Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
Texto Completo: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392 |
Resumo: | This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidated |
id |
PUC_SP-1_1a342101afa2a61f96c1c3dc9c995ed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pucsp.br:handle/40392 |
network_acronym_str |
PUC_SP-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
repository_id_str |
|
spelling |
Sá, Ivo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3614199328254948Cipelli, Juno Falzoni2023-12-08T18:49:05Z2023-12-08T18:49:05Z2023-11-24Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidatedEsta pesquisa analisou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e entrevistas conduzidas em escolas do Ensino Fundamental I do Estado de São Paulo considerando a temática gênero, buscando identificar como se dá a inserção dessa temática nas escolas. Para a viabilizar o processo de análise, foi aprofundado o conceito de gênero e feito um breve percurso pelos marcos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988, contextualizando a criação da BNCC. A partir das análises, foi possível constatar a invisibilização da temática gênero, tanto na BNCC quanto nos relatos dos professores. Ao não abordar o tema de forma mais explícita, é consolidado um descompromisso com a erradicação da desigualdade de gênero e com o entendimento das múltiplas possibilidades de abordagem do tema pelos educandosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGêneroEducaçãoBase Nacional Comum CurricularGenderEducation“Base Nacional Comum Curricular”Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalGender and the Base Nacional Comum Curricular: the approach in the BNCC and the understanding of teachers in the early years of primary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJuno Falzoni Cipelli.pdfapplication/pdf1008625https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/1/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf26800af38b33f1619b6cbaa521a3389aMD51TEXTJuno Falzoni Cipelli.pdf.txtJuno Falzoni Cipelli.pdf.txtExtracted texttext/plain57456https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/2/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.txt9f521c0c63e895b0c85fd2c84a40f8cfMD52THUMBNAILJuno Falzoni Cipelli.pdf.jpgJuno Falzoni Cipelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/3/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.jpg3b764f246d5e8cd4335a55da7dee7f93MD53handle/403922023-12-09 01:04:18.755oai:repositorio.pucsp.br:handle/40392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv |
Gender and the Base Nacional Comum Curricular: the approach in the BNCC and the understanding of teachers in the early years of primary education |
title |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Cipelli, Juno Falzoni CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Gênero Educação Base Nacional Comum Curricular Gender Education “Base Nacional Comum Curricular” |
title_short |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Cipelli, Juno Falzoni |
author_facet |
Cipelli, Juno Falzoni |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Ivo Ribeiro de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3614199328254948 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cipelli, Juno Falzoni |
contributor_str_mv |
Sá, Ivo Ribeiro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Gênero Educação Base Nacional Comum Curricular Gender Education “Base Nacional Comum Curricular” |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Base Nacional Comum Curricular |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gender Education “Base Nacional Comum Curricular” |
description |
This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidated |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-08T18:49:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-08T18:49:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392 |
identifier_str_mv |
Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Graduação em Pedagogia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) instacron:PUC_SP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
instacron_str |
PUC_SP |
institution |
PUC_SP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/1/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/2/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.txt https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/3/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26800af38b33f1619b6cbaa521a3389a 9f521c0c63e895b0c85fd2c84a40f8cf 3b764f246d5e8cd4335a55da7dee7f93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br |
_version_ |
1809278030920548352 |