Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Terciano Fonseca de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976
Resumo: A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.
id UFRN_8ac707b2b5dc948a83f3ab086159bd8c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25976
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Terciano Fonseca deDantas, Josivania MarisaFlor, Cristhiane Carneiro CunhaSilva, Márcia Gorette Lima daCabral, Carla Giovana2018-10-05T23:33:06Z2018-10-05T23:33:06Z2018-07-30SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.The literature shows that in the area of Chemistry Teaching the concept of solutions is pointed out as difficult to be worked in the classroom, especially in high school classes. This research aimed to contribute to this discussion, seeking new possibilities to approach the concept in the classroom, from the Science, Technology and Society (CTS) approach. The general objective was to teach the concept of solutions, seeking scientific and technological literacy. In order to reach this goal, an initial diagnosis was made with the participants and, later, a didactic sequence (educational product with orientations to teachers) was elaborated, applied and evaluated with students of basic education. Seven meetings were held at the Atheneu Norte-Riograndense School with the support of the teacher in charge and participation of the 38 students in the class. The material was conceived from the first diagnostic questionnaire, adopting a thematic approach on medicinal plants. It was planned as a sequence of activities that aimed to promote discussions about CTS relations, the knowledge of tradition and scientific knowledge, as a way of contextualizing the teaching of the concept of solutions. This qualitative research had as instruments for data collection two questionnaires: one of diagnostic evaluation and the second of evaluation of the didactic sequence. One of the activities of greatest pedagogical relevance was the simulated jury. From the results obtained, it was possible to attest that, although the theme of medicinal plants is not commonly treated in the classroom, it is present in the culture of the students, in their community and of their ancestors. The results also showed that the activities proposed in the didactic sequence made it possible to teach in a contextualized way the concept of solutions.porEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaisEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaisEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaishttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52903CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnfoque CTSAbordagem temáticaPlantas medicinaisConceito de soluçõesEnfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdfapplication/pdf2317434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/1/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf3fdb0a25eb1f92cc94e7a7614d923c15MD51TEXTEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtc7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6MD52Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txtProdutoeducacional_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain74461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/5/Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txtc7fc82cd93a9885248300dba26a0889aMD55THUMBNAILEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgcd1160365dee4a7cea673b48873e9a0cMD53TEXTEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtc7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6MD52THUMBNAILEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgcd1160365dee4a7cea673b48873e9a0cMD53123456789/259762023-06-26 19:46:38.298oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T22:46:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
title Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
spellingShingle Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
Souza, Terciano Fonseca de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Enfoque CTS
Abordagem temática
Plantas medicinais
Conceito de soluções
title_short Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
title_full Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
title_fullStr Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
title_full_unstemmed Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
title_sort Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
author Souza, Terciano Fonseca de
author_facet Souza, Terciano Fonseca de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Flor, Cristhiane Carneiro Cunha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Terciano Fonseca de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cabral, Carla Giovana
contributor_str_mv Dantas, Josivania Marisa
Cabral, Carla Giovana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Enfoque CTS
Abordagem temática
Plantas medicinais
Conceito de soluções
dc.subject.por.fl_str_mv Enfoque CTS
Abordagem temática
Plantas medicinais
Conceito de soluções
description A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T23:33:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T23:33:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976
identifier_str_mv SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/1/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/5/Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fdb0a25eb1f92cc94e7a7614d923c15
c7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6
c7fc82cd93a9885248300dba26a0889a
cd1160365dee4a7cea673b48873e9a0c
c7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6
cd1160365dee4a7cea673b48873e9a0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117794903359488