Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Dayany Barreto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28234
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
id UFRN_861900c48a2b1be6212916cb739eee0e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28234
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Dayany BarretoBarbosa, Ricardo Victor RodriguesAraújo, Virginia Maria Dantas deAraújo, Bianca Carla Dantas de2020-01-15T18:58:57Z2020-01-15T18:58:57Z2019-08-15VASCONCELOS, Dayany Barreto. Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL. 2019. 135f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28234Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)As escolas devem ser capazes de oferecer a seus alunos ambientes seguros, acessíveis, criativos e, sobretudo, confortáveis. São dentro desses ambientes que os estudantes passam grande parte de seus dias, em muitos casos, tendo aulas em tempo integral, o que, por si só, já leva a um desgaste psicológico ao longo do dia. Logo, verificar aspectos relacionados à promoção do bem-estar e saúde dentro das salas de aula dos alunos, que se refletem no conforto ambiental, se faz determinante para a adequação da relação ensino-aprendizagem. Diante disto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conforto ambiental das salas de aula localizadas em três escolas da rede pública de ensino da cidade de Arapiraca/AL, edificadas na década de 1960, a fim de entender a influência que a arquitetura dessas edificações exerce quanto ao conforto de seus usuários. Os levantamentos ocorreram em duas épocas do ano distintas, uma condizente ao verão e outra ao inverno na região, e, para se obter resultados mais abrangentes e representativos da avaliação, foram aplicados múltiplos métodos da Avaliação Pós-Ocupação (APO). A partir dos métodos utilizados nesta pesquisa, foram analisados: os dados de medições das variáveis de conforto térmico, conforto acústico, conforto lumínico, aplicação de questionários com os usuários, walkthrough e matriz de descobertas, seguido de recomendações projetuais. Tendo em vista que as escolas foram edificadas na década de 1960 e apresentam similaridades construtivas, buscou-se estabelecer correlações entre os resultados, onde foi percebido que escolas que não apresentam estratégias bioclimáticas obtiveram um maior registro de desconforto térmico; enquanto as avaliações de conforto acústico e lumínico apresentaram parâmetros medidos não condizentes com os exigidos por normas técnicas nas três instituições. Em relação à avaliação subjetiva dos usuários, foi verificada, em relação ao conforto térmico e acústico, correlação entre os dados registrados nas medições e os do questionário, enquanto os dados lumínicos foram avaliados positivamente pelos usuários, apesar de estarem em desacordo com os parâmetros normativos. Por fim, as observações realizadas no walkthrough, dispostas na matriz de descobertas, foram analisadas com o objetivo de propor soluções a serem adotadas pelas escolas, para que os parâmetros estudados pudessem se adequar aos valores normatizados e, assim, garantirem o conforto necessário aos seus usuários.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOConforto ambientalEscolas públicasPercepção dos usuáriosAvaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-ALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdfapplication/pdf25934940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/1/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf9c04a67e6f03e9c7919a539fb5596d97MD51TEXTAvaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.txtAvaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain10391https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/2/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.txt9b71442a21d12fbb77861371b8483787MD52THUMBNAILAvaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.jpgAvaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/3/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.jpg3c3958e78ac37ab8e2e1ace5d70e08c8MD53123456789/282342020-01-19 04:49:31.948oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-19T07:49:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
title Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
spellingShingle Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
Vasconcelos, Dayany Barreto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Conforto ambiental
Escolas públicas
Percepção dos usuários
title_short Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
title_full Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
title_fullStr Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
title_full_unstemmed Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
title_sort Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL
author Vasconcelos, Dayany Barreto
author_facet Vasconcelos, Dayany Barreto
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Virginia Maria Dantas de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Dayany Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Bianca Carla Dantas de
contributor_str_mv Araújo, Bianca Carla Dantas de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Conforto ambiental
Escolas públicas
Percepção dos usuários
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto ambiental
Escolas públicas
Percepção dos usuários
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-15T18:58:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-15T18:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Dayany Barreto. Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL. 2019. 135f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28234
identifier_str_mv VASCONCELOS, Dayany Barreto. Avaliação das condições de conforto ambiental em escolas da rede pública: estudo de caso em Arapiraca-AL. 2019. 135f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/1/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/2/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28234/3/Avaliacaocondicoesconforto_Vasconcelos_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c04a67e6f03e9c7919a539fb5596d97
9b71442a21d12fbb77861371b8483787
3c3958e78ac37ab8e2e1ace5d70e08c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832972208013312