Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527 |
Resumo: | Aponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h. |
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Silva, Ellen Karolline Felinto daMelo, Magda Maria Pinheiro deSilva, Walter Pedro daRamos, Rubens Eugênio Barreto2021-05-01T09:01:03Z2021-09-29T14:28:17Z2021-05-01T09:01:03Z2021-09-29T14:28:17Z2021-04-222014085710SILVA, Ellen Karolline Felinto da. Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527Aponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h.The speed is pointed out as one of the main causes of traffic accidents, as it increases the chances of collision, and it significantly increases the probability of worsening its consequences. This has motivated to several studies on the reduction of speed limits as a measure of road safety. The present monography seeks to analyze, through an exploratory research, the possible impacts of the reduction of the speed limit on traffic capacity in a stretch of Av. Senador Salgado Filho, situated in Natal/RN. To this end, speed and flow data were analyzed at three points of crossing of the road, obtained by means of a “Flow Report per hour / direction”, issued by the Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), with measurements taken from 00:00 to 23:59 on April 11, 2019, producing tables and graphs that illustrate the current situation; the results suggest that, for low flow situations, when there is greater freedom of choice of speed, about 85% of drivers travel at speeds of up to 50 km / h, while at peak times, this value reduces for 40 km / h , reaching up to 30 km / hUniversidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLimites de VelocidadeSpeed LimitsFluxo de TráfegoTraffic FlowSegurança no TrânsitoTraffic SafetyHorário de PicoRush hourUm estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALEstudoExploratorioCapacidadede_Silva_2021.pdfMonografiaapplication/pdf1681691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/2/EstudoExploratorioCapacidadede_Silva_2021.pdf24a30da46ed6b48502f85017355faaa8MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTestudoexploratoriodacapacidadedetrafego_Silva_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain103334https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/4/estudoexploratoriodacapacidadedetrafego_Silva_2021.pdf.txta00018fe45aa6a02aa6e799c3a3ddb8cMD54123456789/405272021-10-18 18:04:02.994oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T21:04:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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