Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Maria Helena da
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRN
Download full: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47190
Summary: Introdução: A linguagem escrita é uma extensão da linguagem oral e seu desenvolvimento ocorre sob a influência de vários fatores, dentre os quais podemos destacar o nível fonológico e as habilidades de processamento fonológico, especialmente a consciência fonológica. O nível fonológico está relacionado ao sistema de sons presentes em uma determinada língua e o mesmo tem demonstrado relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. A consciência fonológica é uma das habilidades do processamento fonológico de maior influência para a aquisição da linguagem escrita. Objetivo: Avaliar o sistema fonológico e a consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda e correlacionar as habilidades entre si. Método: Estudo observacional, transversal, retrospectivo e documental. Amostra composta por 90 crianças do nível IV da educação infantil, estudantes de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de 3 regiões da cidade de Natal/RN (Oeste, Sul e Leste), com idade entre 5 e 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Foram analisados os resultados das avaliações da fonologia pelo uso do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e a consciência fonológica por meio do instrumento CONFIAS. Para a análise do nível fonológico, foi considerado a Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R), Índice de Ocorrência de Processos (PDI) e a produtividade dos processos fonológicos e, para a consciência fonológica, foram considerados os acertos das habilidades silábicas, fonêmicas e o escore total. Resultados: No estudo 1, foi observado adequação dos valores da PCC e PCC-R na maioria dos participantes (PCC: 82 crianças - 88,2%; PCC R: 84 crianças - 90,4%), produtividade dos processos de simplificação de líquida (SL), simplificação de encontro consonantal (SEC), simplificação de consoante final (SCF) e frontalização de palatal (FP) e correlação negativa muito forte entre as variáveis PCC x PDI e PCC-R x PDI. Já no estudo 2, amostra apresentou desempenho aquém do esperado em todos os itens do CONFIAS, demonstrando dificuldades nas habilidades de consciência fonológica. A correlação entre o PCC e consciência fonológica e PCC R e a consciência fonológica e PDI e a consciência fonológica foi fraca.
id UFRN_8568be8986df157ccb36ef04beb36af6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47190
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Helena dahttp://lattes.cnpq.br/5367284630585985https://orcid.org/0000-0003-2175-9676http://lattes.cnpq.br/4935645902363577Wertzner, Haydée FiszbeinDelgado, Isabelle CahinoAzoni, Cintia Alves Salgado2022-05-13T20:53:09Z2022-05-13T20:53:09Z2020-12-04SILVA, Maria Helena da. Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47190Introdução: A linguagem escrita é uma extensão da linguagem oral e seu desenvolvimento ocorre sob a influência de vários fatores, dentre os quais podemos destacar o nível fonológico e as habilidades de processamento fonológico, especialmente a consciência fonológica. O nível fonológico está relacionado ao sistema de sons presentes em uma determinada língua e o mesmo tem demonstrado relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. A consciência fonológica é uma das habilidades do processamento fonológico de maior influência para a aquisição da linguagem escrita. Objetivo: Avaliar o sistema fonológico e a consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda e correlacionar as habilidades entre si. Método: Estudo observacional, transversal, retrospectivo e documental. Amostra composta por 90 crianças do nível IV da educação infantil, estudantes de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de 3 regiões da cidade de Natal/RN (Oeste, Sul e Leste), com idade entre 5 e 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Foram analisados os resultados das avaliações da fonologia pelo uso do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e a consciência fonológica por meio do instrumento CONFIAS. Para a análise do nível fonológico, foi considerado a Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R), Índice de Ocorrência de Processos (PDI) e a produtividade dos processos fonológicos e, para a consciência fonológica, foram considerados os acertos das habilidades silábicas, fonêmicas e o escore total. Resultados: No estudo 1, foi observado adequação dos valores da PCC e PCC-R na maioria dos participantes (PCC: 82 crianças - 88,2%; PCC R: 84 crianças - 90,4%), produtividade dos processos de simplificação de líquida (SL), simplificação de encontro consonantal (SEC), simplificação de consoante final (SCF) e frontalização de palatal (FP) e correlação negativa muito forte entre as variáveis PCC x PDI e PCC-R x PDI. Já no estudo 2, amostra apresentou desempenho aquém do esperado em todos os itens do CONFIAS, demonstrando dificuldades nas habilidades de consciência fonológica. A correlação entre o PCC e consciência fonológica e PCC R e a consciência fonológica e PDI e a consciência fonológica foi fraca.Introduction: The written language is an extension of the oral language and its development occurs under the influence of several factors, among which we can highlight in the oral language, the phonological level and among the phonological processing skills, the phonological awareness. The phonological level is related to the system of sounds present in a given language and it has demonstrated a possible relationship with the development of reading and writing. Phonological awareness is one of the phonological processing skills of greatest influence for the acquisition of written language. Objective: To evaluate the phonological system and phonological awareness in low-income preschool children and correlate the skills with each other. Method: Observational, cross-sectional, retrospective and documentary study. Sample made up of 90 children from level IV of early childhood education, students from Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI) from 3 regions of the city of Natal / RN (West, South and East), aged between 5 and 6 years and 11 months, of both sexes. The results of the phonology evaluations of the Child Language Test - ABFW and the phonological awareness of the CONFIAS instrument were analyzed. For the analysis of the phonological level, it was considered the Percentage of Consonants Correct (PCC), Percentage of Consonants Correct - Revised (PCC-R), Index of Occurrence of Processes (PDI) and the productivity of phonological processes and, for phonological awareness , the correctness of syllabic and phonemic skills and the total score were considered. Results: In study 1, adequacy of the PCC and PCC-R values was observed in most participants (PCC: 82 children - 88,2%; PCC R: 84 children - 90,4%), productivity of the processes of liquid simplification (SL), simplification of consonant clusters (SEC), simplification of final consonant (SCF) and frontalization palatal (FP) and very strong negative correlation between the variables PCC x PDI and PCC-R x PDI. In study 2, on the other hand, the sample presented a performance below the expected in all CONFIAS scores, showing weaknesses in the phonological awareness skills. The correlation between PCC and phonological awareness and PCC R and phonological awareness and PDI and phonological awareness was weak.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilLinguagem infantilFalaAprendizagemCarência socioeconômicaRelação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa rendainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacaosistemafonologico_Silva_2020.pdfapplication/pdf1139224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47190/1/Relacaosistemafonologico_Silva_2020.pdfc2a253725c46492bde854373b70bcbf7MD51123456789/471902022-05-13 17:54:02.143oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-13T20:54:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
title Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
spellingShingle Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
Silva, Maria Helena da
Linguagem infantil
Fala
Aprendizagem
Carência socioeconômica
title_short Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
title_full Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
title_fullStr Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
title_full_unstemmed Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
title_sort Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda
author Silva, Maria Helena da
author_facet Silva, Maria Helena da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5367284630585985
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Wertzner, Haydée Fiszbein
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Delgado, Isabelle Cahino
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Helena da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
contributor_str_mv Azoni, Cintia Alves Salgado
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem infantil
Fala
Aprendizagem
Carência socioeconômica
topic Linguagem infantil
Fala
Aprendizagem
Carência socioeconômica
description Introdução: A linguagem escrita é uma extensão da linguagem oral e seu desenvolvimento ocorre sob a influência de vários fatores, dentre os quais podemos destacar o nível fonológico e as habilidades de processamento fonológico, especialmente a consciência fonológica. O nível fonológico está relacionado ao sistema de sons presentes em uma determinada língua e o mesmo tem demonstrado relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. A consciência fonológica é uma das habilidades do processamento fonológico de maior influência para a aquisição da linguagem escrita. Objetivo: Avaliar o sistema fonológico e a consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda e correlacionar as habilidades entre si. Método: Estudo observacional, transversal, retrospectivo e documental. Amostra composta por 90 crianças do nível IV da educação infantil, estudantes de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de 3 regiões da cidade de Natal/RN (Oeste, Sul e Leste), com idade entre 5 e 6 anos e 11 meses, de ambos os sexos. Foram analisados os resultados das avaliações da fonologia pelo uso do Teste de Linguagem Infantil - ABFW e a consciência fonológica por meio do instrumento CONFIAS. Para a análise do nível fonológico, foi considerado a Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC), Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R), Índice de Ocorrência de Processos (PDI) e a produtividade dos processos fonológicos e, para a consciência fonológica, foram considerados os acertos das habilidades silábicas, fonêmicas e o escore total. Resultados: No estudo 1, foi observado adequação dos valores da PCC e PCC-R na maioria dos participantes (PCC: 82 crianças - 88,2%; PCC R: 84 crianças - 90,4%), produtividade dos processos de simplificação de líquida (SL), simplificação de encontro consonantal (SEC), simplificação de consoante final (SCF) e frontalização de palatal (FP) e correlação negativa muito forte entre as variáveis PCC x PDI e PCC-R x PDI. Já no estudo 2, amostra apresentou desempenho aquém do esperado em todos os itens do CONFIAS, demonstrando dificuldades nas habilidades de consciência fonológica. A correlação entre o PCC e consciência fonológica e PCC R e a consciência fonológica e PDI e a consciência fonológica foi fraca.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-13T20:53:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-13T20:53:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Helena da. Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47190
identifier_str_mv SILVA, Maria Helena da. Relação do sistema fonológico e consciência fonológica em crianças pré-escolares de baixa renda. 2020. 84f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47190/1/Relacaosistemafonologico_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2a253725c46492bde854373b70bcbf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797776926945837056