Avaliação do grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24591 |
Resumo: | O Programa Saúde na Escola propõe a execução de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes da educação básica com a finalidade de contribuir com à formação integral. Objetivou-se avaliar o grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal. Estudo de apreciação normativa, de abordagem quantitativa com etapa de pesquisa metodológica e outra de pesquisa avaliativa do tipo avaliação do grau da implantação. O cálculo amostral definiu que participariam 144 profissionais em 24 unidades, distribuídos igualmente entre as categorias profissionais (médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar em enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo e auxiliar ou técnico em saúde bucal) sem reposição. Prezando pela representatividade dos dados em todo o município, preconizou-se que a amostra fosse distribuída proporcionalmente ao quantitativo de Unidades de Saúde da Família em cada distrito sanitário. Utilizou-se um questionário estruturado, construído a partir das normatizações do programa, composto por questões fechadas e organizadas em dimensões estrutura e processo. A coleta de dados aconteceu de maio a julho de 2017. Os dados foram analisados através da estatística descritiva através do IBM SPSS Statistics Base 22.0. Para identificar o grau da implantação foram elegidos 13 critérios. O percentual de respostas identificadas foi distribuído em quatro classificações correspondentes ao seu grau da implantação: totalmente implantado (76% a 100%) parcialmente implantado (51% a 75%), implantação incipiente (26% a 50%) e não implantado (0% a 25%). Seguiu-se a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde tendo o estudo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante parecer 2.064.901. O modelo lógico permitiu compreender a organização e funcionamento do Programa Saúde na Escola e subsidiou seu processo de avaliação. Dos 144 profissionais selecionados na amostra, 28 não participavam das atividades de saúde escolar, sete recursaram e quatro estavam ausentes durante a coleta de dados, resultando em 105 participantes. A partir das respostas obtidas foi possível avaliar o grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal/RN. A intervenção apresenta implantação incipiente (33,23%), classificação também encontrada nas dimensões estrutura (29,39%) e processo (34,94%). Os recursos financeiros e infraestruturais, Semana Saúde na Escola, atividades de avaliação clínica e psicossocial e de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos foram avaliados como não implantados. Os recursos humanos e materiais, reuniões de planejamento da gestão municipal, nível de ensino das escolas, atividades de formação dos profissionais e educação permanente e registro e monitoramento de informações mostraram implantação incipiente. O agendamento das atividades foi avaliado parcialmente implantado. As reuniões de planejamento no território apresentaram-se totalmente implantadas. O modelo lógico possibilitou compreender a organização estrutural, atividades e resultados do Programa Saúde na Escola e subsidiou seu processo de avaliação. O programa apresenta implantação incipiente em Natal. Faz-se necessário que os recursos sejam disponibilizados para atender as necessidades do programa, que haja a articulação entre a gestão e os profissionais e que os processos de capacitação sejam intensificados. |
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Estudo de apreciação normativa, de abordagem quantitativa com etapa de pesquisa metodológica e outra de pesquisa avaliativa do tipo avaliação do grau da implantação. O cálculo amostral definiu que participariam 144 profissionais em 24 unidades, distribuídos igualmente entre as categorias profissionais (médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar em enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo e auxiliar ou técnico em saúde bucal) sem reposição. Prezando pela representatividade dos dados em todo o município, preconizou-se que a amostra fosse distribuída proporcionalmente ao quantitativo de Unidades de Saúde da Família em cada distrito sanitário. Utilizou-se um questionário estruturado, construído a partir das normatizações do programa, composto por questões fechadas e organizadas em dimensões estrutura e processo. A coleta de dados aconteceu de maio a julho de 2017. Os dados foram analisados através da estatística descritiva através do IBM SPSS Statistics Base 22.0. Para identificar o grau da implantação foram elegidos 13 critérios. O percentual de respostas identificadas foi distribuído em quatro classificações correspondentes ao seu grau da implantação: totalmente implantado (76% a 100%) parcialmente implantado (51% a 75%), implantação incipiente (26% a 50%) e não implantado (0% a 25%). Seguiu-se a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde tendo o estudo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante parecer 2.064.901. O modelo lógico permitiu compreender a organização e funcionamento do Programa Saúde na Escola e subsidiou seu processo de avaliação. Dos 144 profissionais selecionados na amostra, 28 não participavam das atividades de saúde escolar, sete recursaram e quatro estavam ausentes durante a coleta de dados, resultando em 105 participantes. A partir das respostas obtidas foi possível avaliar o grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal/RN. 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Faz-se necessário que os recursos sejam disponibilizados para atender as necessidades do programa, que haja a articulação entre a gestão e os profissionais e que os processos de capacitação sejam intensificados.The Health School Program proposes the execution of actions of prevention, promotion and attention to the health of the students of the basic education with the purpose of contributing with the integral formation. The objective was to evaluate the degree of implementation of the Health School Program without Natal Municipality. Study of normative assessment, quantitative approach with stage of methodological research and other research available for evaluation of degree of implantation. The sample calculation defined that 144 professionals participate in 24 units, equally distributed among professional categories (doctor, nurse, technician or auxiliary in nursing, community health agent, dentist and auxiliary or technical in oral health) without replacement. Predicting the representativeness of data throughout the municipality, it was recommended that a sample be distributed proportionally to the quantitative of Family Health Units in each health district. A structured questionnaire was constructed, based on the program's regulations, composed of closed questions organized in structure and process dimensions. A data collection took place in May and July 2017. Data were analyzed through descriptive statistics using the IBM SPSS Statistics Base 22.0. To identify the degree of implementation of elected 13 criteria. The percentage of responses identified was distributed in four classifications corresponding to their degree of implantation: totally implanted (76% to 100%) partially implanted (51% to 75%), incipient implantation (26% to 50%) and not implanted (0% to 25%). Follow Resolution 466 of 2012 of the National Health Council or study approved by the Research Education Committee of the Federal University of Rio Grande do Norte through opinion 2.064.901. The model has to do with the organization and functioning of the Health School Program and subsidized its evaluation process. Of the 144 professionals selected in the sample, 28 did not participate in school health activities, seven recruited and four servers in the data collection, resulting in 105 participants. Based on answers obtained for the evaluation of the degree of implantation of the Health School Program without Municipality of Natal/RN. The intervention presents incipient implantation (33,23%), classification also found in the dimensions structure (29,39%) and process (34,94%). Financial resources and infrastructures, Health Week at School, activities of clinical and psychosocial evaluation and health promotion, prevention of diseases and diseases related to those not implanted. Human and material resources, municipal management planning meetings, school education, people training activities and continuing education and registration and information on the implementation of the incipient implant. The scheduling of activities for partially implemented evaluation. As non-territory planning meetings were fully implemented. The logical model made possible a structural structure, activities and results of the Health School Program and its evaluation process. The program presents incipient implantation in Natal. It is necessary for resources to be made available to meet as needs of the program, that there is a link between a management and the professionals and training processes are intensified.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMSaúdeEducaçãoSaúde escolarAvaliação de serviços de saúdeAvaliação do grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de NatalEvaluation of the degree of implantation of the Health in School Program in the Municipality of Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain144579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24591/2/EliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.txte9fad723aea08a660ff79d9dae92c331MD52THUMBNAILEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2302https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24591/3/EliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf.jpg6bb013667eba016b468f879fea6a1735MD53ORIGINALEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdfEliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdfapplication/pdf2529569https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24591/1/EliabeRodriguesDeMedeiros_DISSERT.pdf14d9579d0d70ace71dc62f92279f1eceMD51123456789/245912022-06-08 16:51:22.885oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-08T19:51:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O Programa Saúde na Escola propõe a execução de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes da educação básica com a finalidade de contribuir com à formação integral. Objetivou-se avaliar o grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal. Estudo de apreciação normativa, de abordagem quantitativa com etapa de pesquisa metodológica e outra de pesquisa avaliativa do tipo avaliação do grau da implantação. O cálculo amostral definiu que participariam 144 profissionais em 24 unidades, distribuídos igualmente entre as categorias profissionais (médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar em enfermagem, agente comunitário de saúde, odontólogo e auxiliar ou técnico em saúde bucal) sem reposição. Prezando pela representatividade dos dados em todo o município, preconizou-se que a amostra fosse distribuída proporcionalmente ao quantitativo de Unidades de Saúde da Família em cada distrito sanitário. Utilizou-se um questionário estruturado, construído a partir das normatizações do programa, composto por questões fechadas e organizadas em dimensões estrutura e processo. A coleta de dados aconteceu de maio a julho de 2017. Os dados foram analisados através da estatística descritiva através do IBM SPSS Statistics Base 22.0. Para identificar o grau da implantação foram elegidos 13 critérios. O percentual de respostas identificadas foi distribuído em quatro classificações correspondentes ao seu grau da implantação: totalmente implantado (76% a 100%) parcialmente implantado (51% a 75%), implantação incipiente (26% a 50%) e não implantado (0% a 25%). Seguiu-se a Resolução 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde tendo o estudo aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte mediante parecer 2.064.901. O modelo lógico permitiu compreender a organização e funcionamento do Programa Saúde na Escola e subsidiou seu processo de avaliação. Dos 144 profissionais selecionados na amostra, 28 não participavam das atividades de saúde escolar, sete recursaram e quatro estavam ausentes durante a coleta de dados, resultando em 105 participantes. A partir das respostas obtidas foi possível avaliar o grau da implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Natal/RN. A intervenção apresenta implantação incipiente (33,23%), classificação também encontrada nas dimensões estrutura (29,39%) e processo (34,94%). Os recursos financeiros e infraestruturais, Semana Saúde na Escola, atividades de avaliação clínica e psicossocial e de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos foram avaliados como não implantados. Os recursos humanos e materiais, reuniões de planejamento da gestão municipal, nível de ensino das escolas, atividades de formação dos profissionais e educação permanente e registro e monitoramento de informações mostraram implantação incipiente. O agendamento das atividades foi avaliado parcialmente implantado. As reuniões de planejamento no território apresentaram-se totalmente implantadas. O modelo lógico possibilitou compreender a organização estrutural, atividades e resultados do Programa Saúde na Escola e subsidiou seu processo de avaliação. O programa apresenta implantação incipiente em Natal. Faz-se necessário que os recursos sejam disponibilizados para atender as necessidades do programa, que haja a articulação entre a gestão e os profissionais e que os processos de capacitação sejam intensificados. |
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