Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirer, Márcio Luiz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/2105
Resumo: O prestador de serviços não consegue ser eficiente em todos os atributos ao mesmo tempo. Ele precisa estabelecer prioridades. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar a relação entre a importância versus o desempenho dos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI), no segmento de Softwares de Gestão Empresarial (ERP ́s). Os procedimentos metodológicos deste estudo quantitativo envolveram entrevistas semiestruturadas em profundidade, por pautas, e a aplicação de um questionário fechado para clientes da empresa Delvale Tecnologia. A população alvo foram usuários e usuários contratantes. Os 274 participantes responderam o questionário por meio eletrônico, entre os dias 21 de março e 05 de abril de 2018. A pesquisa relevou os seguintes resultados: a Segurança (8,62) e a Confiabilidade (8,60) são os atributos que obtiveram o maior grau de importância atribuído pelos participantes. Em contrapartida, a Cordialidade (8,16) e a Flexibilidade (8,17), mesmo com o grau de importância elevado, foram consideradas as menos importantes. Em relação ao desempenho empresarial, os atributos Integridade (8,41) e Confiabilidade (8,39) tiveram a melhor pontuação; já a Flexibilidade (8,04) e o Acesso (8,06) obtiveram a pior avaliação. A aplicação da Matriz de Importância versus Desempenho permitiu estabelecer uma comparação visual imediata, que demonstrou que todos os atributos ficaram alocados na zona apropriada. A conclusão do estudo é que todos os atributos pesquisados têm elevada importância para usuários e usuários contratantes. Logo, o desempenho empresarial atribuído pode ser considerado satisfatório.
id UVAT_c6bfac5b9239e9c2ba4fb3aaecc2037b
oai_identifier_str oai:univates.br:10737/2105
network_acronym_str UVAT
network_name_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
repository_id_str 1
spelling Britto, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/7922993706137915Meirer, Márcio Luiz2018-09-11T18:02:36Z2018-09-11T18:02:36Z2018-09-042018-06-18O prestador de serviços não consegue ser eficiente em todos os atributos ao mesmo tempo. Ele precisa estabelecer prioridades. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar a relação entre a importância versus o desempenho dos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI), no segmento de Softwares de Gestão Empresarial (ERP ́s). Os procedimentos metodológicos deste estudo quantitativo envolveram entrevistas semiestruturadas em profundidade, por pautas, e a aplicação de um questionário fechado para clientes da empresa Delvale Tecnologia. A população alvo foram usuários e usuários contratantes. Os 274 participantes responderam o questionário por meio eletrônico, entre os dias 21 de março e 05 de abril de 2018. A pesquisa relevou os seguintes resultados: a Segurança (8,62) e a Confiabilidade (8,60) são os atributos que obtiveram o maior grau de importância atribuído pelos participantes. Em contrapartida, a Cordialidade (8,16) e a Flexibilidade (8,17), mesmo com o grau de importância elevado, foram consideradas as menos importantes. Em relação ao desempenho empresarial, os atributos Integridade (8,41) e Confiabilidade (8,39) tiveram a melhor pontuação; já a Flexibilidade (8,04) e o Acesso (8,06) obtiveram a pior avaliação. A aplicação da Matriz de Importância versus Desempenho permitiu estabelecer uma comparação visual imediata, que demonstrou que todos os atributos ficaram alocados na zona apropriada. A conclusão do estudo é que todos os atributos pesquisados têm elevada importância para usuários e usuários contratantes. Logo, o desempenho empresarial atribuído pode ser considerado satisfatório.The service provider cannot be efficient at all attributes at the same time. It needs to set priorities. Thus, this monograph aims to identify the relationship between importance versus performance of attributes of customer satisfaction with the provision of Information Technology services in the Softwares Management Business segment. The methodological procedures of this quantitative study involved in-depth semi-structured interviews, by guidelines, and the application of a closed questionnaire to clients of Delvale Tecnologia. The target population consisted of users and contracting users. The 274 participants answered the questionnaire electronically, between March 21st and April 5th, 2018. The research revealed the following results: Security (8.62) and Reliability (8.60) are the attributes that obtained the highest degree of importance attributed by the participants. On the other hand, Cordiality (8.16) and Flexibility (8.17), even with the high degree of importance, were considered the least important. Regarding business performance, the attributes Integrity (8.41) and Reliability (8.39) had the best score; whereas Flexibility (8.04) and Access (8.06) obtained the worst evaluation. The application of the Matrix of Importance versus Performance allowed for the establishment of an immediate visual comparison, which demonstrated that all the attributes were allocated in the appropriate zone. The conclusion of the study is that all attributes surveyed have high importance for users and contracting users. Therefore, the attributed business performance can be considered satisfactory.-1MEIRER, Márcio Luiz. Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2105. http://hdl.handle.net/10737/2105http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCSAAtributos de Importância versus DesempenhoServiços de suporte em ERP ́sMatriz SlackDesempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESTEXT2018MárcioLuizMeirer.pdf.txt2018MárcioLuizMeirer.pdf.txtExtracted texttext/plain102911https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f15be6a9-654f-4249-8fb2-bc3c1e573729/downloadf0ec562387b4ed789626e9ab977a6d4fMD58THUMBNAIL2018MárcioLuizMeirer.pdf.jpg2018MárcioLuizMeirer.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4554https://www.univates.br/bdu/bitstreams/30a6b850-9091-4d98-be9c-55ebe4e8da79/downloade12c690d786a105f5bf631c0b9c643deMD59ORIGINAL2018MárcioLuizMeirer.pdf2018MárcioLuizMeirer.pdfapplication/pdf1660755https://www.univates.br/bdu/bitstreams/300ef2a4-bf4f-4a59-a96e-0208e0e511c7/download61bd4d1d2041d92f4f7b982132973057MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3b17f23a-3ef2-48a4-9e38-020eaf6ef7e7/download321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/382a8718-d412-42b9-a7fc-8928a35dd225/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80https://www.univates.br/bdu/bitstreams/609d44fe-134b-4faf-8dee-e67079828079/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain4668https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3a4cf256-05c2-4336-9953-7a635b3bf3ad/download09fbb0ce701883add49c11f3f6d5612bMD5510737/21052023-06-26 13:20:12.332http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/openAccessoai:univates.br:10737/2105https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-06-26T13:20:12Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
title Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
spellingShingle Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
Meirer, Márcio Luiz
CSA
Atributos de Importância versus Desempenho
Serviços de suporte em ERP ́s
Matriz Slack
title_short Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
title_full Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
title_fullStr Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
title_full_unstemmed Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
title_sort Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação
author Meirer, Márcio Luiz
author_facet Meirer, Márcio Luiz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Britto, João Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7922993706137915
dc.contributor.author.fl_str_mv Meirer, Márcio Luiz
contributor_str_mv Britto, João Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CSA
topic CSA
Atributos de Importância versus Desempenho
Serviços de suporte em ERP ́s
Matriz Slack
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos de Importância versus Desempenho
Serviços de suporte em ERP ́s
Matriz Slack
description O prestador de serviços não consegue ser eficiente em todos os atributos ao mesmo tempo. Ele precisa estabelecer prioridades. Assim, esta monografia tem como objetivo identificar a relação entre a importância versus o desempenho dos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI), no segmento de Softwares de Gestão Empresarial (ERP ́s). Os procedimentos metodológicos deste estudo quantitativo envolveram entrevistas semiestruturadas em profundidade, por pautas, e a aplicação de um questionário fechado para clientes da empresa Delvale Tecnologia. A população alvo foram usuários e usuários contratantes. Os 274 participantes responderam o questionário por meio eletrônico, entre os dias 21 de março e 05 de abril de 2018. A pesquisa relevou os seguintes resultados: a Segurança (8,62) e a Confiabilidade (8,60) são os atributos que obtiveram o maior grau de importância atribuído pelos participantes. Em contrapartida, a Cordialidade (8,16) e a Flexibilidade (8,17), mesmo com o grau de importância elevado, foram consideradas as menos importantes. Em relação ao desempenho empresarial, os atributos Integridade (8,41) e Confiabilidade (8,39) tiveram a melhor pontuação; já a Flexibilidade (8,04) e o Acesso (8,06) obtiveram a pior avaliação. A aplicação da Matriz de Importância versus Desempenho permitiu estabelecer uma comparação visual imediata, que demonstrou que todos os atributos ficaram alocados na zona apropriada. A conclusão do estudo é que todos os atributos pesquisados têm elevada importância para usuários e usuários contratantes. Logo, o desempenho empresarial atribuído pode ser considerado satisfatório.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T18:02:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T18:02:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEIRER, Márcio Luiz. Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2105.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10737/2105
identifier_str_mv MEIRER, Márcio Luiz. Desempenho empresarial em relação aos atributos da satisfação de clientes com a prestação de serviços em tecnologia da informação. 2018. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 jun. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2105.
url http://hdl.handle.net/10737/2105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron:UNIVATES
instname_str Centro Universitário Univates (UNIVATES)
instacron_str UNIVATES
institution UNIVATES
reponame_str Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
collection Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
bitstream.url.fl_str_mv https://www.univates.br/bdu/bitstreams/f15be6a9-654f-4249-8fb2-bc3c1e573729/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/30a6b850-9091-4d98-be9c-55ebe4e8da79/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/300ef2a4-bf4f-4a59-a96e-0208e0e511c7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3b17f23a-3ef2-48a4-9e38-020eaf6ef7e7/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/382a8718-d412-42b9-a7fc-8928a35dd225/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/609d44fe-134b-4faf-8dee-e67079828079/download
https://www.univates.br/bdu/bitstreams/3a4cf256-05c2-4336-9953-7a635b3bf3ad/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f0ec562387b4ed789626e9ab977a6d4f
e12c690d786a105f5bf631c0b9c643de
61bd4d1d2041d92f4f7b982132973057
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
09fbb0ce701883add49c11f3f6d5612b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801842383893037056