PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008). |
id |
UNIABEU-2_ff691dbc317b38ea53ccf1585ab1d705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/3628 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEMAnálise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil.Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008).UNIABEUPragenteforte (UECE/FAFIDAM) e Escola de Estudos Críticos (UECE/IFCE/UFC/UNILAB).De Oliveira Paiva, Francisco JeimesPereira Lima, Ana Maria2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 2 (2019): Dossiê Gêneros Textuais e Letramento; 41-612177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628/pdfDireitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-11T20:04:22Zoai:ojs2.abeu.local:article/3628Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2019-12-11T20:04:22E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
title |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
spellingShingle |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil. |
title_short |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
title_full |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
title_fullStr |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
title_sort |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM |
author |
De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes |
author_facet |
De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Pereira Lima, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Lima, Ana Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pragenteforte (UECE/FAFIDAM) e Escola de Estudos Críticos (UECE/IFCE/UFC/UNILAB). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes Pereira Lima, Ana Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil. |
topic |
Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil. |
description |
Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 2 (2019): Dossiê Gêneros Textuais e Letramento; 41-61 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841647742976 |