O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473 |
Resumo: | Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
id |
UFRN_8723ea0692aabf695b8dd574cb677bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48473 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Angélica Verônica de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2906046147355527http://lattes.cnpq.br/1471852102360947Andrade, Adja Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3992106322474895Albuquerque, Edu Silvestre deMeneguzzo, Isonel SandinoMartins, Selma Alas2022-07-12T23:21:24Z2022-07-12T23:21:24Z2022-04-20MARTINS, Angélica Verônica de Oliveira. O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Amid the guidelines brought by official documents that direct to new pedagogical practices, teaching still presents a disciplinary concept, there is no interaction between disciplines, students continue as listeners without any protagonism during the teaching and learning process. In order to bring about changes, sensitize and motivate teachers from the municipal education network of Parnamirim/RN, the Google Maps tool was articulated to different subjects, in the early years of elementary school, in order to make learning more interesting and meaningful. A didactic sequence was developed and applied with teachers and students of the 4th year of the Luiz Carlos Guimarães Municipal School, giving rise to the GeoIntegra guide. The research presents characteristics of an action research, with a qualitative approach with exploratory stages. The general objective is to develop an interdisciplinary methodological proposal based on meaningful learning for teachers in the early years of Elementary School, with Geography and Google Maps as an integration link. As specific objectives we seek to i) identify teachers' difficulties and interests for innovation in their practices; ii) to elaborate a didactic sequence, articulating the contents of the different subjects and starting from the children's daily life using the Google Maps tool; iii) evaluate the didactic sequence with 4th grade students and teachers; iv) produce a didactic guide for teachers in the public school system in Parnamirim. In this way, we used as data collection instruments: questionnaires applied to teachers, conversation circles with students, in addition to the records made during the application of the didactic sequence. At the end of the research, through data analysis, it was found that the methodological proposal is a possible, adaptable and effective strategy for what is proposed. This work is characterized as a contribution to the area of Educational Technology and to the interdisciplinary teaching of Geography, for bringing a new perspective to teaching in the early years of Elementary School.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilInterdisciplinaridadeAprendizagem significativaSequência didáticaEnsino fundamentalGoogle mapsO google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGooglemapsensino_Martins_2022.pdfapplication/pdf24569032https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48473/1/Googlemapsensino_Martins_2022.pdfe7882e31378304b33cbd2a0c44d9edb2MD51123456789/484732022-07-12 20:22:07.877oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48473Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-12T23:22:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental Martins, Angélica Verônica de Oliveira Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa Sequência didática Ensino fundamental Google maps |
title_short |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Martins, Angélica Verônica de Oliveira |
author_facet |
Martins, Angélica Verônica de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2906046147355527 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1471852102360947 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade, Adja Ferreira de |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3992106322474895 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Edu Silvestre de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Meneguzzo, Isonel Sandino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Angélica Verônica de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martins, Selma Alas |
contributor_str_mv |
Martins, Selma Alas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa Sequência didática Ensino fundamental Google maps |
topic |
Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa Sequência didática Ensino fundamental Google maps |
description |
Em meio às orientações trazidas pelos documentos oficiais que direcionam a novas práticas pedagógicas, o ensino ainda apresenta uma concepção disciplinar, não há uma interação entre as disciplinas, os alunos continuam como ouvintes sem qualquer protagonismo durante o processo de ensino e aprendizagem. A fim de provocar mudanças, sensibilizar e motivar os professores da rede municipal de ensino de Parnamirim/RN, a ferramenta Google Maps foi articulada às diferentes disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental, de forma a tornar a aprendizagem mais interessante e significativa. Uma sequência didática foi desenvolvida e aplicada junto a professoras e alunos do 4º ano da Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães, dando origem ao guia GeoIntegra. A pesquisa apresenta características de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa com etapas de caráter exploratório. O objetivo geral é desenvolver uma proposta metodológica interdisciplinar com base na aprendizagem significativa para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo a Geografia e o Google Maps como elo de integração. Como objetivos específicos buscamos i) identificar dificuldades e interesses dos professores pela inovação em suas práticas; ii) elaborar uma sequência didática, articulando os conteúdos das diferentes disciplinas e partindo do cotidiano das crianças com o uso da ferramenta Google Maps; iii) avaliar a sequência didática com alunos do 4° do EF e professores; iv) produzir um guia didático para professores da rede pública de ensino de Parnamirim. Neste caminho, utilizamos como instrumentos de coleta de dados: questionários aplicados a professores, roda de conversa com alunos, além dos registros realizados ao longo da aplicação da sequência didática. Ao final da pesquisa por meio da análise dos dados, constatou-se que a proposta metodológica é uma estratégia possível, adaptável e eficaz ao que se propõe. Esse trabalho caracteriza-se como uma contribuição à área de Tecnologia Educacional e ao ensino interdisciplinar da Geografia, por trazer uma nova perspectiva ao ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T23:21:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T23:21:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Angélica Verônica de Oliveira. O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Angélica Verônica de Oliveira. O google maps e o ensino interdisciplinar de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 179f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48473/1/Googlemapsensino_Martins_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7882e31378304b33cbd2a0c44d9edb2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832700678209536 |