PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira Lima, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008).
id UNIABEU-2_ff691dbc317b38ea53ccf1585ab1d705
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/3628
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEMAnálise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil.Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008).UNIABEUPragenteforte (UECE/FAFIDAM) e Escola de Estudos Críticos (UECE/IFCE/UFC/UNILAB).De Oliveira Paiva, Francisco JeimesPereira Lima, Ana Maria2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 2 (2019): Dossiê Gêneros Textuais e Letramento; 41-612177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628/pdfDireitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEUinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-11T20:04:22Zoai:ojs2.abeu.local:article/3628Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2019-12-11T20:04:22E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
title PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
spellingShingle PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil.
title_short PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
title_full PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
title_fullStr PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
title_sort PRÁTICAS DE LETRAMENTO, DISCURSOS E PERFORMANCES NA RECONTEXTUALIZAÇÃO EM REDAÇÕES NOTA MIL DO ENEM
author De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
author_facet De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Pereira Lima, Ana Maria
author_role author
author2 Pereira Lima, Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pragenteforte (UECE/FAFIDAM) e Escola de Estudos Críticos (UECE/IFCE/UFC/UNILAB).
dc.contributor.author.fl_str_mv De Oliveira Paiva, Francisco Jeimes
Pereira Lima, Ana Maria
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil.
topic Análise Multimodal Crítica; Recontextualização. Propostas de Redação do ENEM. Redações Nota Mil.
description Esta pesquisa buscou analisar as estratégias de recontextualização na compreensão multimodal de textos verbo-visuais usados pelos/as participantes para produção de sentidos em redações nota mil do ENEM (2016). Nesse sentido, fundamenta-se e ancora-se metodologicamente em estudos sobre Multimodalidade e Letramento Visual, na Semiótica Social (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e VAN LEEUWEN, [1996] 2006; KRESS, 2003, 2010) e sobre a análise conjuntural das práticas sociais e discursivas acionadas pelos/as leitores/as, produtores/as e consumidores/as de textos e discursos multimodais no ENEM, na perspectiva da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), contribuindo para a análise e para a categorização das estratégias de recontextualização discursiva (VAN LEEUWEN, 2008; TEIXEIRA, 2013). A análise dos dados e os resultados comprovaram que a composição multimodal da proposta de redação (2016) se estrutura de forma relativamente estável, porque demandaram dos/as participantes uma análise visual crítica das informações/fatos e opiniões para o desenvolvimento de argumentos produtivos, geralmente, recontextualizados por rearranjo e adição (VAN LEEUWEN, 2008).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3628/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 10, n. 2 (2019): Dossiê Gêneros Textuais e Letramento; 41-61
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841647742976