Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49887 |
Resumo: | Esta pesquisa visa identificar as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos Docentes Encantadores tomando como foco as experiências vivenciadas por docentes na universidade. Duas compreensões foram fundamentais neste estudo: o encantamento pertinente à docência e a constituição do conhecimento. A primeira relaciona-se com a prática diária desses docentes que, conseguindo atrair, envolver e estimular os discentes para seu futuro exercício profissional, contribuem para a autoestima, o autoconhecimento, a valorização de expressões afetivas, o incentivo a criatividade e ao desenvolvimento de competências nos sujeitos aprendentes, a fim de fortalecer sua identidade como docentes, para que entendam sua atividade profissional como uma carreira. Que para alcançar a segunda, será necessário desenvolver um olhar intencional quanto ao que chega por meio da linguagem expressa pelos indivíduos e/ou os grupos, sobre a cultura que vai sendo tecida, tornando-se promotora da historicidade do mundo-vida, entrelaçado por camadas de sentido. Este conhecimento que vai se constituindo, vai fortalecendo a identidade profissional dos docentes encantadores e resvalando no agora, no instante de cada ato, prenunciando ações mais intencionais, de forma contínua, recordando o passado a fim de melhorar o presente e o futuro. A postura encantadora de um docente, requer variadas dimensões entrelaçadas à identidade profissional, aspectos que identifiquei junto aos sujeitos significantes desta pesquisa. Nesse caminho, vários estudiosos - como corredores em uma corrida – somaram comigo, possibilitando muitos entendimentos, a saber: (1) sobre a relação experiências/encantamento/pedagogias – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987), Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) e Chalita (2005); (2) a constituição do conhecimento – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) acerca da profissão docente e a identidade profissional – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) e Gimeno Sácristan (1995). Após entrevista narrativa com os sujeitos significativos (docentes encantadores) oriundos do campus da Universidade Federal do Maranhão da cidade de São Bernardo-MA, a partir de uma concepção sensível e interesseira desse fazer docente, me debruçarei sob o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com vistas à compreensão sobre as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos docentes encantadores, tendo o apoio de autores como Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a e 2016), Passeggi (2006) e Bolívar, Domingo & Fernández (2001). Após imersão arqueológica e contemplação hermenêutica, foi possível constatar que a docência encantadora tem muitas dimensões, nesta tese tendo alçado seis (a importância do diálogo, o compromisso dos docents em seu labor, a sensibilidade no trato e relação com os discentes, o exemplo docente como inspiração, as estratégias no ensino e a formação continuada) delas, mas que não são exclusivas, mas atinentes ao olhar dos sujeitos significativos que dela fizeram parte, no movimento que se deu no agora de cada um, entrelaçado no fluxo das vivências. Ficou evidente que a docência encantadora vai se efetivando no movimento de ser docente, de ir sentindo o trabalho educativo, pelas relações que são estabelecidas com os pares, e que se efetiva ainda mais quando há reflexão sobre a prática e quando se conhece os sujeitos que dela fazem parte. A docência encantadora é uma combinação de muitas dimensões que torna todo profissional ainda mais preparado e desejoso de fazer mais pelo outro e não apenas para si. Neste movimento, este docente vai adiquirindo uma consciência com a qual vai avançando para a constituição da identidade profissional, o que favorece a sua prática para querer exercer cada vez mais uma docência encantadora. |
id |
UFRN_8cc322b7194c56d058fe721436c8da2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49887 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Utta, Bergson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5749013976082281http://lattes.cnpq.br/4034449429973970Andrade, Erika dos Reis Gusmãohttps://orcid.org/0000-0002-5296-8481http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Borowsky, Halana GarcezGroenwald, Claudia Lisete OliveiraNeves, Regina da Silva PinaBonfim, Maria Núbia BarbosaGonzalez, Fredy Enrique2022-11-25T00:13:13Z2022-11-25T00:13:13Z2022-09-12UTTA, Bergson Pereira. Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores. Orientador: Fredy Enrique González. 2022. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49887Esta pesquisa visa identificar as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos Docentes Encantadores tomando como foco as experiências vivenciadas por docentes na universidade. Duas compreensões foram fundamentais neste estudo: o encantamento pertinente à docência e a constituição do conhecimento. A primeira relaciona-se com a prática diária desses docentes que, conseguindo atrair, envolver e estimular os discentes para seu futuro exercício profissional, contribuem para a autoestima, o autoconhecimento, a valorização de expressões afetivas, o incentivo a criatividade e ao desenvolvimento de competências nos sujeitos aprendentes, a fim de fortalecer sua identidade como docentes, para que entendam sua atividade profissional como uma carreira. Que para alcançar a segunda, será necessário desenvolver um olhar intencional quanto ao que chega por meio da linguagem expressa pelos indivíduos e/ou os grupos, sobre a cultura que vai sendo tecida, tornando-se promotora da historicidade do mundo-vida, entrelaçado por camadas de sentido. Este conhecimento que vai se constituindo, vai fortalecendo a identidade profissional dos docentes encantadores e resvalando no agora, no instante de cada ato, prenunciando ações mais intencionais, de forma contínua, recordando o passado a fim de melhorar o presente e o futuro. A postura encantadora de um docente, requer variadas dimensões entrelaçadas à identidade profissional, aspectos que identifiquei junto aos sujeitos significantes desta pesquisa. Nesse caminho, vários estudiosos - como corredores em uma corrida – somaram comigo, possibilitando muitos entendimentos, a saber: (1) sobre a relação experiências/encantamento/pedagogias – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987), Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) e Chalita (2005); (2) a constituição do conhecimento – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) acerca da profissão docente e a identidade profissional – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) e Gimeno Sácristan (1995). Após entrevista narrativa com os sujeitos significativos (docentes encantadores) oriundos do campus da Universidade Federal do Maranhão da cidade de São Bernardo-MA, a partir de uma concepção sensível e interesseira desse fazer docente, me debruçarei sob o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com vistas à compreensão sobre as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos docentes encantadores, tendo o apoio de autores como Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a e 2016), Passeggi (2006) e Bolívar, Domingo & Fernández (2001). Após imersão arqueológica e contemplação hermenêutica, foi possível constatar que a docência encantadora tem muitas dimensões, nesta tese tendo alçado seis (a importância do diálogo, o compromisso dos docents em seu labor, a sensibilidade no trato e relação com os discentes, o exemplo docente como inspiração, as estratégias no ensino e a formação continuada) delas, mas que não são exclusivas, mas atinentes ao olhar dos sujeitos significativos que dela fizeram parte, no movimento que se deu no agora de cada um, entrelaçado no fluxo das vivências. Ficou evidente que a docência encantadora vai se efetivando no movimento de ser docente, de ir sentindo o trabalho educativo, pelas relações que são estabelecidas com os pares, e que se efetiva ainda mais quando há reflexão sobre a prática e quando se conhece os sujeitos que dela fazem parte. A docência encantadora é uma combinação de muitas dimensões que torna todo profissional ainda mais preparado e desejoso de fazer mais pelo outro e não apenas para si. Neste movimento, este docente vai adiquirindo uma consciência com a qual vai avançando para a constituição da identidade profissional, o que favorece a sua prática para querer exercer cada vez mais uma docência encantadora.This research aims to identify the dimensions that are intertwined for the constitution of the professional identity of the Enchanting Teachers, focusing on the experiences lived by teachers at the university. Two understandings were fundamental in this study: the enchantment pertinent to teaching and the constitution of knowledge. The first is related to the daily practice of these teachers who, managing to attract, involve and stimulate students for their future professional practice, contribute to self-esteem, selfknowledge, the appreciation of affective expressions, the encouragement of creativity and the development of competences. in the learning subjects, in order to strengthen their identity as teachers, so that they understand their professional activity as a career. That to achieve the second, it will be necessary to develop an intentional look at what comes through the language expressed by individuals and/or groups, on the culture that is being woven, becoming a promoter of the historicity of the life-world, intertwined by layers of meaning. This knowledge that is built up, strengthens the professional identity of charming teachers and slips into the now, at the moment of each act, foreshadowing more intentional actions, continuously, remembering the past in order to improve the present and the future. The charming posture of a teacher requires various dimensions intertwined with professional identity, aspects that I identified with the significant subjects of this research. In this way, several scholars - like runners in a race - added with me, allowing many understandings, namely: (1) about the relationship experiences/enchantment/pedagogies – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987) , Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) and Chalita (2005); (2) the constitution of knowledge – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) about the teaching profession and professional identity – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008) ), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) and Gimeno Sácristan (1995). After a narrative interview with the significant subjects (charming professors) from the campus of the Federal University of Maranhão in the city of São Bernardo-MA, based on a sensitive and self-interested conception of this teaching practice, I will focus on the rigor of qualitative research with a phenomenological approach. , with a view to understanding the dimensions that intertwine for the constitution of the professional identity of charming teachers, with the support of authors such as Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a and 2016), Passeggi (2006) and Bolívar, Domingo & Fernández (2001). After archaeological immersion and hermeneutic contemplation, it was possible to verify that charming teaching has many dimensions, in this thesis having raised six of them, but which are not exclusive, but related to the look of the significant subjects who were part of it, in the movement that took place in the now. of each one, intertwined in the flow of experiences. It was evident that the charming teaching is effective in the movement of being a teacher, of feeling the educational work, by the relationships that are established with peers, and that is even more effective when there is reflection on the practice and when one knows the subjects who are part of it. The charming teaching is a combination of many dimensions that makes every professional even more prepared and desirous of doing more for the other and not just for you. In this movement, this teacher acquires an awareness with which he advances to the constitution of professional identity, which favors his practice to want to exercise more and more a charming teaching.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODocentes encantadoresIdentidade profissionalConstituição do conhecimentoSensibilidadePrática educativaConstituição da identidade profissional dos docentes encantadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstituicaoidentidadeprofissional_Utta_2022.pdfapplication/pdf1658979https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49887/1/Constituicaoidentidadeprofissional_Utta_2022.pdf1d3392698244240a20593ccda4de3a4eMD51123456789/498872022-11-24 21:13:50.318oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49887Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-11-25T00:13:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
title |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
spellingShingle |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores Utta, Bergson Pereira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Docentes encantadores Identidade profissional Constituição do conhecimento Sensibilidade Prática educativa |
title_short |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
title_full |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
title_fullStr |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
title_full_unstemmed |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
title_sort |
Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores |
author |
Utta, Bergson Pereira |
author_facet |
Utta, Bergson Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5749013976082281 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4034449429973970 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Andrade, Erika dos Reis Gusmão |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5296-8481 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Borowsky, Halana Garcez |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Groenwald, Claudia Lisete Oliveira |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Neves, Regina da Silva Pina |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Bonfim, Maria Núbia Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Utta, Bergson Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonzalez, Fredy Enrique |
contributor_str_mv |
Gonzalez, Fredy Enrique |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Docentes encantadores Identidade profissional Constituição do conhecimento Sensibilidade Prática educativa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes encantadores Identidade profissional Constituição do conhecimento Sensibilidade Prática educativa |
description |
Esta pesquisa visa identificar as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos Docentes Encantadores tomando como foco as experiências vivenciadas por docentes na universidade. Duas compreensões foram fundamentais neste estudo: o encantamento pertinente à docência e a constituição do conhecimento. A primeira relaciona-se com a prática diária desses docentes que, conseguindo atrair, envolver e estimular os discentes para seu futuro exercício profissional, contribuem para a autoestima, o autoconhecimento, a valorização de expressões afetivas, o incentivo a criatividade e ao desenvolvimento de competências nos sujeitos aprendentes, a fim de fortalecer sua identidade como docentes, para que entendam sua atividade profissional como uma carreira. Que para alcançar a segunda, será necessário desenvolver um olhar intencional quanto ao que chega por meio da linguagem expressa pelos indivíduos e/ou os grupos, sobre a cultura que vai sendo tecida, tornando-se promotora da historicidade do mundo-vida, entrelaçado por camadas de sentido. Este conhecimento que vai se constituindo, vai fortalecendo a identidade profissional dos docentes encantadores e resvalando no agora, no instante de cada ato, prenunciando ações mais intencionais, de forma contínua, recordando o passado a fim de melhorar o presente e o futuro. A postura encantadora de um docente, requer variadas dimensões entrelaçadas à identidade profissional, aspectos que identifiquei junto aos sujeitos significantes desta pesquisa. Nesse caminho, vários estudiosos - como corredores em uma corrida – somaram comigo, possibilitando muitos entendimentos, a saber: (1) sobre a relação experiências/encantamento/pedagogias – Morin (2003ab, 2017), Bondía (2002), Heidegger (1987), Assmann (2012), Gonçalves (2008), Simka (2020), Freire (2019ab), Rossini (2008) e Chalita (2005); (2) a constituição do conhecimento – Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011ab, 2016, 2019), Merleau-Ponty (2011), Bicudo & Afonso da Silva (2018), Ales Bello (2015), Dartigues (2005), Zilles (2007), Derrida (1994); (3) acerca da profissão docente e a identidade profissional – Freire (2019ab), Schön (1995), Nóvoa (1995), Pimenta (2018ab), Tardif (2019), Brzezinski (2002), Franco (2008), Mizukami (2008), Dubar (2005), Bolívar (2006), González (2008) e Gimeno Sácristan (1995). Após entrevista narrativa com os sujeitos significativos (docentes encantadores) oriundos do campus da Universidade Federal do Maranhão da cidade de São Bernardo-MA, a partir de uma concepção sensível e interesseira desse fazer docente, me debruçarei sob o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com vistas à compreensão sobre as dimensões que se entrelaçam para a constituição da identidade profissional dos docentes encantadores, tendo o apoio de autores como Husserl (2006) Bicudo (2010, 2011a e 2016), Passeggi (2006) e Bolívar, Domingo & Fernández (2001). Após imersão arqueológica e contemplação hermenêutica, foi possível constatar que a docência encantadora tem muitas dimensões, nesta tese tendo alçado seis (a importância do diálogo, o compromisso dos docents em seu labor, a sensibilidade no trato e relação com os discentes, o exemplo docente como inspiração, as estratégias no ensino e a formação continuada) delas, mas que não são exclusivas, mas atinentes ao olhar dos sujeitos significativos que dela fizeram parte, no movimento que se deu no agora de cada um, entrelaçado no fluxo das vivências. Ficou evidente que a docência encantadora vai se efetivando no movimento de ser docente, de ir sentindo o trabalho educativo, pelas relações que são estabelecidas com os pares, e que se efetiva ainda mais quando há reflexão sobre a prática e quando se conhece os sujeitos que dela fazem parte. A docência encantadora é uma combinação de muitas dimensões que torna todo profissional ainda mais preparado e desejoso de fazer mais pelo outro e não apenas para si. Neste movimento, este docente vai adiquirindo uma consciência com a qual vai avançando para a constituição da identidade profissional, o que favorece a sua prática para querer exercer cada vez mais uma docência encantadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-25T00:13:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-25T00:13:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
UTTA, Bergson Pereira. Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores. Orientador: Fredy Enrique González. 2022. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49887 |
identifier_str_mv |
UTTA, Bergson Pereira. Constituição da identidade profissional dos docentes encantadores. Orientador: Fredy Enrique González. 2022. 317f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49887/1/Constituicaoidentidadeprofissional_Utta_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d3392698244240a20593ccda4de3a4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832731392049152 |