Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cipelli, Juno Falzoni
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392
Resumo: This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidated
id PUC_SP-1_1a342101afa2a61f96c1c3dc9c995ed3
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/40392
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Sá, Ivo Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/3614199328254948Cipelli, Juno Falzoni2023-12-08T18:49:05Z2023-12-08T18:49:05Z2023-11-24Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidatedEsta pesquisa analisou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e entrevistas conduzidas em escolas do Ensino Fundamental I do Estado de São Paulo considerando a temática gênero, buscando identificar como se dá a inserção dessa temática nas escolas. Para a viabilizar o processo de análise, foi aprofundado o conceito de gênero e feito um breve percurso pelos marcos legislativos, a partir da Constituição Federal de 1988, contextualizando a criação da BNCC. A partir das análises, foi possível constatar a invisibilização da temática gênero, tanto na BNCC quanto nos relatos dos professores. Ao não abordar o tema de forma mais explícita, é consolidado um descompromisso com a erradicação da desigualdade de gênero e com o entendimento das múltiplas possibilidades de abordagem do tema pelos educandosporPontifícia Universidade Católica de São PauloGraduação em PedagogiaPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGêneroEducaçãoBase Nacional Comum CurricularGenderEducation“Base Nacional Comum Curricular”Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalGender and the Base Nacional Comum Curricular: the approach in the BNCC and the understanding of teachers in the early years of primary educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALJuno Falzoni Cipelli.pdfapplication/pdf1008625https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/1/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf26800af38b33f1619b6cbaa521a3389aMD51TEXTJuno Falzoni Cipelli.pdf.txtJuno Falzoni Cipelli.pdf.txtExtracted texttext/plain57456https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/2/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.txt9f521c0c63e895b0c85fd2c84a40f8cfMD52THUMBNAILJuno Falzoni Cipelli.pdf.jpgJuno Falzoni Cipelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1230https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/3/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.jpg3b764f246d5e8cd4335a55da7dee7f93MD53handle/403922023-12-09 01:04:18.755oai:repositorio.pucsp.br:handle/40392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-12-09T04:04:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
dc.title.alternative.en_US.fl_str_mv Gender and the Base Nacional Comum Curricular: the approach in the BNCC and the understanding of teachers in the early years of primary education
title Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Cipelli, Juno Falzoni
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gênero
Educação
Base Nacional Comum Curricular
Gender
Education
“Base Nacional Comum Curricular”
title_short Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Cipelli, Juno Falzoni
author_facet Cipelli, Juno Falzoni
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3614199328254948
dc.contributor.author.fl_str_mv Cipelli, Juno Falzoni
contributor_str_mv Sá, Ivo Ribeiro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gênero
Educação
Base Nacional Comum Curricular
Gender
Education
“Base Nacional Comum Curricular”
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Educação
Base Nacional Comum Curricular
dc.subject.eng.fl_str_mv Gender
Education
“Base Nacional Comum Curricular”
description This research analyzed the brazilian curricular standard, known as "Base Nacional Comum Curricular" (BNCC) and it was done by interviews conducted in Elementary Schools in the State of São Paulo considering the gender theme, seeking to identify how this is inserted in schools. To make the analysis process viable, the concept of gender was deepened and a brief tour of the legislative frameworks was made, starting from the 1988 Federal Constitution, contextualizing the creation of the BNCC. From the analyses, it was possible to verify the invisibility of the gender theme, both in the BNCC and in the teachers' reports. By not addressing the topic more explicitly, a lack of commitment to the eradication of gender inequality and the understanding of the multiple possibilities for students to approach the topic is consolidated
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-08T18:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-08T18:49:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-11-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392
identifier_str_mv Cipelli, Juno Falzoni. Gênero e Base Nacional Comum Curricular: a abordagem da temática enquanto conteúdo e a compreensão dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Graduação em Pedagogia
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/1/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/2/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/40392/3/Juno%20Falzoni%20Cipelli.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 26800af38b33f1619b6cbaa521a3389a
9f521c0c63e895b0c85fd2c84a40f8cf
3b764f246d5e8cd4335a55da7dee7f93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796260484415488