Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976 |
Resumo: | A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções. |
id |
UFRN_8ac707b2b5dc948a83f3ab086159bd8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25976 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Terciano Fonseca deDantas, Josivania MarisaFlor, Cristhiane Carneiro CunhaSilva, Márcia Gorette Lima daCabral, Carla Giovana2018-10-05T23:33:06Z2018-10-05T23:33:06Z2018-07-30SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções.The literature shows that in the area of Chemistry Teaching the concept of solutions is pointed out as difficult to be worked in the classroom, especially in high school classes. This research aimed to contribute to this discussion, seeking new possibilities to approach the concept in the classroom, from the Science, Technology and Society (CTS) approach. The general objective was to teach the concept of solutions, seeking scientific and technological literacy. In order to reach this goal, an initial diagnosis was made with the participants and, later, a didactic sequence (educational product with orientations to teachers) was elaborated, applied and evaluated with students of basic education. Seven meetings were held at the Atheneu Norte-Riograndense School with the support of the teacher in charge and participation of the 38 students in the class. The material was conceived from the first diagnostic questionnaire, adopting a thematic approach on medicinal plants. It was planned as a sequence of activities that aimed to promote discussions about CTS relations, the knowledge of tradition and scientific knowledge, as a way of contextualizing the teaching of the concept of solutions. This qualitative research had as instruments for data collection two questionnaires: one of diagnostic evaluation and the second of evaluation of the didactic sequence. One of the activities of greatest pedagogical relevance was the simulated jury. From the results obtained, it was possible to attest that, although the theme of medicinal plants is not commonly treated in the classroom, it is present in the culture of the students, in their community and of their ancestors. The results also showed that the activities proposed in the didactic sequence made it possible to teach in a contextualized way the concept of solutions.porEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaisEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaisEnsinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinaishttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52903CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEnfoque CTSAbordagem temáticaPlantas medicinaisConceito de soluçõesEnfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdfapplication/pdf2317434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/1/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf3fdb0a25eb1f92cc94e7a7614d923c15MD51TEXTEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtc7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6MD52Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txtProdutoeducacional_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain74461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/5/Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txtc7fc82cd93a9885248300dba26a0889aMD55THUMBNAILEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgcd1160365dee4a7cea673b48873e9a0cMD53TEXTEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain297993https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txtc7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6MD52THUMBNAILEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgEnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpgcd1160365dee4a7cea673b48873e9a0cMD53123456789/259762023-06-26 19:46:38.298oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25976Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T22:46:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
title |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
spellingShingle |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais Souza, Terciano Fonseca de CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Enfoque CTS Abordagem temática Plantas medicinais Conceito de soluções |
title_short |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
title_full |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
title_fullStr |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
title_full_unstemmed |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
title_sort |
Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais |
author |
Souza, Terciano Fonseca de |
author_facet |
Souza, Terciano Fonseca de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Flor, Cristhiane Carneiro Cunha |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Márcia Gorette Lima da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Terciano Fonseca de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Dantas, Josivania Marisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cabral, Carla Giovana |
contributor_str_mv |
Dantas, Josivania Marisa Cabral, Carla Giovana |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Enfoque CTS Abordagem temática Plantas medicinais Conceito de soluções |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfoque CTS Abordagem temática Plantas medicinais Conceito de soluções |
description |
A literatura mostra que na área de Ensino de Química o conceito de soluções é apontado como difícil de ser trabalhado em sala de aula, muito particularmente em turmas de Ensino Médio. Esta pesquisa visou contribuir com essa discussão, buscando novas possibilidades de abordar o conceito em sala de aula, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). O objetivo geral foi o ensino do conceito de soluções, buscando a alfabetização científica e tecnológica. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um diagnostico inicial com os participantes e, posteriormente, elaborada, aplicada e avaliada uma sequência didática (produto educacional com orientações aos professores) com estudantes da educação básica. Foram realizados sete encontros na Escola Atheneu Norte-Riograndense com o apoio da professora responsável e participação dos 38 alunos da turma. O material foi concebido a partir do primeiro questionário diagnóstico, adotando uma abordagem temática sobre plantas medicinais. Ele foi planejado como uma sequência de atividades que objetivaram promover discussões sobre as relações CTS, os saberes da tradição e o conhecimento científico, como forma de contextualizar o ensino do conceito de soluções. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como instrumentos para coleta de dados dois questionários: um de avaliação diagnóstica e o segundo de avaliação da sequência didática. Uma das atividades de maior relevância pedagógica foi o júri simulado. A partir dos resultados obtidos, foi possível atestar que, apesar de a temática de plantas medicinais não ser comumente tratada em sala de aula, ela está presente na cultura dos alunos, na sua comunidade e dos seus antepassados. Os resultados também demonstraram que as atividades propostas na sequência didática possibilitaram ensinar de forma contextualizada o conceito de soluções. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-05T23:33:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-05T23:33:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Terciano Fonseca de. Enfoque CTS para o ensino do conceito de soluções: uma abordagem temática com plantas medicinais. 2018. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
Ensinando o conceito de soluções: uma abordagem CTS com a temática de plantas medicinais |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/1/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/5/Produtoeducacional_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/2/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25976/3/EnfoqueCTSensino_Souza_2018.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fdb0a25eb1f92cc94e7a7614d923c15 c7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6 c7fc82cd93a9885248300dba26a0889a cd1160365dee4a7cea673b48873e9a0c c7baa03cd10a683a4756e890e5be09b6 cd1160365dee4a7cea673b48873e9a0c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117794903359488 |