Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48809 |
Resumo: | Este trabalho propõe uma aplicação de software que permite o gerenciamento de chatbots capazes de proporcionar respostas de forma automatizada a partir de treinamentos previamente cadastrados. Foram cadastrados, manipulados e testados dados que permitem a interação com os bots de modo a proporcionar a validação dos nossos dados assim como testes de performance da nossa plataforma. A validação dos nossos dados foi realizada com técnicas estatísticas, como a média, assim como visualizações de inserções corretas no banco de dados e a validação da qualidade de resposta dos bots. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, usamos algumas linguagens de programação como Golang e Python além de bibliotecas, frameworks e diversos bancos de dados. |
id |
UFRN_85ea3eda359340816f67f53d3be240f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48809 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Marcus Paulo SoaresBurlamaqui, Aquiles medeiros FilgueiraSilva, Igor Rosberg de MedeirosSantana Junior, Orivaldo Vieira de2022-07-28T13:10:31Z2022-07-28T13:10:31Z2022-07-13DANTAS, Marcus Paulo Soares. Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48809Este trabalho propõe uma aplicação de software que permite o gerenciamento de chatbots capazes de proporcionar respostas de forma automatizada a partir de treinamentos previamente cadastrados. Foram cadastrados, manipulados e testados dados que permitem a interação com os bots de modo a proporcionar a validação dos nossos dados assim como testes de performance da nossa plataforma. A validação dos nossos dados foi realizada com técnicas estatísticas, como a média, assim como visualizações de inserções corretas no banco de dados e a validação da qualidade de resposta dos bots. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, usamos algumas linguagens de programação como Golang e Python além de bibliotecas, frameworks e diversos bancos de dados.This work proposes a software application that allows the management of chatbots capable of providing answers in an automated way from previously registered training. Data were registered, manipulated and tested that allow interaction with bots in order to provide validation of our data as well as performance tests of our platform. The validation of our data was performed with statistical techniques, such as averaging, as well as visualizations of correct insertions in the database and the validation of the bots’ response quality. For the development of our work, we use some programming languages such as Golang and Python as well as libraries, frameworks and several databases.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ComputaçãoUFRNBrasilEngenharia de Computação e AutomaçãoAttribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChatbotsMensagensProcessamento de linguagem naturalDadosMessagingNatural language processingAssistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53ORIGINALAssistenteVirtual_Danta_2022.pdfAssistenteVirtual_Danta_2022.pdfapplication/pdf1124486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/1/AssistenteVirtual_Danta_2022.pdf64384364fdef1d90e9d6de67ae2d584eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/2/license_rdf728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52123456789/488092022-07-28 10:10:31.892oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48809Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-28T13:10:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
title |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
spellingShingle |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes Dantas, Marcus Paulo Soares Chatbots Mensagens Processamento de linguagem natural Dados Messaging Natural language processing |
title_short |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
title_full |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
title_fullStr |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
title_sort |
Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes |
author |
Dantas, Marcus Paulo Soares |
author_facet |
Dantas, Marcus Paulo Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Aquiles medeiros Filgueira |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Igor Rosberg de Medeiros |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Marcus Paulo Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santana Junior, Orivaldo Vieira de |
contributor_str_mv |
Santana Junior, Orivaldo Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chatbots Mensagens Processamento de linguagem natural Dados Messaging Natural language processing |
topic |
Chatbots Mensagens Processamento de linguagem natural Dados Messaging Natural language processing |
description |
Este trabalho propõe uma aplicação de software que permite o gerenciamento de chatbots capazes de proporcionar respostas de forma automatizada a partir de treinamentos previamente cadastrados. Foram cadastrados, manipulados e testados dados que permitem a interação com os bots de modo a proporcionar a validação dos nossos dados assim como testes de performance da nossa plataforma. A validação dos nossos dados foi realizada com técnicas estatísticas, como a média, assim como visualizações de inserções corretas no banco de dados e a validação da qualidade de resposta dos bots. Para o desenvolvimento do nosso trabalho, usamos algumas linguagens de programação como Golang e Python além de bibliotecas, frameworks e diversos bancos de dados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-28T13:10:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-28T13:10:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DANTAS, Marcus Paulo Soares. Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48809 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Marcus Paulo Soares. Assistente virtual (Chatbot) com base em Natural Language Processing (NLP) aplicado à automatização de respostas de dúvidas frequentes dos estudantes. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Engenharia de Computação e Automação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/1/AssistenteVirtual_Danta_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48809/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 64384364fdef1d90e9d6de67ae2d584e 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832876641845248 |