Análise de conteúdo de geociências no livro didático: as dunas como abordagem temática regional para o Ensino Fundamental I
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29480 |
Resumo: | Mesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. A Educação Básica brasileira é regida por uma série de documentos normativos. O mais recente deles é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa são os conteúdos de geociências presentes nos livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes se concentram, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, propõem-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências. |
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Silva, Cláudia Patrícia Araújo eCosta, Ivaneide Alves Soares daSoares, Maria José NascimentoSouza, Raquel Franco de2020-07-07T17:46:29Z2020-02-07SILVA, Cláudia Patrícia Araújo e. Análise de conteúdo de geociências no livro didático: as dunas como abordagem temática regional para o Ensino Fundamental I. 2020. 87f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29480Mesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. A Educação Básica brasileira é regida por uma série de documentos normativos. O mais recente deles é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa são os conteúdos de geociências presentes nos livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes se concentram, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, propõem-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências.Even though geology is not a compulsory subject in the Brazilian Basic Education curriculum, the contents of geosciences are distributed in existing disciplines, especially in Science and Geography. The researches that aim at studying the contents of geosciences in Brazilian Basic Education cover mainly Elementary School II and High School. However, studies indicate that even in Elementary School I these contents are present, although often not recognized as geoscientific, which favors the use of superficial information and detached from students' daily life. Brazilian Basic Education is governed by a series of normative documents. The most recent of these is the National Common Curricular Base (BNCC). Both the BNCC, and the legal documents that precede it, establish that the contents must be complemented, on a local and regional scale, in order to contemplate the diversities and particularities of the universe of the students. The object of study of this research are the contents of geosciences present in the textbooks of the disciplines of Science and Geography adopted in Elementary School I by the municipal schools of Natal, for the quadrennium 2019-2022. The objective is to identify, quantify and elucidate the contents of geosciences present in this teaching cycle and propose a theme from which it is possible to study geosciences in an integrated manner, considering the local context. To quantify these contents, a counting methodology is described using ¼ page increments. The quantification of the contents was made considering the Thematic Units proposed by the National Common Curricular Base, as well as the spaces for the Student Book and the Teaching Guidelines in the Teacher's Manual. The results show that the contents of geosciences are present mainly in the science discipline; 18.13% of the contents of the science textbook were identified as contents of geosciences, being the the most representative studies related to the universe. The discipline of geography presented a total of 14.75%, mainly covering the study of the natural landscape. The joint analysis of the disciplines of science and geography shows that 16.44% of the contents addressed in them are from geosciences. In general, it is from the 3rd year onwards that the contents of geosciences are most expressive; in sciences they focus mainly on the 3rd grade book and, in geography, in the 4th grade book. The effort to propose a central theme for the study of geosciences from the local context of the city of Natal / RN culminated in the suggestion of the landscape, one of the emerging categories of the geography discipline, as possible articulation with other geoscientific contents. In the context of the coastal city of Natal, the study of the dune landscape is indicated as an integrative possibility of geoscience contents.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES2021-09-09Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA REGIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASBase Nacional Comum CurricularQuantificação de conteúdoCiênciasGeografiaAbordagem interdisciplinarAnálise de conteúdo de geociências no livro didático: as dunas como abordagem temática regional para o Ensino Fundamental IGeoscience content analysis in the teaching book: dunes as a regional thematic approach to Fundamental Education Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAnaliseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.txtAnaliseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain215134https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29480/2/Analiseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.txt82cde22eb61ccb01880b0efb51cb3a07MD52THUMBNAILAnaliseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.jpgAnaliseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29480/3/Analiseconteudogeociencias_Silva_2020.pdf.jpg91766452d5b7cd62763f5d49e863497eMD53ORIGINALAnaliseconteudogeociencias_Silva_2020.pdfapplication/pdf1229784https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29480/1/Analiseconteudogeociencias_Silva_2020.pdfb3f75605849bc9357015a07e21faee67MD51123456789/294802024-03-19 01:05:32.667oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29480Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:05:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Mesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. A Educação Básica brasileira é regida por uma série de documentos normativos. O mais recente deles é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa são os conteúdos de geociências presentes nos livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes se concentram, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, propõem-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências. |
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