Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dublante, Carlos André Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22524
Resumo: Esta tese “Gestão Democrática: o processo de representação nos Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís, MA”, teve por objetivo geral analisar as práticas instituídas no processo de representação nos Conselhos Escolares. De forma mais específica: a) compreender as bases que estruturam as propostas de democratização da gestão educacional no contexto brasileiro, enfatizando a representação da comunidade; b) conhecer as atribuições dos Conselhos Escolares e a sua participação na democratização da escola; c) analisar o processo de representação nos Conselhos Escolares, em escolas da rede pública municipal de São Luís-MA, tendo como parâmetro as relações entre os representantes e os representados. O objeto em foco está inserido em um contexto mais amplo, envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as ações para área educacional. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as presidentes dos Conselhos Escolares e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: os mecanismos adotados para a escolha dos representantes dependem das necessidades das escolas; os representantes e a comunidade escolar não conhecem as atribuições dos conselhos; os representantes não avaliam as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. Um dos principais desafios a serem superados é a falta de articulação dos representantes com os seus representados. Concluímos que para efetivação do processo representativo nos Conselhos Escolares é imprescindível que o mesmo seja considerado um espaço de reflexão democrática, a partir do trabalho coletivo, fundamentado na qualidade das relações entre os representantes e representados.
id UFRN_887bd6b7cef23f9beccdbfdc233a2e75
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22524
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dublante, Carlos André Sousahttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833http://lattes.cnpq.br/2272273005907974Garcia, Luciane Terra dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2546503141542893Queiroz, Maria Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/0642511546307992Barbalho, Maria Goretti Cabralhttp://lattes.cnpq.br/9999709754863111Cardozo, Maria José Pires Barroshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023Lima, Francisca das Chagas Silvahttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052Medeiros, Arilene Maria Soares dehttp://lattes.cnpq.br/5952418386886733Cabral Neto, Antonio2017-03-29T21:05:36Z2017-03-29T21:05:36Z2016-04-28DUBLANTE, Carlos André Sousa. Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA. 2016. 336f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22524Esta tese “Gestão Democrática: o processo de representação nos Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís, MA”, teve por objetivo geral analisar as práticas instituídas no processo de representação nos Conselhos Escolares. De forma mais específica: a) compreender as bases que estruturam as propostas de democratização da gestão educacional no contexto brasileiro, enfatizando a representação da comunidade; b) conhecer as atribuições dos Conselhos Escolares e a sua participação na democratização da escola; c) analisar o processo de representação nos Conselhos Escolares, em escolas da rede pública municipal de São Luís-MA, tendo como parâmetro as relações entre os representantes e os representados. O objeto em foco está inserido em um contexto mais amplo, envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as ações para área educacional. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as presidentes dos Conselhos Escolares e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: os mecanismos adotados para a escolha dos representantes dependem das necessidades das escolas; os representantes e a comunidade escolar não conhecem as atribuições dos conselhos; os representantes não avaliam as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. Um dos principais desafios a serem superados é a falta de articulação dos representantes com os seus representados. Concluímos que para efetivação do processo representativo nos Conselhos Escolares é imprescindível que o mesmo seja considerado um espaço de reflexão democrática, a partir do trabalho coletivo, fundamentado na qualidade das relações entre os representantes e representados.This thesis on “Democratic Management: the process of representation on school councils in municipal public of São Luis, State of Maranhão” has as general objective to analyze the practices instituted in the representation process in School Councils. In a more specific way: a) to comprehend the bases which structure the educational democratic management proposals in the Brazilian context, by emphasizing community representation; b) to get to know the powers of the School Councils and their participation in school democratization; c) to analyze the representation process in the School Councils, in municipal public schools in São Luís, Maranhão, by having the relationship among the representatives and those represented. The aim in focus is inserted within a broader context, it involves historical, social, politic and economic aspects which determine the action towards the educational field. As for the technical procedures, we utilized a bibliographical, documental, field research by means of semi-structured interviews with the directors of the School Councils and the representatives of parentes, students, teachers, other workers and local community, in two schools of the municipal teaching network. The results of research evidence that: the tools adopted to choose the representatives depend on the school needs; the representatives and the school community do not know the council powers; the representatives do not evaluate the activities developed in the school management context. One of the main challenges to be overtaken is the lack of articulation of the representatives with their represented people. We conclude that in order to put forth the representative process in School Councils it is essential that it be considered a space dedicated to democratic thinking from group work based on the quality of the relationship among the representatives and the represented people.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODemocraciaRepresentaçãoParticipaçãoConselhos escolaresGestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdfGestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdfapplication/pdf1964790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/1/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf9534d410c3082356bd0b124f25527562MD51TEXTCarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.txtCarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain800356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/4/CarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.txt2aca50d7761e2afb69713eec3e11abb2MD54GestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdf.txtGestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain798929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/6/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf.txt25fa55e78e9a5c4e0da2a82e305c6ee8MD56THUMBNAILCarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.jpgCarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2915https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/5/CarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.jpg6cc425535b6374d58101d2132ffb2dc3MD55GestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdf.jpgGestãoDemocráticaProcesso_Dublante_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1303https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/7/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf.jpgefc3980afe8575c637068751bc5740e7MD57123456789/225242019-06-16 02:19:48.255oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22524Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:19:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
title Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
spellingShingle Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
Dublante, Carlos André Sousa
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Democracia
Representação
Participação
Conselhos escolares
title_short Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
title_full Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
title_fullStr Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
title_full_unstemmed Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
title_sort Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA
author Dublante, Carlos André Sousa
author_facet Dublante, Carlos André Sousa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2269364248833833
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272273005907974
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2546503141542893
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Maria Aparecida de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0642511546307992
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999709754863111
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cardozo, Maria José Pires Barros
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8700709425629023
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Lima, Francisca das Chagas Silva
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1233582014620052
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Medeiros, Arilene Maria Soares de
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5952418386886733
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dublante, Carlos André Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral Neto, Antonio
contributor_str_mv Cabral Neto, Antonio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Democracia
Representação
Participação
Conselhos escolares
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Representação
Participação
Conselhos escolares
description Esta tese “Gestão Democrática: o processo de representação nos Conselhos Escolares na Rede Pública Municipal de São Luís, MA”, teve por objetivo geral analisar as práticas instituídas no processo de representação nos Conselhos Escolares. De forma mais específica: a) compreender as bases que estruturam as propostas de democratização da gestão educacional no contexto brasileiro, enfatizando a representação da comunidade; b) conhecer as atribuições dos Conselhos Escolares e a sua participação na democratização da escola; c) analisar o processo de representação nos Conselhos Escolares, em escolas da rede pública municipal de São Luís-MA, tendo como parâmetro as relações entre os representantes e os representados. O objeto em foco está inserido em um contexto mais amplo, envolve aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam as ações para área educacional. Em relação aos procedimentos técnicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com as presidentes dos Conselhos Escolares e os representantes dos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade local, em duas escolas da rede municipal de ensino. Os resultados da pesquisa evidenciaram que: os mecanismos adotados para a escolha dos representantes dependem das necessidades das escolas; os representantes e a comunidade escolar não conhecem as atribuições dos conselhos; os representantes não avaliam as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão escolar. Um dos principais desafios a serem superados é a falta de articulação dos representantes com os seus representados. Concluímos que para efetivação do processo representativo nos Conselhos Escolares é imprescindível que o mesmo seja considerado um espaço de reflexão democrática, a partir do trabalho coletivo, fundamentado na qualidade das relações entre os representantes e representados.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-29T21:05:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-29T21:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUBLANTE, Carlos André Sousa. Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA. 2016. 336f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22524
identifier_str_mv DUBLANTE, Carlos André Sousa. Gestão democrática: o processo de representação nos conselhos escolares na rede pública municipal de São Luís, MA. 2016. 336f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/1/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/4/CarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/6/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/5/CarlosAndreSousaDublante_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22524/7/Gest%c3%a3oDemocr%c3%a1ticaProcesso_Dublante_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9534d410c3082356bd0b124f25527562
2aca50d7761e2afb69713eec3e11abb2
25fa55e78e9a5c4e0da2a82e305c6ee8
6cc425535b6374d58101d2132ffb2dc3
efc3980afe8575c637068751bc5740e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117853478912000