Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daiane Alves dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20606
Resumo: As Instituições de Ensino Superior Privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas, as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, para atender aos seus principais clientes, os alunos, no que se refere às suas expectativas quanto à qualidade da IES. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as instituições de ensino superior privadas da cidade do Natal/RN, quanto às estratégias adotadas para permanecerem no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes. Para conduzir esta pesquisa, desenvolveu-se em duas IES privadas da cidade do Natal, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário para ser aplicado nos discentes, sendo direcionado aos alunos do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Esse instrumento de pesquisa aborda aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, caracteriza as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, especifica os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, descreve o ambiente das IES; (4) serviços, avalia os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, relaciona os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com o uso da ferramenta Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A primeira etapa dos resultados caracteriza a análise descritiva da amostra geral e por IES e curso, além de uma construir a análise univariada das IES e a análise bivariada que apresenta a correlação dos fatores por meio do coeficiente de Spearman. Os resultados da análise foram utilizados para compor a matriz de importância versus desempenho e também comparar com os índices do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Por fim, essas comparações possibilitaram a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade das IES e o nível de desempenho das instituições no desenvolvimento de cada um dos atributos das dimensões de qualidade.
id UFRN_87c72d9a46fcf2a1491e80de1df7a657
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20606
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Daiane Alves doshttp://lattes.cnpq.br/1375827542438058http://lattes.cnpq.br/0037657888703116Almeida, Mariana Rodrigues dehttp://lattes.cnpq.br/7356242205950550Furukava, Marcianohttp://lattes.cnpq.br/7046131809246694Leone, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerrahttp://lattes.cnpq.br/7953856410233611Queiroz, Jamerson Viegas2016-06-07T22:42:13Z2016-06-07T22:42:13Z2014-10-27SANTOS, Daiane Alves dos. Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20606As Instituições de Ensino Superior Privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas, as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, para atender aos seus principais clientes, os alunos, no que se refere às suas expectativas quanto à qualidade da IES. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as instituições de ensino superior privadas da cidade do Natal/RN, quanto às estratégias adotadas para permanecerem no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes. Para conduzir esta pesquisa, desenvolveu-se em duas IES privadas da cidade do Natal, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário para ser aplicado nos discentes, sendo direcionado aos alunos do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Esse instrumento de pesquisa aborda aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, caracteriza as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, especifica os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, descreve o ambiente das IES; (4) serviços, avalia os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, relaciona os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com o uso da ferramenta Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A primeira etapa dos resultados caracteriza a análise descritiva da amostra geral e por IES e curso, além de uma construir a análise univariada das IES e a análise bivariada que apresenta a correlação dos fatores por meio do coeficiente de Spearman. Os resultados da análise foram utilizados para compor a matriz de importância versus desempenho e também comparar com os índices do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Por fim, essas comparações possibilitaram a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade das IES e o nível de desempenho das instituições no desenvolvimento de cada um dos atributos das dimensões de qualidade.Private Higher Education Institutions are embedded in a market where competitiveness is a key factor. To remain competitive, HEIs needs to have proactive and innovative strategies, especially to understand their main customers, students, with regard to their expectations about the quality of HEI. This study is to evaluate the overall private institutions of higher education in the city of Natal / RN, as the strategies adopted to remain on the market , based on the perceived quality of students. For conduct this research, it has developed two private institutions in the city of Natal, through the application using exploratory research to guide the survey for data collection with questionnaire to apply the overview with students, being directed to senior students courses in Bussiness, Accounting and Law. This research tool addresses aspects relevant to map the dimensions: (1) teaching, perspectives related to methods and teaching tools; ( 2 ) teachers, specifies the quality attributes related to teachers; (3 ) Infrastructure, describes the environment of the HEI; ( 4 ) services , evaluates the quality processes that attach to the HEI; and ( 5 ) intangible relates aspects with student satisfaction. The results were analyzed using descriptive statistical techniques using the Statistical Package Tool for Social Sciences (SPSS). The first stage of results characterizes the descriptive analysis of the overall sample and by HEI and course, plus a build univariate analysis of the HEI and also bivariate analysis shows that correlation of the factors through Spearman correlation coefficient. The results were used to compose a matrix of importance versus performance that compare with the contents of the Ministry of Education and Culture (MEC). Finally, these comparisons allowed identification of the most important factors for the quality of the HEI and the level of performance from institutions in the development of each attributes of quality dimensions.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOInstituições de Ensino Superior PrivadasDimensões de qualidadeAnálise de importância versus desempenhoAnálise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do NatalStrategic analysis of private higher education institutions in the city of Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdfDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf1796635https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/1/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf713f954c7e3b68d4ac58e789e482ddaaMD51TEXTDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.txtDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain247840https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/6/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.txt0c5fef6246028970f969e8e5cfa9555fMD56THUMBNAILDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgDaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2584https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/7/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg27231615c6186b691f49d933fe27c58eMD57123456789/206062017-11-03 21:01:14.009oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T00:01:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Strategic analysis of private higher education institutions in the city of Natal
title Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
spellingShingle Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
Santos, Daiane Alves dos
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Instituições de Ensino Superior Privadas
Dimensões de qualidade
Análise de importância versus desempenho
title_short Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
title_full Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
title_fullStr Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
title_full_unstemmed Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
title_sort Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal
author Santos, Daiane Alves dos
author_facet Santos, Daiane Alves dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1375827542438058
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0037657888703116
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Furukava, Marciano
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7046131809246694
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leone, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7953856410233611
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daiane Alves dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Almeida, Mariana Rodrigues de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7356242205950550
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Queiroz, Jamerson Viegas
contributor_str_mv Almeida, Mariana Rodrigues de
Queiroz, Jamerson Viegas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Instituições de Ensino Superior Privadas
Dimensões de qualidade
Análise de importância versus desempenho
dc.subject.por.fl_str_mv Instituições de Ensino Superior Privadas
Dimensões de qualidade
Análise de importância versus desempenho
description As Instituições de Ensino Superior Privadas estão inseridas em um mercado no qual a competitividade é um fator determinante para a permanência. Para manterem-se competitivas, as IES precisam ter estratégias claras, sobretudo, para atender aos seus principais clientes, os alunos, no que se refere às suas expectativas quanto à qualidade da IES. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar as instituições de ensino superior privadas da cidade do Natal/RN, quanto às estratégias adotadas para permanecerem no mercado, tendo como base a percepção de qualidade dos discentes. Para conduzir esta pesquisa, desenvolveu-se em duas IES privadas da cidade do Natal, por meio da aplicação de um survey exploratório para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário para ser aplicado nos discentes, sendo direcionado aos alunos do último ano dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Esse instrumento de pesquisa aborda aspectos relevantes para mapear as dimensões: (1) ensino, caracteriza as perspectivas relacionadas aos métodos e instrumentos de ensino; (2) professores, especifica os atributos de qualidade relacionados aos professores; (3) estrutura física, descreve o ambiente das IES; (4) serviços, avalia os processos que atribuem qualidade às IES; e, (5) intangíveis, relaciona os aspectos cotidianos com a satisfação dos estudantes. Os resultados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com o uso da ferramenta Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A primeira etapa dos resultados caracteriza a análise descritiva da amostra geral e por IES e curso, além de uma construir a análise univariada das IES e a análise bivariada que apresenta a correlação dos fatores por meio do coeficiente de Spearman. Os resultados da análise foram utilizados para compor a matriz de importância versus desempenho e também comparar com os índices do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Por fim, essas comparações possibilitaram a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade das IES e o nível de desempenho das instituições no desenvolvimento de cada um dos atributos das dimensões de qualidade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-07T22:42:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-07T22:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Daiane Alves dos. Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20606
identifier_str_mv SANTOS, Daiane Alves dos. Análise estratégica das Instituições de Ensino Superior privadas da cidade do Natal. 2014. 134f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/1/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/6/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20606/7/DaianeAlvesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 713f954c7e3b68d4ac58e789e482ddaa
0c5fef6246028970f969e8e5cfa9555f
27231615c6186b691f49d933fe27c58e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117586958155776