Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20422
Resumo: O cinema influencia diretamente a vida dos sujeitos por aquilo que o visível e o invisível de suas imagens móveis evidenciam na sua apreciação estética. As relações entre o corpo, a percepção e o movimento na cinematografia apontam para novos horizontes de significações para que possamos ampliar o nosso olhar para a compreensão sobre a corporeidade e a cultura de movimento, o que nos permite criar ainda outros vínculos para ampliarmos o conhecimento sensível do corpo e do movimento para a área da Educação Física. Para tanto, partimos do ensejo de identificar e descrever as expressões do corpo e do movimento possibilitadas pela percepção cinestésica que temos das imagens fílmicas, relacionando-as com a compreensão de cultura de movimento, bem como apontar horizontes para o conhecimento estético da educação física, relacionando o corpo, a percepção e a expressividade. O método de pesquisa utilizado parte do pensamento fenomenológico do filósofo francês Merleau-ponty, fundamentando-nos em três aspectos que se encontram interligados: a experiência vivida, a intencionalidade da consciência e a redução fenomenológica; como técnica de pesquisa será utilizado nesse estudo a variação imaginativa, reconhecendo que os processos corporais e mentais se fazem presentes na imaginação. Assim, realizamos uma apreciação estética de algumas obras do cineasta Carlos Saura (Bodas de sangue, Ibéria, Tango, Fados), por meio de uma Ficha de filmes, em que descrevemos alguns aspectos técnicos do cinema, relacionando-­os com a relação entre o corpo e a cultura de movimento; reconhecemos nos filmes em questão aspectos deveras significativos para que possamos pensar sobre o conhecimento sensível da Educação Física em face da experiência corpórea, das fisionomias, das atitudes do corpo presentes no tempo e espaço, cujas imagens em movimento ampliam a nossa forma de ver e de perceber o corpo em movimento para além da vida comum. Nessa perspectiva, os diversos temas da vida e dos próprios discursos da Educação Física encontram no próprio refletir a extensão do nosso olhar dada pela conivência do real com o imaginário, possibilitando outros modos de ver e pensar sobre os diversos temas da corporeidade e da motricidade humana, por meio da experiência perceptiva que, no cinema, desperta a dimensão poética do corpo para fazer deste uma obra de arte.
id UFRN_8d685b9b930bb062770a64253ee434a5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20422
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Raphael Ramos de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/9543626240737006http://lattes.cnpq.br/6743881635494941Costa, Elaine Melo de Britohttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Melo, José Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/9283008377235258Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Nóbrega, Terezinha Petrúcia da2016-05-09T23:09:38Z2016-05-09T23:09:38Z2015-07-24LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema. 2015. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20422O cinema influencia diretamente a vida dos sujeitos por aquilo que o visível e o invisível de suas imagens móveis evidenciam na sua apreciação estética. As relações entre o corpo, a percepção e o movimento na cinematografia apontam para novos horizontes de significações para que possamos ampliar o nosso olhar para a compreensão sobre a corporeidade e a cultura de movimento, o que nos permite criar ainda outros vínculos para ampliarmos o conhecimento sensível do corpo e do movimento para a área da Educação Física. Para tanto, partimos do ensejo de identificar e descrever as expressões do corpo e do movimento possibilitadas pela percepção cinestésica que temos das imagens fílmicas, relacionando-as com a compreensão de cultura de movimento, bem como apontar horizontes para o conhecimento estético da educação física, relacionando o corpo, a percepção e a expressividade. O método de pesquisa utilizado parte do pensamento fenomenológico do filósofo francês Merleau-ponty, fundamentando-nos em três aspectos que se encontram interligados: a experiência vivida, a intencionalidade da consciência e a redução fenomenológica; como técnica de pesquisa será utilizado nesse estudo a variação imaginativa, reconhecendo que os processos corporais e mentais se fazem presentes na imaginação. Assim, realizamos uma apreciação estética de algumas obras do cineasta Carlos Saura (Bodas de sangue, Ibéria, Tango, Fados), por meio de uma Ficha de filmes, em que descrevemos alguns aspectos técnicos do cinema, relacionando-­os com a relação entre o corpo e a cultura de movimento; reconhecemos nos filmes em questão aspectos deveras significativos para que possamos pensar sobre o conhecimento sensível da Educação Física em face da experiência corpórea, das fisionomias, das atitudes do corpo presentes no tempo e espaço, cujas imagens em movimento ampliam a nossa forma de ver e de perceber o corpo em movimento para além da vida comum. Nessa perspectiva, os diversos temas da vida e dos próprios discursos da Educação Física encontram no próprio refletir a extensão do nosso olhar dada pela conivência do real com o imaginário, possibilitando outros modos de ver e pensar sobre os diversos temas da corporeidade e da motricidade humana, por meio da experiência perceptiva que, no cinema, desperta a dimensão poética do corpo para fazer deste uma obra de arte.The film directly influences the lives of individuals by what the visible and the invisible of its moving images show in their aesthetic appreciation. The relationship between body, perception and movement in cinematography point new horizons of meaning for us to broaden our gaze on understanding the physicality and movement culture, which allows us to create other ties to enlarge the sensitive knowledge of the body and movement to the área of Physical Education. The starting point was the opportunity to identify and describe the expressions of body and movement enabled by kinesthetic perception we have of filmic images, relating them to the understanding of movement culture, as well as pointing horizons for aesthetic knowledge of physical education, given the close relationship between body, perception and expression. The research method of the phenomenological thinking of the French philosopher Merleau-Ponty, basing on three aspects which are interlinked: the lived experience, intentionality of consciousness and the phenomenological reduction. As a research technique used in this study imaginative variation as phenomenological strategy, recognizing that bodily and mental processes are presente in the imaginative act. Thus, we conducted an aesthetic appreciation of some Works of filmmaker Carlos Saura (Marriage of blood, Iberia,Tango, Fados), through a sheet of films I describe some technical aspects of cinema, relating them to the understanding of body and motion culture. We recognize the films in question truly significant aspects so we can think about the sensitive knowledge of physical education in the face of bodily experience, the scheme body, the faces, the atitudes of the body present in time and space, whose moving images extend the way we view and see the body moving beyond the ordinary life. In this, the various themes of life and own speeches of Physical Education is the cinematic experience an extension of our vision given by real connivance with the imaginary, enabling other ways of seeing and thinking on the subject of corporeality and human movement, by through the perceptual experience that in the cinema, awakens the poetic dimension of the body to make this a work of art.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoPercepçãoCultura de movimentoFenomenologiaCinemaCorpo, percepção e cultura de movimento no cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdfRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdfapplication/pdf2784176https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/1/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf305a192655e1ee9ff3ed65b3d2adb35dMD51TEXTRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.txtRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain380670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/6/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.txte8ee0bb188ed49711adf2f9e736fd548MD56THUMBNAILRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.jpgRaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/7/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.jpgc8c926c574d7120987c0e4cc7415ea59MD57123456789/204222017-11-02 11:59:39.577oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20422Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:59:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
title Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
spellingShingle Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Percepção
Cultura de movimento
Fenomenologia
Cinema
title_short Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
title_full Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
title_fullStr Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
title_full_unstemmed Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
title_sort Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema
author Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
author_facet Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9543626240737006
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6743881635494941
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Elaine Melo de Brito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585812032940319
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Melo, José Pereira de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9283008377235258
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Raphael Ramos de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrúcia da
contributor_str_mv Nóbrega, Terezinha Petrúcia da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Percepção
Cultura de movimento
Fenomenologia
Cinema
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Percepção
Cultura de movimento
Fenomenologia
Cinema
description O cinema influencia diretamente a vida dos sujeitos por aquilo que o visível e o invisível de suas imagens móveis evidenciam na sua apreciação estética. As relações entre o corpo, a percepção e o movimento na cinematografia apontam para novos horizontes de significações para que possamos ampliar o nosso olhar para a compreensão sobre a corporeidade e a cultura de movimento, o que nos permite criar ainda outros vínculos para ampliarmos o conhecimento sensível do corpo e do movimento para a área da Educação Física. Para tanto, partimos do ensejo de identificar e descrever as expressões do corpo e do movimento possibilitadas pela percepção cinestésica que temos das imagens fílmicas, relacionando-as com a compreensão de cultura de movimento, bem como apontar horizontes para o conhecimento estético da educação física, relacionando o corpo, a percepção e a expressividade. O método de pesquisa utilizado parte do pensamento fenomenológico do filósofo francês Merleau-ponty, fundamentando-nos em três aspectos que se encontram interligados: a experiência vivida, a intencionalidade da consciência e a redução fenomenológica; como técnica de pesquisa será utilizado nesse estudo a variação imaginativa, reconhecendo que os processos corporais e mentais se fazem presentes na imaginação. Assim, realizamos uma apreciação estética de algumas obras do cineasta Carlos Saura (Bodas de sangue, Ibéria, Tango, Fados), por meio de uma Ficha de filmes, em que descrevemos alguns aspectos técnicos do cinema, relacionando-­os com a relação entre o corpo e a cultura de movimento; reconhecemos nos filmes em questão aspectos deveras significativos para que possamos pensar sobre o conhecimento sensível da Educação Física em face da experiência corpórea, das fisionomias, das atitudes do corpo presentes no tempo e espaço, cujas imagens em movimento ampliam a nossa forma de ver e de perceber o corpo em movimento para além da vida comum. Nessa perspectiva, os diversos temas da vida e dos próprios discursos da Educação Física encontram no próprio refletir a extensão do nosso olhar dada pela conivência do real com o imaginário, possibilitando outros modos de ver e pensar sobre os diversos temas da corporeidade e da motricidade humana, por meio da experiência perceptiva que, no cinema, desperta a dimensão poética do corpo para fazer deste uma obra de arte.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-09T23:09:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-09T23:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema. 2015. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20422
identifier_str_mv LOPES, Raphael Ramos de Oliveira. Corpo, percepção e cultura de movimento no cinema. 2015. 221f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/1/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/6/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20422/7/RaphaelRamosDeOliveiraLopes_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 305a192655e1ee9ff3ed65b3d2adb35d
e8ee0bb188ed49711adf2f9e736fd548
c8c926c574d7120987c0e4cc7415ea59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117836382928896