, na maioria das respostas dadas aos itens (90%), aspectos expressivos em relação a dificuldades de interpretabilidade e elaboração textual. Os dados da pesquisa nos revelam o quanto é preciso trabalhar o significado da leitura e da escrita, o quando é importante saber seu papel e sua representatividade na e para a sociedade, em especial no âmbito acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 10.3895/rl.v20n28.7219 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v20n28.7219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7219/5822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 20, n. 28 (2018) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v20n28 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059149631488 |