Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ellen Karolline Felinto da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527
Resumo: Aponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h.
id UFRN_8cce0c1b32ac4cb6dc083757f1db2c9d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/40527
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ellen Karolline Felinto daMelo, Magda Maria Pinheiro deSilva, Walter Pedro daRamos, Rubens Eugênio Barreto2021-05-01T09:01:03Z2021-09-29T14:28:17Z2021-05-01T09:01:03Z2021-09-29T14:28:17Z2021-04-222014085710SILVA, Ellen Karolline Felinto da. Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527Aponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h.The speed is pointed out as one of the main causes of traffic accidents, as it increases the chances of collision, and it significantly increases the probability of worsening its consequences. This has motivated to several studies on the reduction of speed limits as a measure of road safety. The present monography seeks to analyze, through an exploratory research, the possible impacts of the reduction of the speed limit on traffic capacity in a stretch of Av. Senador Salgado Filho, situated in Natal/RN. To this end, speed and flow data were analyzed at three points of crossing of the road, obtained by means of a “Flow Report per hour / direction”, issued by the Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), with measurements taken from 00:00 to 23:59 on April 11, 2019, producing tables and graphs that illustrate the current situation; the results suggest that, for low flow situations, when there is greater freedom of choice of speed, about 85% of drivers travel at speeds of up to 50 km / h, while at peak times, this value reduces for 40 km / h , reaching up to 30 km / hUniversidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLimites de VelocidadeSpeed LimitsFluxo de TráfegoTraffic FlowSegurança no TrânsitoTraffic SafetyHorário de PicoRush hourUm estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALEstudoExploratorioCapacidadede_Silva_2021.pdfMonografiaapplication/pdf1681691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/2/EstudoExploratorioCapacidadede_Silva_2021.pdf24a30da46ed6b48502f85017355faaa8MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTestudoexploratoriodacapacidadedetrafego_Silva_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain103334https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/4/estudoexploratoriodacapacidadedetrafego_Silva_2021.pdf.txta00018fe45aa6a02aa6e799c3a3ddb8cMD54123456789/405272021-10-18 18:04:02.994oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-18T21:04:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
title Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
spellingShingle Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
Silva, Ellen Karolline Felinto da
Limites de Velocidade
Speed Limits
Fluxo de Tráfego
Traffic Flow
Segurança no Trânsito
Traffic Safety
Horário de Pico
Rush hour
title_short Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
title_full Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
title_fullStr Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
title_full_unstemmed Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
title_sort Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN
author Silva, Ellen Karolline Felinto da
author_facet Silva, Ellen Karolline Felinto da
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Magda Maria Pinheiro de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Walter Pedro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ellen Karolline Felinto da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Limites de Velocidade
Speed Limits
Fluxo de Tráfego
Traffic Flow
Segurança no Trânsito
Traffic Safety
Horário de Pico
Rush hour
topic Limites de Velocidade
Speed Limits
Fluxo de Tráfego
Traffic Flow
Segurança no Trânsito
Traffic Safety
Horário de Pico
Rush hour
description Aponta-se a velocidade como uma das principais causas de acidentes no trânsito, por aumentar as chances de colisão, e eleva significativamente a probabilidade de agravamento de suas consequências. Isso tem levado a diversos estudos acerca da redução dos limites de velocidade como medida de segurança viária. No entando, reduzir a velocidade máxima não gera impactos apenas na segurança, mas no comportamento dos usuários na via como um todo. O presente trabalho busca analisar, de forma exploratória, os possíveis impactos da redução do limite de velocidade na capacidade de tráfego em um trecho da Av. Senador Salgado Filho, situada em Natal/RN. Para tal, analisou-se dados de velocidade e fluxo em três pontos de cruzamento da via, obtidos por meio de uma tabela “Relatório de Fluxo por hora/sentido”, emitida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com as medições realizadas das 00h00 às 23h59 do dia 11 de abril de 2019, produzindo tabelas e gráficos que ilustram a situação atual; os resultados sugerem que, para situações de fluxo baixo, quando há maior liberdade de escolha da velocidade, cerca de 85% dos condutores trafegam a velocidades de até 50 km/h, enquanto que nos horários de pico, esse valor reduz para 40 km/h, chegando até a 30 km/h.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-01T09:01:03Z
2021-09-29T14:28:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-01T09:01:03Z
2021-09-29T14:28:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014085710
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ellen Karolline Felinto da. Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527
identifier_str_mv 2014085710
SILVA, Ellen Karolline Felinto da. Um estudo exploratório de capacidade de tráfego e velocidade máxima permitida em trecho de avenida urbana em Natal/RN. 2021. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/2/EstudoExploratorioCapacidadede_Silva_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40527/4/estudoexploratoriodacapacidadedetrafego_Silva_2021.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
24a30da46ed6b48502f85017355faaa8
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
a00018fe45aa6a02aa6e799c3a3ddb8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832913279090688