Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Ilma de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24034
Resumo: A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva inclusiva de 2008, pode ser considerada um marco histórico no cenário educacional brasileiro, especialmente na constituição de sistemas educacionais inclusivos. Dentre as ações normativas da referida política, o Decreto 7.611/11 dispõe sobre o atendimento educacional especializado como um serviço da Educação Especial, o qual visa apoiar os estudantes que formam o público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Deve ser ofertado, preferencialmente, nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas, no turno inverso ao da classe comum. A disseminação de salas de recursos multifuncionais nas escolas do país evidencia a necessidade de diálogos com os profissionais que ocupam os espaços-tempos do AEE. Diante desse cenário, considera-se relevante o desenvolvimento de estudos locais que busquem conhecer as concepções dos profissionais que realizam o AEE nas escolas. Nessa compreensão, o presente estudo teve como objetivo analisar o Atendimento Educacional Especializado realizado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, na concepção dos professores de AEE, considerando os aspectos que envolvem a legislação e a atuação pedagógica. Para tanto, utilizou-se como referência a abordagem metodológica quali-quantitativa. Devido à natureza da pesquisa, recorreu-se a um Survey, por meio de um questionário semiaberto, para a construção dos dados. Participa da pesquisa uma amostra composta por 123 professores que atuavam nas SRMs das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. A recolha dos dados aconteceu nos encontros formativos organizados pela Subcoordenadoria de Educação Especial, com a colaboração dos Técnicos da Educação Especial de cada DIREC. As variáveis quantitativas foram analisadas via estatística descritiva, com distribuição de frequências simples (absoluta) e relativa (percentual) e média com Coeficiente de Variação. Os dados foram analisados utilizando-se o programa SPSS 22.0. As categorias referentes às questões abertas foram criadas com base na Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os professores do AEE sentem necessidade de formações que possam subsidiá-los no desenvolvimento do seu fazer pedagógico na SRM e na escola; além de distanciamento entre os afazeres pedagógicos dos professores da Educação Especial com os da sala de aula regular. O estudo conclui que o AEE tem promovido a inclusão dos estudantes da Educação Especial, porém, estes ainda não são vistos como aprendizes pela comunidade escolar.
id UFRN_8d5c1d51d1517e5abaa26d8b60ebd905
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24034
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Maria Ilma de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0351736925269307Mendes, Debora Lúcia Lima Leitehttp://lattes.cnpq.br/1638394670120057Guerra, Eliana Costahttp://lattes.cnpq.br/4235304768982007Martins, Lucia de Araújo Ramoshttp://lattes.cnpq.br/4028503466396532Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva2017-10-10T23:45:53Z2017-10-10T23:45:53Z2017-02-21ARAÚJO, Maria Ilma de Oliveira. Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24034A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva inclusiva de 2008, pode ser considerada um marco histórico no cenário educacional brasileiro, especialmente na constituição de sistemas educacionais inclusivos. Dentre as ações normativas da referida política, o Decreto 7.611/11 dispõe sobre o atendimento educacional especializado como um serviço da Educação Especial, o qual visa apoiar os estudantes que formam o público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Deve ser ofertado, preferencialmente, nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas, no turno inverso ao da classe comum. A disseminação de salas de recursos multifuncionais nas escolas do país evidencia a necessidade de diálogos com os profissionais que ocupam os espaços-tempos do AEE. Diante desse cenário, considera-se relevante o desenvolvimento de estudos locais que busquem conhecer as concepções dos profissionais que realizam o AEE nas escolas. Nessa compreensão, o presente estudo teve como objetivo analisar o Atendimento Educacional Especializado realizado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, na concepção dos professores de AEE, considerando os aspectos que envolvem a legislação e a atuação pedagógica. Para tanto, utilizou-se como referência a abordagem metodológica quali-quantitativa. Devido à natureza da pesquisa, recorreu-se a um Survey, por meio de um questionário semiaberto, para a construção dos dados. Participa da pesquisa uma amostra composta por 123 professores que atuavam nas SRMs das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. A recolha dos dados aconteceu nos encontros formativos organizados pela Subcoordenadoria de Educação Especial, com a colaboração dos Técnicos da Educação Especial de cada DIREC. As variáveis quantitativas foram analisadas via estatística descritiva, com distribuição de frequências simples (absoluta) e relativa (percentual) e média com Coeficiente de Variação. Os dados foram analisados utilizando-se o programa SPSS 22.0. As categorias referentes às questões abertas foram criadas com base na Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os professores do AEE sentem necessidade de formações que possam subsidiá-los no desenvolvimento do seu fazer pedagógico na SRM e na escola; além de distanciamento entre os afazeres pedagógicos dos professores da Educação Especial com os da sala de aula regular. O estudo conclui que o AEE tem promovido a inclusão dos estudantes da Educação Especial, porém, estes ainda não são vistos como aprendizes pela comunidade escolar.The 2008 inclusive perspective of the National Special Educational Policy in Brazil can be considered a historical landmark in the country´s educational scenario regarding inclusive educational systems. Among the policy´s normative actions, the decree number 7.611/11 relates to specialized educational service as a Special Education It aims to support the target public education students in regular education. It also issues that this type of education must be preferably offered in Multifunctional Resource Rooms (MRR) or Specialized Educational Assistance Centers (SEAC) of the public network, communitarian institutions either denominational and philanthropic. It also indicated that it must be offered in the inverse class shifts. The propagation of multifunctional resource rooms throughout schools in the country evidences the need for a better dialogue with the professionals who are responsible for special education assistance. Thus, considering this scenario, the development of local studies that seek to acknowledge the conceptions of these professionals is necessary. Regarding these issues, the present study aimed to analyze the Specialized Educational Attendance carried out in the state schools of Rio Grande do Norte in Brazil according to the conception of Special Education. The study considered a whole range of aspects that involve the legislation and pedagogical actions. The work used the qualitative-quantitative methodological approach as reference. Due to the nature of the research and for data collection purposes, a Survey was performed with the aid of a semi-open questionnaire. A sample that consisted of 123 teachers who worked in the multifunctional resource rooms of the state schools of Rio Grande do Norte was gathered. Data collection took place through formative meetings organized by the Special Education Subcommittee, with the collaboration of Special Education Technicians from each Regional Educational Directories. The quantitative variables were analyzed through descriptive statistics with simple (absolute) and relative (percentage) and average frequencies distribution with coefficient of variation. Data was analyzed by means of SPSS 22.0 software. As for the open ended questions Content Analysis was performed. Results point out that special education teachers feel the need for training that is able to support them in the development of their pedagogical work currently carried out in the Multifunctional Resource Rooms and in school in general. It was also seen that there is a distance between the pedagogical tasks of Special Education teachers and those of regular classrooms. The study concludes that Special Educational attendance has promoted the inclusion of the targeted public education students. However, students are not yet seen as learners by the school community.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação especialAtendimento educacional especializadoProfessoresAtendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdfMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf3615434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/1/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf6e724653c7f92440a38791a6e098884dMD51TEXTMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.txtMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain274834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/4/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.txtfa130b1a22b38557274fc00f7836826fMD54THUMBNAILMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.jpgMariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3121https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/5/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.jpg18e1ceb9b0d633686dd555f5252271dbMD55123456789/240342022-03-29 19:28:38.982oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-29T22:28:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
title Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
spellingShingle Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
Araújo, Maria Ilma de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores
title_short Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
title_full Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
title_fullStr Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
title_sort Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores
author Araújo, Maria Ilma de Oliveira
author_facet Araújo, Maria Ilma de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes, Debora Lúcia Lima Leite
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1638394670120057
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guerra, Eliana Costa
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4235304768982007
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Martins, Lucia de Araújo Ramos
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4028503466396532
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9809524455006197
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria Ilma de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
contributor_str_mv Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores
description A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva inclusiva de 2008, pode ser considerada um marco histórico no cenário educacional brasileiro, especialmente na constituição de sistemas educacionais inclusivos. Dentre as ações normativas da referida política, o Decreto 7.611/11 dispõe sobre o atendimento educacional especializado como um serviço da Educação Especial, o qual visa apoiar os estudantes que formam o público-alvo da Educação Especial no ensino regular. Deve ser ofertado, preferencialmente, nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) ou nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas, no turno inverso ao da classe comum. A disseminação de salas de recursos multifuncionais nas escolas do país evidencia a necessidade de diálogos com os profissionais que ocupam os espaços-tempos do AEE. Diante desse cenário, considera-se relevante o desenvolvimento de estudos locais que busquem conhecer as concepções dos profissionais que realizam o AEE nas escolas. Nessa compreensão, o presente estudo teve como objetivo analisar o Atendimento Educacional Especializado realizado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte, na concepção dos professores de AEE, considerando os aspectos que envolvem a legislação e a atuação pedagógica. Para tanto, utilizou-se como referência a abordagem metodológica quali-quantitativa. Devido à natureza da pesquisa, recorreu-se a um Survey, por meio de um questionário semiaberto, para a construção dos dados. Participa da pesquisa uma amostra composta por 123 professores que atuavam nas SRMs das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. A recolha dos dados aconteceu nos encontros formativos organizados pela Subcoordenadoria de Educação Especial, com a colaboração dos Técnicos da Educação Especial de cada DIREC. As variáveis quantitativas foram analisadas via estatística descritiva, com distribuição de frequências simples (absoluta) e relativa (percentual) e média com Coeficiente de Variação. Os dados foram analisados utilizando-se o programa SPSS 22.0. As categorias referentes às questões abertas foram criadas com base na Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os professores do AEE sentem necessidade de formações que possam subsidiá-los no desenvolvimento do seu fazer pedagógico na SRM e na escola; além de distanciamento entre os afazeres pedagógicos dos professores da Educação Especial com os da sala de aula regular. O estudo conclui que o AEE tem promovido a inclusão dos estudantes da Educação Especial, porém, estes ainda não são vistos como aprendizes pela comunidade escolar.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-10T23:45:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-10T23:45:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Maria Ilma de Oliveira. Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24034
identifier_str_mv ARAÚJO, Maria Ilma de Oliveira. Atendimento educacional especializado nas escolas estaduais do Rio Grande do Norte: a perspectiva dos professores. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/1/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/4/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24034/5/MariaIlmaDeOliveiraAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e724653c7f92440a38791a6e098884d
fa130b1a22b38557274fc00f7836826f
18e1ceb9b0d633686dd555f5252271db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832766325358592