Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255589
Resumo: Este trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade.
id UNSP_b1f30ede448e396df6ab3d83c1d5e175
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255589
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Leitura e criação de imagem: encantamento e identidadeReading and image creation: enchantment and identityFotografiaLeitura de imagemArte/educaçãoEncantamentoMemóriaIdentidadeCorpoEste trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade.This work addresses an experience based on my work as an artist, art teacher and researcher, and my productions using the language of photography. Here, I discuss some of my artistic processes and some poetics that participate in my history and played a fundamental role in the construction of my identity, autonomy and critical thinking. Next, I present a didactic sequence created for students in the 5th year of Elementary School, based on my experiences, starting from the reading of images and the development of creative procedures that can enrich the students' identity construction process, feeding the repertoire their imagery and enhancing their imagination, through a methodology of access to art, aesthetic nutrition, and the possibility of enchantment during meetings, thus valuing their creations. The learning situations mentioned here took place at the rural school E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, which is located in the southeast region of the municipality of Suzano, a city located in the Alto Tietê region, in São Paulo, and were carried out for the Institute of Arts at the Universidade Estadual Paulista in the Professional Master's Degree in Arts – PROF-ARTES. The research is qualitative in scope, based on authors from the fields of photography, art and art/education, also based on official documents. I hope to enable sensitive experiences in this place of education, developing meaningful, critical, liberating and autonomous learning, strengthening relationships between the student, educator, school, art and community.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Pio de Sousa [UNESP]Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]2024-05-13T14:17:34Z2024-05-13T14:17:34Z2024-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.https://hdl.handle.net/11449/2555891035099379719470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-14T06:43:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:09:57.173250Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
Reading and image creation: enchantment and identity
title Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
spellingShingle Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]
Fotografia
Leitura de imagem
Arte/educação
Encantamento
Memória
Identidade
Corpo
title_short Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
title_full Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
title_fullStr Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
title_full_unstemmed Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
title_sort Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade
author Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]
author_facet Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana, Pio de Sousa [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisca Joelma Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Leitura de imagem
Arte/educação
Encantamento
Memória
Identidade
Corpo
topic Fotografia
Leitura de imagem
Arte/educação
Encantamento
Memória
Identidade
Corpo
description Este trabalho aborda uma experiência vivida a partir do meu trabalho de artista, professora de arte e pesquisadora, e das minhas produções com a linguagem da fotografia. Discorro, aqui, sobre alguns dos meus processos artísticos e de algumas poéticas que participam da minha história e atuaram de maneira fundamental na construção da minha identidade, autonomia e pensamento crítico. Em seguida, apresento uma sequência didática criada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, baseada nas minhas vivências, partindo da leitura de imagens e do desenvolvimento de procedimentos criativos que podem enriquecer o processo de construção identitária dos(as) estudantes, alimentando o repertório imagético dos mesmos e potencializando a imaginação, por meio de uma metodologia de acesso à arte, da nutrição estética, e da possibilidade de encantamento durante os encontros, valorizando, assim, as suas criações. As situações de aprendizagem citadas aqui, passaram-se na escola rural E.M. Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida, que está situada na região sudeste do município de Suzano, cidade localizada na região do Alto Tietê, em São Paulo, e foram realizadas para o Instituto de Artes na Universidade Estadual Paulista no Mestrado Profissional em Artes – PROF-ARTES. A pesquisa é de âmbito qualitativa, embasada em autores do campo da fotografia, da arte e da arte/educação, fundamentando-se também em documentos oficiais. Anseio possibilitar experiências sensíveis neste lugar que é o da educação, desenvolvendo uma aprendizagem significativa, crítica, libertadora e autônoma, estreitando as relações entre educando, educadora, escola, arte e comunidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-13T14:17:34Z
2024-05-13T14:17:34Z
2024-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255589
1035099379719470
identifier_str_mv LIMA, Francisca Joelma Gonçalves. Leitura e criação de imagem: encantamento e identidade. Orientador: Pio de Sousa Santana. 2024. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, 2024.
1035099379719470
url https://hdl.handle.net/11449/255589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129398987030528