Leituras sobre afetividade na educação infantil da cidade de Currais Novos/RN
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43787 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo identificar como as professoras da Educação Infantil currais-novense compreendem a afetividade e como tem se dado esse processo ante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos autores que discutem a teoria Walloniana, tais como: Almeida (2008), Mahoney (1993, 2007), Leite (2002), dentre outros. Onde buscou-se identificar aspectos que contribuem de forma significativa para a aprendizagem e para uma boa relação entre o professor e o aluno, com vistas às relações de afeto. No tocante à investigação empírica, foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas, em razão de sua organização e fácil aplicação nesse momento pandêmico. A coleta de dados se deu por meio de questionários enviados para as professoras via Google Forms, seis professoras da Creche Municipal Margarida Cunha (Currais Novos – RN) participaram da pesquisa, todas atuam na Educação Infantil. Com base nas análises realizadas, por meio da aplicação dos questionários, foi possível perceber uma certa confusão sobre o real significado de afetividade, tendo em vista que algumas professoras que participaram da pesquisa baseiam-se apenas em conceitos do senso comum e não demonstraram base científica. Por outro lado, as professoras reconhecem o valor da afetividade, mesmo quando confundem com os conceitos de amor, carinho e respeito. Conclui-se que, apesar do distanciamento físico imposto pelo isolamento social durante a pandemia, as professoras buscaram se reinventar e desenvolver estratégias para se relacionarem afetivamente com os alunos. |
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43787Universidade Federal do Rio Grande do NortePedagogia a DistânciaUFRNBrasilCentro de EducaçãoAfetividadeEducação infantilAprendizagemLeituras sobre afetividade na educação infantil da cidade de Currais Novos/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente artigo tem por objetivo identificar como as professoras da Educação Infantil currais-novense compreendem a afetividade e como tem se dado esse processo ante o ensino remoto. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos autores que discutem a teoria Walloniana, tais como: Almeida (2008), Mahoney (1993, 2007), Leite (2002), dentre outros. Onde buscou-se identificar aspectos que contribuem de forma significativa para a aprendizagem e para uma boa relação entre o professor e o aluno, com vistas às relações de afeto. No tocante à investigação empírica, foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas, em razão de sua organização e fácil aplicação nesse momento pandêmico. A coleta de dados se deu por meio de questionários enviados para as professoras via Google Forms, seis professoras da Creche Municipal Margarida Cunha (Currais Novos – RN) participaram da pesquisa, todas atuam na Educação Infantil. Com base nas análises realizadas, por meio da aplicação dos questionários, foi possível perceber uma certa confusão sobre o real significado de afetividade, tendo em vista que algumas professoras que participaram da pesquisa baseiam-se apenas em conceitos do senso comum e não demonstraram base científica. 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